Bancos adotam horário especial de atendimento em jogos do Brasil

As agências bancárias de todo o país terão funcionamento alterado nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento presencial será encerrado duas horas antes do início de cada partida.

Foto: ReproduçãoAtendimento presencial nos bancos será reduzido nos dias de jogos da seleção brasileira.

Atendimento presencial nos bancos será reduzido nos dias de jogos da seleção brasileira.
O horário de abertura das agências será mantido conforme a rotina habitual de cada unidade. Já o fechamento será ajustado de acordo com o horário dos jogos da seleção brasileira.

Nos dias em que as partidas começarem às 14h, o atendimento ao público será encerrado às 12h. Se os jogos tiverem início às 16h, as agências fecharão às 14h. Já nas ocasiões em que a seleção entrar em campo às 17h, o expediente será encerrado às 15h.

A Febraban informou que postos de atendimento instalados em locais com funcionamento diferenciado, como shoppings centers e aeroportos, poderão adotar horários específicos. Nesses casos, as informações serão divulgadas diretamente pelas instituições financeiras responsáveis.

Apesar das mudanças no atendimento presencial, os serviços digitais continuarão disponíveis normalmente. Aplicativos, internet banking e salas de autoatendimento seguirão operando conforme as regras estabelecidas por cada banco.

As transações via Pix também não sofrerão alterações e poderão ser realizadas 24 horas por dia, inclusive nos horários dos jogos.

Segundo a Febraban, a medida busca compatibilizar o atendimento à população com a segurança operacional das agências e dos serviços de transporte de valores durante os dias de partida da seleção brasileira.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Cerca de 135 kg de cocaína escondidos em picape são apreendidos na BR-402, em Parnaíba

Cerca de 135 kg de cocaína são apreendidos.  | PRF PICerca de 135 kg de cocaína são apreendidos. | Foto: PRF PI

Cerca de 135 kg de substância análoga ao cloridrato de cocaína foram apreendidos em uma picape na manhã desta sexta-feira (12), durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-402, em Parnaíba, no litoral do Piauí. A corporação informou que a droga foi encontrada após a desmontagem da estrutura do veículo.

A abordagem ocorreu por volta das 6h50. Ao conversar com o motorista, os policiais notaram informações contraditórias sobre a viagem e comportamento suspeito. Com isso, foi realizada uma fiscalização mais detalhada, durante a qual os agentes perceberam sinais de adulteração em partes da carroceria.

O veículo foi levado para a unidade da PRF em Parnaíba, onde passou por uma inspeção minuciosa.

“Após a desmontagem de componentes da estrutura da picape, foram encontrados diversos invólucros plásticos ocultos em compartimentos preparados para o transporte clandestino de drogas. Também foram localizados tabletes escondidos no painel do veículo. Ao final da fiscalização, foram apreendidos aproximadamente 135 kg de cocaína”, destacou a PRF em nota.

Droga apreendida pela PRF./Foto: PRF PI

Droga apreendida pela PRF./Foto: PRF PI

MOTORISTA DISSE NÃO SABER O QUE ERA LEVADO

À polícia, o condutor afirmou que recebeu uma proposta para transportar uma carga do Maranhão para o Ceará e que receberia um pagamento pelo serviço. Ele ainda alegou não saber o que estava sendo levado.

Após a apreensão da droga, ele foi encaminhado, junto com o veículo, para a Delegacia de Polícia Civil de Parnaíba, onde o caso será investigado. A ocorrência foi registrada como tráfico de drogas, crime previsto no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006. (Jéssica Machado/MN)

Governo já reservou e pagou carrões para Lula em Paris: R$480 mil

Carrões para Lula zanzar por Paris (França) custam quase R$500 mil (Foto: Montagem/IA)

Enquanto o governo sabota projetos para socorrer produtores rurais e até chama a renegociação das dívidas de “pauta-bomba”, Lula deu sinais de que vai manter o opulento padrão na viagem que inventou, diz que de última hora, a Paris (França) para participar do G7. O pagador de impostos vai bancar fatura de R$480.542,20, isso só com carrões para a comitiva do petista zanzar por lá. Se por aqui a ANAC até parou atividades por falta de dinheiro, por lá, as limusines já estão até pagas.

Frota estrelada

O Itamaraty contratou a V&D Luxury, que só trabalha com modelos top de linha da Mercedes, sedans ou vans. Além do chofer, claro.

Pra quem pode

No site, a empresa oferece limusines para clientes de alto padrão com a mensagem “Torne sua viagem tão luxuosa quanto seu destino”.

Faz o pix

O Itamaraty também já mandou alugar “salas” de apoio para Lula, que ainda está a quase 9 mil quilômetros de Paris,

No precinho

São dois espaços, a “Salle du Conseil”, para 10 pessoas, e a “Salle des Arcardes”, para 30 pessoas. A fatura é nossa: R$38.687,35. (Cláudio Humberto)

Prefeitura de Parnaíba vai instalar telão para exibir jogos do Brasil na Copa do Mundo

telãojogosbrasilparnaíba.jpg

A Prefeitura de Parnaíba, por meio da Superintendência Municipal de Cultura, vai instalar telão para que a torcida assista aos jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Neste sábado, dia 13 de junho de 2026, os parnaibanos vão vestir vestir verde e amarelo, reunir a família, os amigos e torcer juntos pela seleção do Brasil.

Transmissão ao vivo de Brasil x Marrocos.

Local: Beira Rio

Data: 13/06/2026

Horário: 19 Horas

E a festa não para por aí: muito forró, animação e música boa com a cantora Camila Portela e o DJ Robinho para celebrar em grande estilo.

Prepare sua camisa do Brasil, sua torcida e sua energia. Vamos transformar a Beira Rio em um verdadeiro mar verde e amarelo! (SupCom)

Em Parnaíba bandido rende funcionários e assalta loja de celular

No início da tarde desta quinta-feira (11/06), um bandido armado rendeu funcionários de uma loja de celulares situada na Avenida Pinheiro Machado, no Bairro Piauí, em Parnaíba, e anunciou um assalto. 

Assustado, um cliente se jogou no chão, enquanto o criminoso ordenava que o funcionário fosse “ligeiro”, para lhe entregar alguns bens. Foram levados cerca de 14 smartphones. O homem segue foragido.

Após mulher reclamar de pensão no Salipi, homem é preso

O antropólogo Igor Drey que foi denunciado pela ex-companheira, por falta de pagamento de pensão alimentícia durante uma palestra no Salão do Livro do Piauí (Salipi), foi preso na tarde desta quinta-feira (11/06), por policiais da Diretoria de Operações Policiais (DEOP), em Teresina.

Ele foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito e depois à Central de Flagrantes da Polícia Civil. No vídeo, que viralizou nas redes sociais, a ex-mulher declarou que o antropólogo é professor e teria condições financeiras de pagar a pensão alimentícia para sua filha.

Homem foi levado ao IML, em Teresina (Foto: Reprodução)

Em entrevista exclusiva ao OitoMeia, a mulher, identificada como Amanda Pitta, contou que ela e Igor Drey tem uma filha de 17 anos e que há um acordo entre eles na justiça desde 2014. De acordo com ela, o ex-marido sempre pagava com atrasos ou com pagamento incompleto.

“Nós temos um acordo na justiça desde 2014 se não me engano, ele pagou algumas vezes, e quando pagava era atrasado e muitas vezes não vinha o valor todo, explicou”

Ela conta que na época, cuidava sozinha de três filhas, uma irmã com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com a mãe que enfrentava um câncer. Em 2016, depois da morte da mãe, ela diz que teve que mudar a filha para uma escola púbica, porque Drey não pagava os valores determinados pelo acordo, e teve que entrar na justiça em 2019 para que a determinação fosse cumprida.

“Na mesma época,  minha mãe estava lutando contra o câncer, eu estava exausta, cuidado de três filhas sozinha, uma mãe com câncer e uma irmã autista. Minha mãe morreu em 2016, tive que mudar minha filha pra escola pública porque ele parou de pagar a escola, então em 2019,  entrei na justiça novamente pra executar o nosso acordo, afirmou.”

Em 2024, o antropólogo chegou a ser preso, pagou uma fiança e fez um novo acordo que não foi cumprido. Segundo ela, Drey mudou várias vezes de endereço para não pagar o valor determinado.

“Em 2024, ele foi preso, pagou um valor pra sair e novamente foi feito um novo acordo do qual ele támbem não cumpriu, várias vezes o endereço dele foi mudado no processo, não sei como isso aconteceu, e ele sempre se esconde dos oficiais de justiça” , declarou. 

Amanda também explicou que recebeu recentemente uma intimação de Igor para uma revisão da pensão, onde ele justificou com um atestado de hipossuficiência. E ao chegar no Salipi no domingo (07/06), descobriu que o ex- companheiro estava dando uma palestra em outro espaço.

“Recentemente recebi uma intimação, onde ele pede revisão da pensão da qual ele nunca pagou e colocou um atestado de hiposuficiencia, logo ele, um cara com doutorado, não paga uma conta da casa. Então quando cheguei no Salipi domingo pra assistir um bate papo literário soube que ele tbm estava palestrando, aquilo me consumiu, como esse cara é beneficiado desse jeito? Como ele ocupa esses espaços ?”, concluiu. (Efrém Ribeiro)

A Ultragaz do Grupo Parnauto faz gol e o Brasil também

Garanta o seu botijão nessa copa e não fique sem energia. Ultragaz do Grupo Parnauto preparada para lhe atender com qualidade e confiança de sempre. Peça já o seu Gás!

PT elegerá 4 deputados federais, 15 estaduais e fortalecerá a base governista no Piauí

Deputados que o PT pode eleger em outubro
Deputados que o PT pode eleger em outubro

A três meses das eleições de outubro, os bastidores da política piauiense já não guardam mais segredos. As articulações de líderes partidários e as pesquisas mais recentes apontam um cenário de fortalecimento do PT e da base do governo Rafael Fonteles, com a oposição enfrentando dificuldades para reagir.

De acordo com levantamento do portal Piauí Hoje junto a diferentes lideranças partidárias no estado, é dado como certo que o PT elegerá quatro deputados federais e 15 deputados estaduais, um desempenho que consolidaria a legenda como a maior força da Assembleia Legislativa e uma das principais bancadas do Nordeste na Câmara Federal.

Primeiro turno encaminhado para Rafael Fonteles

Os números disponíveis até o momento corroboram o otimismo governista. Pesquisa da AtlasIntel realizada entre 13 e 18 de maio de 2026, com 1.240 entrevistados e margem de erro de 3 pontos percentuais, mostra o governador Rafael Fonteles (PT) com impressionantes 63,4% das intenções de voto para o executivo estadual.

O vice-presidente estadual do PT, Maurício Solano, diz que o cenário atual indica vitória de Rafael Fonteles no primeiro turno, consolidando a hegemonia petista no estado. O ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (PP), aparece em segundo lugar com 24,7%, seguido por Mainha (Podemos) com 1,8%. Os demais pré-candidatos – incluindo Toni Rodrigues (PL), Elizeu Aguiar (Novo) e Francisco Jurity (DC) não alcançam 1% das intenções de voto naquela pesquisa.

Disputa ao Senado

A corrida pelas duas vagas ao Senado, no entanto, reserva a maior reviravolta. Ao contrário das apostas iniciais que projetavam um confronto direto entre Marcelo Castro (MDB) e Ciro Nogueira (PP), os números mais recentes mostram um cenário radicalmente diferente.

Segundo a pesquisa AtlasIntel de maio/2026, Marcelo Castro lidera a disputa com 24,1% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Júlio César (PSD) com 18,1%. O senador Ciro Nogueira (PP) aparece em terceiro lugar, com apenas 11,9% .

A queda do ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro tem sido acentuada. Em março de 2026, o mesmo instituto registrava Ciro com 17,7%. A desaceleração é atribuída a dois fatores principais: seu alinhamento ao bolsonarismo e, mais recentemente, seu envolvimento no escândalo do Banco Master. No dia 7 de maio de 2026, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na residência do parlamentar.

Segundo o cientista político Vítor Sandes, diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, “Ciro se bolsonarizou ao longo dos anos, tornou-se ministro-chefe da Casa Civil e isso tem um preço. O preço é que, em 2022, Bolsonaro não foi reeleito e ele teve que arcar com esse custo político agora em 2026”.

A leitura atual dos bastidores, portanto, é de que Marcelo Castro deve garantir a primeira vaga com folga, enquanto a segunda posição será disputada ponto a ponto entre Júlio César (PSD) e um Ciro Nogueira em recuperação – mas ainda distante.

Os mais cotados do PT para deputado federal 

De acordo com o levantamento do Piauí Hoje, as quatro vagas do PT na Câmara Federal deverão ser ocupadas pelos seguintes nomes: Flávio Nogueira (PT), Merlong Solano (PT), Dr. Francisco Costa (PT). A quarta vaga petista esteria numa disputa acirrada entre o deputado Florentino Neto e o ex-deputado estadual José Santana.

As outras seis cadeiras do Piauí na Câmara dos Deputados para o mandato a partir de 2027 seriam ocupadas pelos seguintes deputados: Castro Neto (MDB), Marco Aurélio Sampaio (MDB), Georgiano Neto (PSD), Jadiel Alencar (RP), Júlio Arcoverde (PP) e Átila Lira (PP).

Cenário para a Assembleia Legislativa

Para o parlamento estadual, as apostas indicam vitórias certas dos seguintes candidatos do PT nas eleições de outubro: Vinicius Dias, Francisco Limma, Janaína Marques, Fábio Novo, Gil Carlos, Dr. Vinicius Nascimento, Rubens Vieira, Dr. Talles Coelho, Hélio Isaías, Hélio Rodrigues, Flávio Nogueira Júnior, Fábio Xavier, Firmino Paulo, Marcos Kalume.

Além desses, a federação PT, PCdoB e PV deve eleger ainda as deputadas Elisângela Moura e Teresa Brito.

Prejudicados

Se há um nome que resume os “mais cotados para o azar” nestas eleições, esse nome é Ciro Nogueira (PP). Antes tratado como favorito à reeleição, o senador viu sua popularidade ruir diante das investigações da Polícia Federal. Pesquisas internas indicam que sua rejeição disparou entre o eleitorado de Teresina e das cidades médias, justamente onde precisava consolidar votos.

Outro grupo que respira aliviado – ou apreensivo – é o dos pequenos partidos de oposição (PL, Novo, DC). Com exceção de Joel Rodrigues (PP), que ao menos figura em segundo lugar na corrida ao governo, os demais nomes não alcançam 1% nas pesquisas, praticamente inviabilizando qualquer projeção de crescimento. (piauihoje)

Fonte: AtlasIntel/lideranças

Parnaíba recebe mutirão da Equatorial Piauí com serviços gratuitos nesta semana

Entre os dias 9 e 13 de junho, moradores poderão negociar débitos, realizar cadastro na Tarifa Social e muito mais
Nesta semana, moradores do município de Parnaíba receberão um mutirão com diversos serviços gratuitos promovidos pela Equatorial Piauí. Entre os dias 9 e 11 de junho, os clientes poderão realizar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica e participar de palestras educativas sobre consumo consciente e uso eficiente da energia. Os atendimentos acontecerão das 8h às 17h no Ginásio Poliesportivo Edvaldo Carvalho da Silva, na rua Itaúna, bairro Piauí.
Já no dia 13 de junho, os serviços serão oferecidos no Complexo CEU das Artes, na rua Vereador Arimateia Carvalho, bairro Piauí, das 8h às 13h, como parte da programação que integra a ação “Câmara nos Bairros”. No dia do evento, além do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, os clientes da distribuidora poderão participar do sorteio de uma geladeira nova e aproveitar condições especiais para negociação de débitos junto à Equatorial Piauí.
Além de levar facilidades aos clientes, a concessionária também busca promover o acesso à informação sobre eficiência energética. Somando ao conteúdo educativo, os clientes também poderão trocar gratuitamente até cinco lâmpadas incandescentes e fluorescentes por outras de LED, que são mais econômicas. Eduardo Neiva, Gerente de Relacionamento da Equatorial Piauí, reforça que essas ações “fazem parte dos compromissos da distribuidora em oferecer serviços gratuitos à população, levando mais informações, contribuindo na conscientização sobre o uso adequado e seguro da energia elétrica”, destaca.
Para participar do mutirão, os clientes devem apresentar a fatura de energia mais recente e um documento oficial com foto. Em julho do ano passado, uma medida provisória aumentou os descontos na Tarifa Social de Energia Elétrica, que podem chegar até 100%. Muitas famílias com perfil para receber o benefício ainda não se cadastraram e estão perdendo a oportunidade de ter uma conta de luz mais acessível. Por isso, a distribuidora segue realizando busca ativa e diversas ações de atualização cadastral, como o Mutirão Pelo Cliente Todo Dia.

Mulheres denunciam crime de importunação sexual na praia de Barra Grande

Por Yala Sena

Foto: Bárbara Rodrigues

barragrande1.jpg

Um grupo de mulheres denunciou à Polícia Civil estar sofrendo casos de importunação sexual na praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí.

O local, conhecido por atrair mulheres que viajam sozinhas devido à sensação de segurança, tem gerado preocupação entre moradoras do povoado e turistas.

Uma das vítimas usou as redes sociais para denunciar o aumento dos casos de importunação sexual na região. Ela relatou que os criminosos abordam mulheres, tanto turistas quanto moradoras, durante caminhadas na praia, em ruas e até em quintais de residências, chegando a filmá-las em momentos de intimidade.

“Há relatos de homem nu perseguindo mulheres na praia, praticando atos sexuais não consentido, teve relatos de mulheres em casa tomando banho e sendo observadas, mulheres no quintal e homens gravando vídeos”, disse a vítima.

Moradora do povoado, ela faz um alerta para que as denúncias não sejam banalizadas e para que as autoridades competentes adotem providências.

Diante dos casos de violência sexual, mulheres criaram um grupo no WhatsApp com mais de 230 participantes em Barra Grande. Segundo elas, diversas integrantes relatam situações de perseguição.

“O que não se pode é ficar indiferente e negligente diante desses crimes. Há uma violência crescente no Brasil com recorde de casos de feminicídio”, disse uma das vítimas.

As mulheres que forem vítimas de violência ou importunação sexual devem procurar a delegacia mais próxima ou registrar denúncias por meio dos canais Disque 100 e Ligue 180.

Polícia investiga casos

O delegado João Felipe Leite confirmou que investiga casos de importunação sexual em Barra Grande. 

“Vamos verificar as denúncias e ouvir formalmente as vítimas, eventuais testemunhas e realizar demais diligências que sejam necessárias à identificação do suspeito”, disse o delegado.

Importunação sexual

A importunação sexual está prevista no artigo 215-A do Código Penal e ocorre quando alguém pratica, sem consentimento, ato de natureza sexual com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. Não é necessário qualquer vínculo entre o autor e a vítima.

Esse tipo de crime é mais comum em situações cotidianas e, muitas vezes, em espaços públicos. 

Outros exemplos de importunação sexual:

Passar a mão no corpo de alguém em ônibus, metrô ou filas;

Beijos forçados;

Esfregar-se na vítima sem consentimento;

Toques íntimos inesperados em locais públicos ou privados.

Nesses casos, a violência está na invasão direta do corpo e da intimidade da vítima, independentemente de relação hierárquica ou convivência prévia. 

Parecer do ICMBio aponta inviabilidade ambiental do Porto de Luís Correia

Um parecer técnico elaborado por analistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) concluiu que o projeto do Porto de Luís Correia é incompatível com as regras e o zoneamento da Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba. O documento, encaminhado à coordenação nacional do órgão, considera o empreendimento tecnicamente e legalmente inviável na área prevista.
Pode ser uma imagem de texto que diz "PIQUIENSE PARECER DO ICMBIO APONTA INVIABILIDADE AMBIENTAL DO PORTO DE LUÍS CORREIA"
Segundo o parecer, parte significativa da estrutura portuária e do canal de acesso ficaria localizada em uma zona destinada à pesca artesanal, extrativismo, agricultura familiar e turismo sustentável. Os técnicos afirmam que a instalação do porto provocaria mudanças permanentes no uso da área, com impactos considerados incompatíveis com os objetivos da unidade de conservação.
Entre os principais pontos apontados estão a necessidade de dragagem contínua do canal, riscos à biodiversidade, prejuízos à pesca artesanal e possíveis impactos sobre espécies protegidas, como tartarugas marinhas e peixes-boi. Em nota, a Companhia Porto Piauí informou que o processo de licenciamento ambiental segue em tramitação junto à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), responsável pela análise do empreendimento. (Fonte: O Piauiense)

Pedro II ganha portal de acesso a ponto turístico com emenda de Ciro Nogueira

Um dos pontos turísticos mais procurados do Piauí, especialmente neste período em que acontece o Festival de Inverno, que é a Serra dos Matões, na cidade de Pedro II, vai ganhar um mega portal para receber pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

A estrutura está sendo construída após o senador Ciro Nogueira (Progressistas) destinar R$ 1,8 milhão, através do Ministério do Turismo. O parlamentar esteve, neste sábado (06), visitando a obra, acompanhado da prefeita Betinha Brandão, que agradeceu pela conquista.

“Os pedrosegundensses agradecem a você, Ciro, pelo carinho que sempre tem e sempre teve com nossa cidade. Ciro tem obra por todo o Piauí, como aqui em Pedro II, com esse portal e uma série de investimentos e benefícios que são sentidos por toda a população”, afirmou a prefeita.

Ciro Nopgueira anunciou, durante sua visita à Pedro II, recursos para as obras da reforma do matadouro e ainda para a construção de um novo campo society. Os investimentos somam R$ 1,3 milhão. Somente na gestão da atual prefeita, Ciro Nogueira já garantiu mais de R$ 25 milhões em investimentos para Pedro II.

“Pedro II tem um lugar especial no meu coração. Terra da minha família. Tenho acompanhado como a cidade tem crescido e me sinto honrado por contribuir com isso através destes investimentos que chegam à população. Obrigado prefeita Betinha e a todos da minha amada Pedro II pelo carinho de sempre”, disse Ciro.

 Fonte/Créditos: Assessoria

Justiça Federal no Piauí mantém expulsão da estudante de Medicina do IESVAP por fraude em vestibular

A estudante havia ingressado com um mandado de segurança na Justiça Federal tentando anular o ato administrativo que determinou sua expulsão do curso de Medicina e pedindo a reintegração ao ambiente acadêmico. No processo, a defesa de Jeovanna alegou que o procedimento disciplinar instaurado pela instituição violou os princípios do contraditório e da ampla defesa, além de afirmar que a decisão teria sido baseada apenas em informações divulgadas na imprensa e em elementos da investigação da Polícia Federal.

Jeovanna Gabryella Reges da Silva

Jeovanna Gabryella Reges da Silva

Ao analisar o caso, o magistrado entendeu que o processo administrativo instaurado pelo IESVAP respeitou as garantias constitucionais e os trâmites previstos no regimento interno da instituição. Na sentença, o juiz destacou que a estudante foi formalmente notificada sobre a abertura do procedimento, apresentou defesa prévia e teve ciência dos atos administrativos praticados durante a apuração.

O juiz também ressaltou que a ausência de condenação criminal definitiva não impede a aplicação de sanções administrativas pela instituição de ensino. Segundo a decisão, as esferas penal e administrativa são independentes, permitindo que a faculdade aplique penalidades disciplinares com base nos elementos reunidos na investigação interna. Ao final, a Justiça Federal negou o pedido da estudante e reconheceu a regularidade do processo administrativo que culminou em sua expulsão do curso de Medicina.

Saiba como estudante agiu para fraudar vestibular

Jeovanna Gabryella Reges da Silva é investigada pela Polícia Federal no âmbito da Operação Passe Livre, que apura um esquema criminoso especializado em fraudes em vestibulares de Medicina e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com as investigações, a estudante teria pago R$ 2 mil a André Rodrigues Ataíde, apontado como líder do esquema criminoso. A PF identificou que Jeovanna forneceu uma segunda via do documento de identidade, que teria sido adulterado para incluir a fotografia de outra mulher, identificada como Adriele Pedroso, responsável por realizar a prova do vestibular do IESVAP em nome da estudante.

As investigações apontam ainda que o grupo burlava sistemas de segurança de vestibulares online, permitindo que terceiros resolvessem provas para candidatos interessados em ingressar em cursos de Medicina. Em alguns casos, segundo a Polícia Federal, o esquema atuava simultaneamente para até nove candidatos.

Operação Passe Livre

A Operação Passe Livre foi deflagrada inicialmente em fevereiro de 2024 para investigar fraudes no Enem. Conforme a Polícia Federal, André Rodrigues Ataíde teria realizado provas do exame em nome de outros candidatos nos anos de 2022 e 2023, possibilitando aprovações fraudulentas em cursos de Medicina.

Durante a 4ª fase da operação, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em estados como Piauí, Pará, São Paulo e Tocantins. Em Parnaíba, os agentes realizaram buscas no apartamento de Jeovanna, localizado no Condomínio Ideal Residence, no bairro Frei Higino.

O IESVAP informou em nota anteriormente que acompanhava os desdobramentos da investigação e que adotaria todas as medidas administrativas necessárias diante do avanço das apurações conduzidas pela Polícia Federal.

Outro lado

Jeovanna Gabryella não foi localizada para comentar o caso. O espaço está aberto para esclarecimentos.(Gp1)

Ativista do grupo terrorista Hamas foi recebido no Planalto

Em um dos rolês com petistas, Sayid Tenório posou para foto com Dilma Rousseff

A resistência de Lula e petistas em reconhecer como terroristas grupos que boa parte do mundo declara como tal é antiga. Até hoje, por exemplo, Lula e cia. não reconhecem como terrorista o Hamas, com registros de decapitações e violência sexual. Militante do grupo, Sayid Tenório foi recebido no Palácio do Planalto por Alexandre Padilha, atual ministro da Saúde, à época nas Relações Institucionais de Lula. Sem constrangimento, há até foto do sujeito com a ex-presidente Dilma.

De estimação

Lula é reincidente. Chamou traficante de “vítima dos usuários” e, no caso PCC/CV, declarou estar “muito triste” pela classificação como terroristas.

Força a barra

Para Randolfe Rodrigues (AP), outro petista, atos terroristas são como a quebradeira registrada em Brasília (DF), em dezembro de 2022.

Deu no que deu

Lindbergh Farias (PT-RJ), ex-líder de Lula na Câmara, também viu como “terrorismo” Carla Zambelli empunhar arma contra homem, hoje preso.

Velhinhas terroristas

Gleisi Hoffmann (PT-PR) também já chamou os manifestantes do 8 de janeiro, que nem armas tinham, de terroristas. Já o Hamas e o PCC…(Cláudio Humberto)

Prefeitura de Parnaíba esclarece obras na Avenida Deputado Pinheiro Machado e garante compensação ambiental

A Prefeitura Municipal de Parnaíba, por meio de ação conjunta entre as secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente, emitiu uma nota oficial para esclarecer as recentes intervenções no canteiro central da Avenida Deputado Pinheiro Machado. A principal via de acesso da cidade passa por um amplo projeto de revitalização urbanística, paisagística e de mobilidade urbana.

Árvores são retiradas para revitalização de canteiro.
Fotos: reprodução.

Segundo a gestão municipal, o objetivo da obra é modernizar o espaço, garantindo melhorias em acessibilidade, drenagem e paisagismo.

​Retirada de árvores e critérios técnicos

​Para viabilizar as melhorias, foi necessária a retirada de algumas espécies arbóreas do canteiro central. A prefeitura enfatiza que a ação seguiu critérios técnicos e ambientais rigorosos, sendo acompanhada por um plano de compensação que prevê uma reposição vegetal superior ao volume removido.

Balanço das alterações na vegetação:

– 79 carnaúbas transplantadas: mudadas para o entorno da Lagoa do Bebedouro (sendo 28 retiradas da própria Avenida Deputado Pinheiro Machado).

– 192 Nims Indianos retirados: espécie exótica invasora, cuja remoção é respaldada pela legislação ambiental.

– ​96 árvores diversas retiradas: incluindo cajueiros, mangueiras, ipês e jambos.

​Plano de compensação e o novo paisagismo

​Como contrapartida ambiental, o município já recebeu cerca de 300 novas mudas. O plantio e a recuperação de áreas degradadas já começaram a ser distribuídos pela cidade:

– Av. São Sebastião (100 mudas)
– Balão do João XXIII (120 mudas)
– Região do Novo Fórum (60 mudas)

O futuro da Avenida Deputado Pinheiro Machado

​O novo projeto paisagístico da avenida prevê o plantio de aproximadamente 200 unidades da Palmeira Rabo-de-Raposa. A espécie foi escolhida por critérios técnicos de arborização urbana, alta adaptação ao clima local, facilidade de manutenção e compatibilidade com a fiação e calçadas.

​Transparência e diálogo com o Ministério Público

​A Prefeitura de Parnaíba confirmou que recebeu uma notificação do Ministério Público a respeito das obras. Em resposta, a gestão reafirmou seu compromisso com a transparência e informou que todos os estudos técnicos, licenças ambientais, laudos e projetos que embasam a revitalização serão apresentados formalmente aos órgãos competentes dentro dos prazos legais.

​A administração municipal reitera que a modernização da Avenida Deputado Pinheiro Machado une o desenvolvimento urbano necessário à responsabilidade ambiental, visando a melhoria do tráfego e da qualidade de vida dos parnaibanos.(infocopiaui)