Enfermeiros e técnicos paralisam atividades no dia 30 de junho no Piauí

Enfermeiros e técnicos em enfermagem vão paralisar suas atividades por 24 horas no próximo dia 30 de junho em todo o Piauí. O ato vai contar com a participação de profissionais que atuam nas redes pública e privada e tem entre os objetivos chamar atenção para a necessidade de aprovação do PL 2564/2020 que trata sobre o piso salarial e a regulamentação da jornada de trabalho da categoria. 

A paralisação não vai atingir os atendimentos de casos covid-19 e de urgência e emergência. Durante o ato, devem ficar parados todos os atendimentos da atenção básica. Os profissionais também devem paralisar as atividades nos drive thrus de vacinação durante uma hora, para chamar atenção da sociedade para as demandas. 

“O  serviço de vacinação nos drives thru vai ter uma hora de paralisação para que os profissionais possam chamar atenção para a situação que eles se encontram”, explicou o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Piauí (Senatepi), Erick Riccely.  

De acordo com o sindicato, o Piauí tem cerca de 40 mil profissionais de enfermagem, entre enfermeiros e técnicos, que também  vão cobrar durante a paralisação melhores condições de trabalho. 

No último mês de maio, a categoria também realizou uma mobilização em todo o Estado para chamar atenção das pautas defendidas. Na ocasião, uma carreata foi realizada pelas principais ruas e avenidas do centro de Teresina, além de atos em hospitais do interior. (Natanael Souza)

Cantor de forró de 24 anos morre no litoral do Piauí

O cantor e sanfoneiro Fábio Júnior, também conhecido como Fábio do Acordeon, que tinha 24 anos, morreu na madrugada deste sábado (19/06) após sentir-se mal por volta das 3h.

Ele estava na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí, onde foi chamada para um evento particular. Não há muitas informações sobre o que poderia ter causado esse mal súbito.

Nas redes sociais, fãs e admiradores do artista se manifestaram lamentando a morte. O OitoMeia entro em contato com pessoas próximas a Fábio para ter informações sobre velório e enterro, mas até o fechamento desta matéria, ainda não havia nada confirmado.

Wellington Dias abre crédito para comprar unidades móveis de saúde

O governador Wellington Dias (PT) abriu crédito suplementar de R$ 1,7 milhão em favor da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), para aquisição de veículos e unidades móveis de saúde.

Governador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

O crédito foi autorizado por meio do decreto nº 19.778/2021, assinado pelo chefe do executivo estadual no dia 18 de junho e publicado no Diário Oficial do Piauí.

De acordo com o decreto estadual, o crédito suplementar tem o valor exato de R$ 1.785.000,00 (um milhão e setecentos e oitenta e cinco mil reais).

Os recursos necessários para a execução do crédito decorrerão do superávit financeiro apurado no Balanço Patrimonial do Estado do ano de 2020, e as alterações promovidas no Orçamento Geral do Estado serão incorporadas no Plano Plurianual 2020-2023.(Thaís Guimarães)

Depoimentos intermináveis e humilhações na CPI são comparados a ‘tortura’

“A solução para a pandemia é a vacinação”, afirma ministro da Saúde na CPIJuristas afirmam que interrogatórios demasiado longos visam, “por intermédio da tortura”, enfraquecer e desestabilizar a pessoa

O tratamento agressivo, debochado e humilhante a depoentes da CPI da Pandemia, além da demora excessiva dos interrogatórios, com as quase dez horas impostas ao ministro Marcelo Queiroga (Saúde), são temas que sempre mereceram condenação enfática de juristas.

Eles citam, por exemplo, a luz da Lei de Abuso de Autoridade, aprovada no Congresso em 2019, leis que protegem direitos humanos e convenções internacionais que classificam os tratamentos abusivos como “tortura”. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Guilherme Souza Nucci já pontuou que interrogatório demasiado longo visa, “por intermédio da tortura”, enfraquecer e desestabilizar a pessoa.

O jurista Luís Guilherme Vieira refletiu, em artigo para o Conjur, em 2009, sobre dignidade humana e a demora abusiva dos depoimentos em CPIs.

Vieira citou Betch Cleinman na crítica à CPI-espetáculo pelos índices de audiência: “Varre-se a Lei Maior, queimam-se os princípios civilizatórios”.

Há 21 anos, o ministro Celso de Mello, em decisão sobre depoimento em CPI, citou a Constituição, que proíbe “tortura” e “tratamento degradante”.

Núcleo de Energias Renováveis da Uespi capacita mão de obra para PPP

PPP Piauí vai apoiar a implantação com concessionárias de energia solar e salas de videoconferência

A Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI) apoia o Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis do Piauí (Nufperpi), ligado à Universidade Federal do Piauí (Uespi). A PPP Piauí vai oferecer salas virtuais, através do Piauí Conectado, para capacitação de mão de obra qualificada para o trabalho com placas de energia solar, além de oferecer a logística a partir do apoio de concessionárias de energia solar que vão atuar no Estado.

O Nufperpi  é um espaço de formação e pesquisas voltado ao desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico em energias renováveis. A missão do projeto é contribuir com a capacitação profissional, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da sociedade mediante a geração e aplicação do conhecimento científico e tecnológico em energias renováveis.

Este é um contexto favorável para o Piauí, que vai implantar oito usinas de energia solar no Estado através de parcerias público-privadas. O Nufperpi será estruturado com laboratórios práticos que também envolvem estudos em telecomunicações, práticas em redes e fibra óptica, por exemplo, ampliando a capacidade de capacitação técnica do espaço.

Serão utilizadas salas multiuso para a capacitação profissional levando em conta a valorização do meio ambiente e a capacitação de alunos e servidores do Estado. Para isso haverá numa plataforma de estudo remoto, através da telessupervisão e telemedidas dos dados de usinas solares, parques eólicos e empreendimentos de mini ou microgeração. Essas informações serão disponibilizadas a partir de uma estrutura compacta de baixo custo. 

O projeto será viabilizado com apoio de termos de cooperação, em parceria com instituições nacionais que qualificam trabalhadores para este segmento. O material produzido no Nufperpi também será socializado com escolas e instituições de ensino, como forma de democratizar os conhecimentos.

As concessionárias de energia solar envolvidas neste projeto são: Consórcio Energia Sustentável, GM Energia SPE Ltda., Bregerpar Concessionária Usinas Solar I e II SPE Ltda.

Crédito da foto: PixaBay via Pexels.

Hospital Dirceu (Casa da Gestante) promove campanha de doação de sangue

A diretora administrativa do Hospital Dirceu Arcoverde (Heda), enfermeira Janaílda Furtado (foto), disse estar bastante satisfeita com a adesão à campanha de doação de sangue realizada esta semana pelo Heda, através da Casa da Gestante, dentro das atividades do “Junho Vermelho”.

De acordo com postagem feita no Instagram, constaram da campanha diversas ações educativas visando sensibilizar a população para a importância da doação de sangue. “Com apenas uma doação, é possível salvar até quatro vidas”- lembra Janaílda.

Rotary Club de Parnaíba doa Capacetes Elmo para o Hospital Dirceu Arcoverde

Representantes dos 3 Clubes de Rotary de Parnaíba estiveram no início da tarde desta sexta-feira (18), no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA) para fazerem a entrega de alguns Capacetes Elmo, uma tecnologia desenvolvida no Ceará que muito tem ajudado a salvar vidas de pacientes acometidas pela Covid-19. Os rotarianos foram recebidos pela Diretora Geral do Hospital, Marisa Corrêa, Diretor Clínico, médico Carlos Teixeira e Diretora Administrativa, Janaílda Furtado, além do coordenador de fisioterapia do hospital, Tiago Judá.

Diretora do Heda- Marisa e Dr. João Rocha, representante do governador do Distrito 4.490, Renê Cruz, assinaram ato de doação.

O advogado João Medeiros Rocha explicou o trabalho que o Rotary Internacional tem desenvolvido desde o início da pandemia, com algumas ações assistenciais, como distribuição cestas básicas para pessoas em situação de rua, dentre outras. “Somos do Distrito 4.490 que representa os estados do Piaui Ceará e Maranhão. E a ideia do Elmo foi do Rotary Fortaleza Alagadiço, que fez um projeto, aprovado pelo Rotay internaccional  e o distrito 4.490 resolveu distribuir a todos os rotarys, do distrito. Foi adquirida uma certa quantidade de Capacetes que já foram distribuídas, inclusive em Teresina. Para Parnaiba ficaram 5, cuja entrega estamos formalizando,  para abririmos uma oportunidade, a quem estiver acometido desta doença, para que tenha uma recuperação mais célere”, explicou João Rocha.

Coube ao fisioterapeuta Tiago Judá fazer breve exposição técnica de como funciona o equipamento que, segundo ele, “é de uma enorme utilidade. A gente tem resultados excelentes com ele. Vamos deixar alguns na UTI aqui do HEDA, mas eles vão ter mesmo grande utilidade é no Hospital Nossa Senhora de Fátima, onde os pacientes vivem as maiores dificuldades e vão poder se beneficiar mais, principalmente os que forem exturbados”, destacou.

A diretora geral do Heda, Marisa Corrêa agradeceu a iniciativa, “que vai fazera diferença. Esperamos contar com vocês do Rotary em outras oportunidade. Vocês possibilitam nosso acesso a novas tecnologias, ajudando a salvar vidas”, frisou. A diretora administrativa, Janaílda Furtado, destacou as dificuldades que a equipe de profissionais enfrenta “mas vamos conseguindo vencer, porque abraçamos nossa luta como uma missão. E ações como esta do Ratary vem fortalecer e nos ajudar bastante”.

O diretor clínico, Carlos Teixeira, destacou que o Hospital Dirceu, com seus dois Anexos – Promédica e HNSF, hoje dão assistência à população de toda a planície litorânea, em torno de 700 mil habitantes. “Esses aparelhos vão ajudar muito. Hoje contamos com 33 UTs e mais de 80 leitos clinicos. Em número de leitos, só perdemos para o HGV em Teresina”, pontuou o Dr. Carlos, destacando ainda que a equipe médica já trabalha com a possibilidade de uma terceira onda, que poderá atingir em maior escala crianças e adolescentes ainda não vacinadas.

O QUE É O ELMO?

O Elmo é um capacete de respiração assistida genuinamente cearense, não-invasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes. Criado em abril de 2020 em uma força-tarefa que envolve uma parceria público-privada, o equipamento inovador surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por Covid-19.

 

PHB sem mortes por Covid:1010 casos confirmados e 12 mortes nas últimas 24 horas

No Estado do Piauí foram registrados 1010 casos confirmados e 12 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Hoje, também foram confirmados mais oito óbitos acumulados de períodos anteriores e que estavam em investigação epidemiológica, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta sexta-feira (18).
Dos 1010 confirmados da doença 560 são mulheres e 450 são homens, com idades  entre um e 104 anos. 
Cinco homens e sete mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram naturais de Canto do Buriti (67 anos), Floriano (58 e 82 anos), Piracuruca (47 anos), São João do Piauí (71 anos) e Teresina (40 e 45 anos). 
Já os homens eram de Agricolândia (58 anos), Piracuruca (38 anos), São Raimundo Nonato (74 anos) e Teresina (35 e 56 anos).
Dos óbitos acumulados eles eram das cidades de Castelo do Piauí (81 anos) e Teresina (54, 61 e 65 anos). As do sexo feminino eram de Teresina (56, 62, 75 e 81 anos). 
Os casos confirmados no estado somam 289.426 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 6.350 e foram registrados em 222 municípios.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há  738 ocupados, sendo 433 leitos clínicos, 288 UTIs e 17 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 18.797 até o dia 17 de junho de 2021.
A Sesapi estima que 282.338 pessoas  já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Mandante pagou R$ 200 mil pelo assassinato de empresário em Parnaíba, diz Polícia Civil do Piauí

Câmeras de segurança de uma residência próximo ao crime registraram a fuga dos suspeitos — Foto: Divulgação/Polícia Milita

Por Andrê Nascimento, Tiago Mendes, G1 PI

A Polícia Civil concluiu nesta sexta-feira (18) a investigação sobre o assassinato do empresário Janes Cavalcante Castro, ocorrido em 2020 na cidade de Parnaíba, Litoral do Piauí. Três pessoas estão foragidas, entre elas o homem identificado como Mário Roberto Bezerra, suspeito de ser o mandante do crime. Segundo o delegado Rodrigo Luna, responsável pelo caso, o suspeito teria pago R$ 200 mil pelo assassinato do empresário.

Além de Mário, estão foragidos José Hiago Ferreira da Silva, suspeito de ter sido o piloto da motocicleta usada no homicídio, e Evandro Tenório Britto, suspeito de ser o líder de uma organização que agencia assassinatos.

Nessa quinta-feira (17), os policiais fizeram buscas em três endereços ligados à Mario Roberto Bezerra. Em um deles foi encontrado um comprovante de depósito no nome de José Robervan Araújo, homem apontado como sendo o contato entre o mandante e os assassinos, além de ter participado ativamente da morte de Janes.

“O comprovante de depósito que conseguimos arrecadar na casa do Nino, foi feito antes do crime, no valor de R$ 8 mil. Não é o valor total, só para que os criminosos pudessem se locomover, se hospedar, se alimentar. E comprova a participação deles e a ligação entre eles”, disse o delegado.

Ainda de acordo com o delegado, a morte de Janes Castro teria sido encomendada porque ele teria dívidas com os envolvidos no crime. A investigação descobriu ainda que o valor de R$ 200 mil foi pago por Mario Roberto para Evandro Tenório, como pagamento pela execução do empresário.

O inquérito foi concluído e será remetido à Justiça, mas uma nova investigação pode ser reaberta caso os policiais ou o Ministério Público considere necessário.(G1/PI)

Equatorial volta a aterrorizar com ameaças de corte na pandemia

A Equatorial, concessionária de energia elétrica no Piauí, voltou a aterrorizar as famílias do estado, expedindo avisos contendo ameaças de corte em menos de 15 dias após o recebimento.

Este portal recebeu denúncia de uma família com uma conta vencida no dia 7 de junho referente ao mês de maio que recebeu na última quarta-feira (16), apenas nove dias depois do vencimento um aviso em que a empresa ameaça: “em caso de não pagamento no prazo de 15 dias a partir da entrega deste aviso, é aplicável o previsto na resolução ANEEL 414/2010, ART.173,l,B”.

As ameaças surgem em meio a uma das crises sanitárias e financeiras mais graves que atingem as famílias carentes, sobretudo no Piauí.

O comportamento desrespeitoso da Equatorial descumpre, inclusive, a Lei aprovada ano passado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que proíbe o corte no fornecimento de energia e água durante a pandemia.(Feitosa Costa)

Caminhão carregado de carvão tomba no viaduto da Miguel Rosa em THE

Um caminhão bitrem que transportava carvão tombou na rotatória que fica debaixo do viaduto da Avenida Miguel Rosa, na zona Sul de Teresina, na manhã desta sexta-feira (18). A carga ficou espalhada na pista e também houve derramamento de óleo, deixando o trânsito bastante lento.

O caminhão trafegava pela BR 316, embaixo do elevado da Avenida Miguel Rosa, quando a condutora perdeu o controle da direção e acabou tombando na curva.  A motorista do caminhão informou que saiu de Barro Duro (PI) e seguia para o município de Açailândia (MA). 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local para fazer a retirada do óleo. Uma parte da rodovia está interdita e há congestionamento no local. A orientação é que os condutores busquem rotas alternativas. 

A Polícia Rodoviária Federal está no local para agilizar o trânsito e apura a causa do acidente. Ainda não há previsão de quando a pista será liberada totalmente. (piauihoje)

Polícia deflagra nova operação para investigar morte de empresário em Parnaíba

Janes Cavalcante de Castro

Equipes da Polícia Civil cumpriram nesta quinta-feira (17) cinco mandados de busca e apreensão durante os trabalhos da operação Sicário 2, que faz parte das investigações do homicídio do empresário Janes Castro, ocorrido em Parnaíba, em setembro de 2020. Os mandados foram cumpridos em residências nas cidades de Parnaíba e Teresina, com objetivo de arrecadar documentos e equipamentos eletrônicos que ajudem a Polícia a esclarecer os fatos. 

A ação foi coordenada pela Delegacia Regional de Parnaíba, com apoio de outras unidades especializadas da Polícia Civil. 

A operação realizada nesta quinta feira é um desdobramento da operação Sicário 1, deflagrada no último mês de abril, que resultou na prisão de seis pessoas nos estados do Piauí, Pernambuco e Alagoas, suspeitos de envolvimento na morte do empresário. 

A Polícia Civil deve apresentar o balanço da operação durante entrevista coletiva a partir das 10h desta sexta-feira (18), na sede da Delegacia Regional de Parnaíba.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

O crime

O empresário Janes Cavalcante foi morto em Parnaíba na tarde do dia 18 de setembro, quando estava trafegando em um carro, próximo à sua residência e foi atingido, dentro do veículo, pelos disparos de arma de fogo. 

Janes Cavalcante de Castro era dono de imobiliária, advogado e atuava também no ramo farmacêutico em Parnaíba e Teresina. (Natanael Souza)

Receita Federal apreende em Parnaíba mais de 500 mil em mercadorias em centro de distribuição

A Receita Federal na 3ª Região Fiscal, que engloba os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, apreendeu mais de R$ 500 mil em mercadorias na cidade de Parnaíba. A operação foi na terça-feira (15) no centro de distribuição dos Correios.

Segundo a Receita, entre os itens apreendidos estavam smartphones de marcas diversas,
suplementos vitamínicos importados, perfumes importados, relógios, eletrônicos, todos sem documentação de origem e sem recolhimento de impostos, totalizando aproximadamente 550 mil reais.

A operação foi realizada pela equipe condutora de cães de faro da divisão de vigilância e repressão ao contrabando e descaminho da Receita Federal, com apoio logístico da agência de Parnaíba.

De acordo com a Receita, o cão Ithor inspecionou diversas mercadorias, entretanto, não houve a localização de entorpecentes.

“A ação faz parte do trabalho constante de repressão e fiscalização realizado pelo órgão Federal”, disse a Receita em nota. (Cidadeverde)

A Polícia Rodoviária Federal em operação tapa buracos: Função do DNIT

Na  manhã desta quinta-feira(17), por volta das 05:40h uma equipe da PRF foi vista em uma ação que foge as atribuições, em operação tapa buraco na rodovia.

A PRF, preocupada com as constantes ocorrências de veículos avariados em consequência de acidente em função de um grande buraco que se formou naquele local, no sentido Piracuruca/Parnaíba e com iminência de acidente grave porque outro buraco com dimensões também comprometedora se formou no sentido contrário da rodovia.

A PRF preocupada com os prejuízos causados aos usuários por tal situação mais uma vez toma a iniciativa que solucionou de forma paliativa ate que o órgão competente, nesse caso o DNIT, tome as devidas providências no sentido de resolver definitivamente tal situação pelo fato de muitos outros buracos vem se formando no trecho de Piracuruca até a cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí, por falta da devida manutenção da citada via. 

Informamos também que em outra situação, a PRF foi vista fazendo reparos em outros buracos na BR 402 que liga o estado do Maranhão ao Ceará cortando o litoral, buracos estes que causaram grandes prejuízos aos usuários que transitam naquela rodovia. Aguardamos uma atitude por parte do DNIT.

MEC destina mais de R$ 2 milhões às instituições federais do PI: UFDPar inclusa

Nessa quarta-feira (16/06), o Ministério da Educação (MEC) liberou R$ 143,2 milhões para as instituições federais de ensino vinculadas à pasta para ser destinado ao custeio e à manutenção dessas instituições, como gastos com contas de água, energia, luz, telefone, serviços terceirizados e compra de materiais como papel, etc.

No Piauí, a Universidade Federal do Piauí vai receber R$ 2.094.123,10 para custeio. No mês de junho, o valor total repassado chega a R$ 7.598.920,56. No ano de 2021, a UFPI recebeu do MEC o valor total de R$ 36.378.755,64.

A Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDPAR) recebeu R$ 50.305,30 para custeio. O total recebido no mês já soma R$ 528.407,32, já em 2021 o total é de R$ 1.616.652,17. O Instituto Federal do Piauí (IFPI) recebeu R$ 920.330.16. Em junho, o instituto recebeu R$ 2.965.451,96 e o total em 2021 foi de R$ 18.922.717,93.

Os recursos também serão utilizados para o pagamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que oferece assistência a estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior, como apoio à moradia estudantil, alimentação, transporte e saúde. As ações são executadas pela própria instituição de ensino que recebe os recursos do MEC para os custeios.

A maior parte do valor (R$ 88,8 milhões) é destinada às universidades federais, incluindo repasses para os hospitais universitários. Já a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica recebeu R$ 52,8 milhões. O restante (R$ 1,6 milhão) foi repassado ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), ao Instituto Benjamin Constant (IBC) e à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Ao longo de 2021, o MEC autorizou o repasse de R$ 2,5 bilhões para as instituições federais vinculadas à pasta.

O processo de liberação financeira para as unidades vinculadas ao MEC cumpre o estabelecido na legislação que define que o pagamento das despesas ocorrerá mediante regular liquidação, estágio da execução da despesa pública que consiste em verificar o direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e os documentos comprobatórios do respectivo crédito.

Vale ressaltar que essas liberações são para a rede de unidades do MEC: Universidades e Institutos Federais, INES, IBC e FUNDAJ. Não estão contemplados repasses a estados e municípios que podem ser solicitadas para nossas unidades como o FNDE, CAPES e Ebserh.(Jhone Sousa)

Piauí vai receber novo lote de CoronaVac e Pfizer nesta sexta-feira

Mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 chegará ao Piauí nesta sexta-feira (18). Serão enviadas 21.200 doses da vacina CoronaVac e 36.270 do imunizante da Pfizer. A previsão é que o voo, com as doses, pouse no aeroporto Petrônio Portela, às 15h30. 
Nesta remessa os imunizantes do Instituto Butantan são para a primeira e segunda dose. Já as vacinas da Pfizer são para primeira dose. A última vez que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu, do Ministério da Saúde, a vacina CoronaVac foi no dia 14 de maio.
“A Coronavac volta a ser enviada aos estados após algumas semanas de paralisação. Aguardamos ainda a decisão sobre a logística de entrega das vacinas da Janssen. Vamos seguir com o planejamento e orientação de vacinação com os municípios”, ressalta o governador  Wellington Dias.
Após a resolução 126 da Comissão Intergestora Bipartirte ficou determinado que todas as doses que cheguem ao estado, desde o dia 09 de junho, sejam destinadas a 50% do público de 18 a 59 anos, não contemplado nas demais etapas, 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas e 20% aos serviços essenciais escolhidos pelos Conselhos Municipais de Saúde. 
“O Piauí segue avançando na imunização do sua população. Iniciamos na semana passada o envio de doses para o público em geral de 18 a 59 anos e esta nova remessa vai nos possibilitar a celeridade da vacinação”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 
Segundo os dados do Vacinômetro da Sesapi, até esta quinta-feira (17) mais de um milhão de vacinas foram aplicadas no Piauí, sendo 807.102 piauienses vacinados com a primeira dose e 308.789 com a segunda, completando assim seu ciclo de imunização. 
“Enfatizamos mais uma vez a importância do retorno aos postos de saúde para receber a segunda dose das vacinas, pois ela é essencial para reforço da imunização”, lembra o secretário.

“Facções são regionalizadas e o Piauí não tem muralhas”, diz secretário de Segurança

O secretário estadual de Segurança, coronel Rubens Pereira, declara que o “Piauí não tem muralhas” ao falar sobre a presença de organizações criminosas no estado. Na terça-feira (15), uma operação prendeu 28 pessoas suspeitas integrar uma facção criminosa, além de apreender “carteira de identidade” do crime.

“Nós temos um sistema de inteligência que sempre acompanhou e monitorou a atuação dessas facções. Como sempre disse, o ‘Piauí não tem muralhas’ em relação a isso. O Piauí faz parte do Brasil. Essas facções criminosas não nasceram no estado do Piauí. Foram em outros estados de forma inclusive regionalizada”.

O secretário ressalta que o Piauí está inserido na realidade do país.  “Então, estamos nesse contexto de criminalidade violenta que o Brasil tem hoje. O que estamos fazendo nesse momento é exatamente uma reação necessária e organizada. Nós estamos enfrentando com os recursos legais que temos”.

A segunda fase da Operação Contraordem cumpriu mandados nas cidades de Teresina, Amarante, Campo Maior e Parnaíba, no Piauí, e em Timon, no Maranhão.  Essa operação, segundo o secretário, “foi o resultado de uma investigação em parceria com o Ministério Público do Piauí”. A ação tinha como meta cumprir mais de 30 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. 

“Todos esses mandados tiveram a participação dos juízes, do Poder Judiciário, do Ministério Público. Na operação de ontem também tivemos a parceria da Polícia Civil do Maranhão porque essas facções criminosas atuam em rede. Por isso, a necessidade de parceria com as polícias dos outros estados. Tivemos a parceria da Polícia Civil do Piauí e da Secretaria de Justiça”.  

Alguns dos presos, durante a investigação, já estavam recolhidos no sistema prisional. O secretário acrescenta que as investigações prosseguem. “Essas investigações vão continuar. As prisões iremos continuar fazendo, mas, é claro, temos uma legislação para cumprir. Vamos restaurar a ordem para que a população tenha mais tranquilidade”, acrescenta o secretário.  

Sobre as carteirinhas de identidade do crime, o coronel ressalta que o documento reforça a atuação hierarquizada e organizada da criminalidade. (Carlienne Carpaso)

Partidos que pregam ‘3ª via’ na eleição de 2022 seguem apoiando Bolsonaro

Ministério Público vai investigar organizadores de ‘motociata’ em SPPartidos como MDB, PSDB, DEM e Podemos apoiam o governo em até 90% das votações no Congresso

Surgiu no imaginário da política uma suposta movimentação de partidos como MDB, PSDB, DEM e Podemos para articular a “terceira via” nas eleições de 2022.

Mas as ações seguem em direção contrária: variou de 85% a 90% o apoio desses e de outros partidos no Congresso durante votações favoráveis a projetos do governo, como o Marco Legal do Saneamento Básico ou a privatização da Eletrobras, mais recentemente. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

No auge da primeira onda, o Senado aprovou o marco do saneamento básico com 89,7% de apoio dos partidos da suposta “terceira via”.

Há duas semanas, a Câmara aprovou a redação final da MP que cria condições para privatizar a Eletrobras, com apoio de 84,8% da “3ª via”.

O PV estaria entre os que buscam alternativa a Bolsonaro e a Lula, mas os seus 4 deputados votaram 100% contra a MP da Eletrobras.

PEDIDO DE AJUDA

A Senhora Adriana Maria está passando por muitas dificuldades. Quem puder ajudar com uma cesta básica, material de higiene pessoal, ou com material de construção para reconstruir a casa dele, que é de taipa e está caindo, estará fazendo uma caridade.

IMAGENS DA CASA DE DONA ADRIANA:

 

Endereço da dona Adriana: Rua Cel. Pacífico, Bairro São José, Nº 251. Ponto de referência: Metalúrgica Pacífico – Parnaíba.

Na imagem tem a conta. Essa é a chave pix – número de celular (86)99559.8862

Operação cumpre mandados contra faccionados em várias cidades do Piauí,incluindo PHB

A Polícia Civil do Estado do Piauí, em ação conjunta com o Ministério Público, deflagrou, na manhã desta terça-feira (15/06), a Operação Contraordem II.

A Operação tem como foco o combate à criminalidade organizada violenta e prisão de faccionados

Equipes de várias unidades da Polícia Civil estão em diligências para dar cumprimento a 34 mandados de prisão preventiva e diversos mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Timon/MA, Amarante, Campo Maior e Parnaíba.

A Operação Contraordem contou com o apoio da Secretaria de Justiça do Piauí e Polícia Civil de Timon/MA.

    Divulgação / SSP-PI
    Divulgação / SSP-PI
    Divulgação / SSP-PI
    Divulgação / SSP-PI
    Divulgação / SSP-PI
    Divulgação / SSP-PI