Na noite dessa sexta-feira (17), dois homens, identificados como Raimundo e Índio, foram mortos a tiros no bairro Borogodó, em Barra Grande, localizado no município de Cajueiro da Praia.
Segundo informações repassadas ao Viagora pelo 24º Batalhão da Polícia Militar de Luís Correia, as equipes foram acionadas por volta das 19h:30 através de denúncias de populares que informaram ter ouvido vários disparos de arma de fogo.
Ainda conforme a PM, dois corpos com marcas de perfurações de tiros foram encontrados na Rua C. A perícia foi acionada para realizar os procedimentos cabíveis e o Instituto Médico Legal (IML) para remover o corpo.A Polícia Civil vai investigar o duplo homicídio.
O recinto aduaneiro da ZPE Piauí processou nesta sexta-feira (17) a exportação de mais 24 toneladas de cera de carnaúba tipo 03, fabricada pela Agrocera Piauí, do empresário Marcelo Sombra. O produto tem como destino Amsterdam, na Holanda. “A ZPE Piauí está se consolidando como um importante instrumento de desenvolvimento e de conexão do estado com mercados globais. Só em 2024 já fizemos quatro exportações, e a tendência, com a instalação das novas indústrias que aguardam autorização no MDIC, é o aumento no volume e na velocidade desses movimentos”, ressaltou Álvaro Nolleto, presidente da ZPE Piauí.
Na avaliação do diretor comercial da ZPE Piauí, Victor Augusto, a regularidade das exportações a partir do final de 2022 reflete o compromisso do governo do Piauí em promover o desenvolvimento econômico regional e a internacionalização dos produtos piauienses. “O sucesso dessas operações evidencia o potencial da ZPE Piauí de se tornar um centro logístico de excelência no Nordeste brasileiro, impulsionando o crescimento sustentável e a competitividade do Piauí no cenário global”, frisou.
A 2ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, atendendo a um pleito do Ministério Público do Piauí, alcançou uma decisão judicial favorável para o encerramento do lixão no município. A sentença foi emitida em 3 de maio pela juíza Anna Salgado.
A magistrada determinou que Parnaíba não mais utilize lixões ou outras formas não autorizadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para o descarte de resíduos sólidos. O prazo dado ao município para cumprir essa determinação é de quatro meses.
PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA
Durante esse período, deve ser providenciada a destinação ambientalmente adequada para os resíduos urbanos e de saúde, podendo ser uma solução individual ou consorciada. Em até três meses, o município precisa elaborar o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) para a região onde o lixão está localizado, submetendo-o à aprovação do órgão ambiental competente. Após a aprovação, tem-se um prazo de 90 dias para iniciar o projeto de recuperação ambiental.
A Prefeitura de Parnaíba, dentro de seis meses, deverá implementar o sistema de coleta seletiva, visando a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento adequado dos resíduos sólidos, além da disposição final ambientalmente correta dos rejeitos.
Área afetada pelo lixão no município de Parnaíba. O Ministério Público do Estado do Piauí pediu que a Prefeitura acabe com o lixão em quatro meses (Foto: Reprodução/MPE)
MInistério Público pede que a Prefeitura de Parnaíba com o lixão, o prazo concedido é de quatro meses (Foto: Reprodução/MPE)
A juíza destacou na decisão que municípios como Buriti dos Lopes já encerraram as atividades de seus lixões e estão em processo de destinação correta dos resíduos sólidos, o que indica que não há razão para que Parnaíba, um município maior, não cumpra a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O fechamento do lixão é resultado do trabalho do Ministério Público Estadual, através do projeto “Zero Lixões – Por um Piauí mais limpo”, em conjunto com o Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) e a Promotoria de Buriti dos Lopes.
Em Nova York, no encontro BTG Pactual Brasil & The World, o governador Rafael Fonteles destacou seu projeto de implantar 100% de educação integral no estado, com a inclusão obrigatória da disciplina de inteligência artificial.
Fonteles explicou como pretende realizar isso em um estado de arrecadação pequena e tornar a população estudantil do Piauí uma referência mundial em aprendizado, capaz de gerar mão de obra qualificada globalmente. A educação é a chave do desenvolvimento, e não se pode negar a aposta do governo estadual.(Encarando)
A grande imprensa continua dando destaque à atuação do deputado federal Florentino Neto que foi escolhido relator de um Projeto de Lei que garante mais acessibilidade para pessoas com deficiência visual, por meio da incorporação de elementos táteis nas notas e moedas de Real.
“O objetivo é que notas e moedas de real possam ter elementos táteis para a pessoa com deficiencia visual e/ou baixa visão possa reconhecer o valor da cédulas”- explicou.
O delegado de Polícia Civil Ayslan Magalhães – responsável pela 2ª Delegacia Seccional de Parnaíba – deu detalhes nesta quarta-feira (15), à TV Costa Norte sobre a investigação da possível contaminação do lençol freático na área do lixão da cidade, localizado na BR 402, no perímetro urbano. Segundo Magalhães, para além do lixo orgânico depositado no local, o descarte irregular de substâncias tóxicas por parte de empresas de limpeza de fossas que atuam no município foi um agravante.
Delegado Ayslan em entrevista concedida à TV Costa Norte.
“Vários moradores se sentiram extremamente incomodados com o cheiro, o cheiro estava tão insuportável que as pessoas queriam sair de lá, queriam se mudar porque não estavam mais aguentando […] Então a gente abriu essa investigação, realizei a intimação de várias empresas limpadoras de fossas da cidade que estavam jogando diretamente ali no solo, a céu aberto, perto de casas”, disse o delegado.
Ayslan ainda explicou que a casa mais próxima do local onde os dejetos estavam sendo depositados fica há 200 metros. Por este motivo, conforme a autoridade policial, foi feita a requisição de perícia ambiental, ocasião em que uma perita de Teresina veio a Parnaíba para verificar a situação e o laudo deve ser concluído nos próximos dias. “É uma perícia bem complexa, porque exige não só a questão da poluição atmosférica, que foi requisitada, mas a poluição dos lençóis freáticos e de até correntes de águas que passam ali perto”, apontou o delegado.
A conclusão do laudo é necessária, segundo o delegado Ayslan, para que seja alinhado junto ao que foi levantado nas duas ações civis públicas que foram ingressadas contra as empresas limpadoras de fossas e o município. (Lucas Zadoque)
Gracinha revela que obra do Portinho foi conseguida por ela junto a Pablo e Dr. Hélio divulga fake news
A deputada estadual Gracinha Mão Santa (PP) respondeu à fala do deputado estadual Dr. Hélio (MDB) que a obra da Lagoa do Portinho é do governo estadual e a atual gestão municipal de Parnaíba nada fez para revitalizar o local.
A parlamentar foi direta, como aliás é seu estilo: afirmou que Hélio nunca fez nada por Parnaíba, só aparece a cada 4 anos para tentar se reeleger e que a obra é estadual, mas só está sendo feita porque ela conseguiu junto ao então secretário estadual de Turismo, Pablo Santos, ainda no começo de 2023.
O QUE ACONTECEU:
As obras de revitalização da Lagoa do Portinho, cartão postal do litoral piauiense, seguem em ritmo acelerado e Gracinha divulgou novamente um vídeo de março de 2023 em que anuncia a obra que conseguiu junto à Setur de Pablo.Isso teria irritado Hélio, que então veio a público dizer que a obra é estadual.
PONTE SERÁ ENTREGUE
A deputada aproveitou para anunciar que a nova ponte que está sendo construída pela prefeitura será entregue e as obras prosseguem.
Ela disse que Hélio dissemina fake news quando fala que o andamento está parado.
FOI CANDIDATO EM ILHA GRANDE
Dr. Hélio foi candidato a prefeito de Ilha Grande
Gracinha revelou que Dr. Hélio foi candidato a prefeito no município de Ilha Grande e perdeu a eleição.
Agora, num gesto de ousadia, tenta ganhar na segunda maior cidade do Estado, Parnaíba.
Ela garantiu que os parnaibanos não se iludem com falsas promessas. E sabe quem realmente luta e leva benefícios à cidade.
DINHEIRO DO BB
Gracinha também fez um apelo para que o governador Rafael Fonteles (PT) use parte dos R$ 2 bilhões que acabam de ser liberados para o Piauí, de empréstimo junto ao Banco do Brasil, para ajudar a Prefeitura de Parnaíba a construir obras de drenagem das águas das chuvas.(Ari Carvalho MN)
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) criticou nesta terça-feira (14) o que classifica como “políticas ultrapassadas” que o governo Lula (PT) tenta “remodelar” no Brasil. Além disso, fez duras críticas à condução da política internacional na terceira gestão do petista.
A manifestação do político piauiense aconteceu na abertura do Lide Brazil Investment Forum, realizado pelo grupo empresarial Lide em Nova York, nos Estados Unidos. O evento reúne nomes do setor público e privado brasileiros.
Sen. Ciro Nogueira noLide Brazil (Divulgação/Ascom)
Ao discursar, Ciro Nogueira destacou a urgência de inovações de gestão que sejam capazes de promover o progresso e a modernização do país. Ele citou o exemplo de Juscelino Kubitscheck, cujo governo impulsionou o Brasil nas décadas de 50 e 60. Para Ciro, as políticas públicas do governo do PT não atendem às necessidades contemporâneas do Brasil.
“O Brasil está num período de olhar para frente, para o futuro, e não de voltar às políticas ultrapassadas que o atual governo vem remodelando”, afirmou o senador.
Além das críticas às políticas do governo, Ciro também apontou falhas na diplomacia brasileira, mencionando “erros enormes” em contextos de conflitos internacionais atuais.
Por outro lado, Nogueira enalteceu o papel do empresariado brasileiro, especialmente em resposta à tragédia recente no Rio Grande do Sul, afirmando que o setor privado tem desempenhado uma função social importante. “Temos que parabenizar o empresariado nesta tragédia sem precedentes”, destacou.
Ciro discursa no LideBrazil (Divulgação/Ascom)
Há 14 anos, o Lide Investment Forum é um espaço de diálogo e construção de pontes entre políticos, autoridades e empresários de alto nível. Nesta edição, realizada Harvard Club, em Nova York nos Estados Unidos, o fórum reuniu um seleto grupo de mais de 200 participantes, incluindo nove governadores, deputados, senadores e CEOs de empresas de diversos setores.
No evento deste ano, as autoridades discutem assuntos sobre investimentos para o Brasil e reflexos da eleição presidencial dos Estados Unidos na América Latina.(Andressa Martins)
O vazio da comissão fica evidente quando consultados os seus relatórios finais, tipo balanço anual de atividades. O mais recente é de 2019.
Deputados e senadores correm para mostrar serviço instalando às pressas a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas, que existe desde 2008. Só depois de oito dias das primeiras mortes no Sul do País é que os parlamentares se mexeram para ativar a comissão que, até agora, serviu apenas para eleger a deputada Socorro Neri (PP-AC) presidente, com os senadores Humberto Costa (PT-PE) na vice e Alessandro Vieira (MDB-SE) como relator. A segunda reunião da comissão será hoje (15).
Viagens midiáticas
O primeiro requerimento a ser votado na comissão é para viajar ao RS, posar para fotos e “entender de perto” as mudanças climáticas.
Noves fora, nada
Após três anos de total inatividade, em 2023 o colegiado voltou a ser instalado. Foram cinco reuniões sem qualquer decisão relevante.
Sem o que mostrar
O vazio da comissão fica evidente quando consultados os seus relatórios finais, tipo balanço anual de atividades. O mais recente é de 2019.
Têm mais o que fazer
A comissão quer retirar do trabalho e ouvir Eduardo Leite, governador, e Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, ocupadíssimos com o dilúvio.(Cláudio Humberto)
Informações obtidas por este Blog do B. Silva dão conta de que a Creche Municipal Tia Bezinha (Bernarda de Sousa Oliveira), no bairro João XXIII, até hoje, dia 14 de maio/2024, ainda não iniciou o ano letivo, o que só atesta o tamanho da irresponsabilidade da Prefeitura de Parnaíba com relação à educação. A desculpa é a mais simplória possivel, ou seja, que a escola está em reforma, coisa que deveria ter ocorrido no período das férias escolares.
Dizem que a mesma desculpa esfarrapada está sendo dada em alguns postos de saúde, onde as pessoas não encontram atendimento.Informam que o Unidade de Saúde está em reforma e a população fica sem receber o que lhes é de direito- o atendimento básico.
Enquanto isso, na propaganda oficial, alardeiam que a Prefeitura está transformando realidades, porque a primeira dama Adalgisa Moraes Sousa entregou kits escolares aos alunos do CAIC, o que deveria ter ocorrido em março. E por que tem que ser a primeira dama, que tem que deixar seus inúmeros afazeres, para fazer a entrega, que poderia e deveria ser feita pela secretária de educação, a Silveira? Tudo é porque na propaganda das coisas da prefeitura só devem constar os nomes de Mão Santa, Adalgisa e deputada Gracinha- o trio santo, que paga caríssimo, com dinheiro público, para terem essa promoção pessoal.
TEMPO PERDIDO
Já se aproxima do oitavo ano que a administração pública municipal “assassina” a educação de Parnaíba, que ostenta hoje os piores índices, que foram agravados a partir da pandemia da Covid e não há mais como recuperar o tempo perdido. Por mais que façam propaganda mentirosa. Mas a justiça divida há de punir estes que assassinam o futuro das crianças do município.
O comandante geral da PM anunciou ontem (13) que já enviou um projeto de lei para a Alepi para prorrogar o concurso da PM Piauí.
O comandante afirmou que aproximadamente 1700 redações serão corrigidas para formar um cadastro de reserva, permitindo a convocação dos candidatos aprovados para a formação na academia. Até o final do ano, o estado contará com mais 500 novos militares nas ruas, mostrando que o governo não tem poupado esforços na segurança pública.(Encarando)
Na manhã desta segunda-feira (13), moradores da zona urbana do município de Cajueiro da Praia registraram o incêndio de um ônibus por suposta pane elétrica.
De acordo com a Polícia Militar, o veículo costumava ficar estacionado no local e não estava ligado no momento do incêndio, fato que ratifica a hipótese de pane no sistema elétrico.
O fogo se desfez cerca de 10 minutos após seu início, sem a necessidade de intervenção e, felizmente, ninguém se feriu.
Quem quiser visitar Pedro II durante os dias do Festival de Inverno deve ficar atento: é que a cidade já não possui vagas de hospedagem em pousadas e hotéis mesmo que ainda faltem 17 dias do evento. O Festival de Inverno acontece entre 30 de maio e 02 de junho, mas o setor hoteleiro de Pedro II já se encontra saturado com a alta da procura para hospedagem durante o período. Para receber todos os turistas que querem ir para o evento, a Prefeitura está cadastrando casas dos próprios moradores para aluguel por temporada.
A informação foi confirmada ao Portalodia.com pelo secretário de Turismo de Pedro II, Pedro Macedo. Os moradores que estão dispostos a disponibilizar suas casas para receber turistas vão passar por uma capacitação junto ao SEBRAE. “Já temos muitas casas alugadas, mas a procura continua e até duplicou depois que anunciamos as atrações principais. O número de casas cresce todo dia porque tem gente deixando sua casa para hotel. Alguns imóveis acomodam de quatro a 10 pessoas. Tem algumas chácaras que comportam até 30 pessoas”, diz Pedro.
Divulgação
A 17 dias do Festival de Inverno, pousadas e hotéis já estão sem vagas em Pedro II
No ano passado, a Prefeitura de Pedro II disponibilizou em torno de 100 casas para a hospedagem de turistas. A expectativa é de que esse número se repita em 2024 e até aumente, já que pelo menos 60 mil pessoas devem passar pela cidade durante os três dias do Festival de Inverno. A expectativa é de pelo menos 15 mil turistas por dia, segundo a secretaria municipal de Turismo.
Esta alta demanda para o setor hoteleiro acabou por elevar os preços das hospedagens. Quem procurou por hotel ou pousada em Pedro II após o anúncio das atrações do Festival de Inverno teve que desembolsar u pouco mais. Segundo os cálculos da Secretaria de Turismo do Município, os valores cobrados nas diárias, que custam em média R$ 200, sobem até 50% neste período que antecede o evento.
É turismo que faz a economia girar. O Festival de Inverno de Pedro injetou na economia em local R$ 20 milhões com sua edição de 2023 e a estimativa é que este valor seja superado este ano.
Prefeitura de Pedro II
Festival de Inverno deve levar 60 mil pessoas a Pedro II
“Nós sempre trabalhamos para aumentar o que tivemos na edição anterior. Estamos investindo em infraestrutura e capacitações. Pedro II tem muito a mostrar e isso vai além do Festival de Inverno. O festival é a vitrine, mas nossa cultura é muito forte, nosso artesanato, nossos pontos turísticos. É isso que queremos que as pessoas vejam. Que venham conhecer e que voltem depois”, finaliza o secretário Pedro Macedo.
Confira as atrações do Festival de Inverno de Pedro II em 2024
O line-up completo do Festival de Inverno de Pedro II foi divulgado na última semana. A edição deste ano traz a tradicional mistura de talentos locais e nacionais. Com o tema “A emoção em todos os sentidos”, o evento busca “provocar emoções intensas e multisensoriais ao público.
Um homem de 30 anos morreu em um acidente de moto na noite deste domingo (12/05), na PI-305, na entrada da cidade de Caxingó, Norte do Piauí. A vítima foi identificada como José Mário dos Santos Machado, natural de Buriti dos Lopes.
De acordo com informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 21h30, quando a moto Honda Pop pilotada por José Mário colidiu com uma vaca. O motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
A companheira dele que estava na garupa da motocicleta sofreu ferimentos e foi socorrida por uma ambulância do município de Caxingó. Ela foi levada ao Pronto Socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba.
O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para remover o corpo de José Mário. A Polícia Militar ainda investiga as causas do acidente.
Celulares roubados são recuperados pela Secretaria de Segurança Pública
Dois policiais militares foram presos na manhã dessa segunda-feira (13), durante a 19ª fase da Operação Interditados, acusados de usar os sistemas policiais para verificar se aparelhos telefônicos possuíam restrição por roubo ou furto e vender esse serviço para os comerciantes. Ainda, uma arma ilegal foi encontrada na casa de um dos policiais.
Segundo a Superintendência de Operações Integradas (SOI), a ação de hoje foi desencadeada por denúncia anônima, que apontava para a conduta criminosa de um policial militar, supostamente envolvido na prestação de serviços ilícitos a comerciantes de aparelhos telefônicos. O agente de segurança pública estaria utilizando seu acesso privilegiado a sistemas policiais para realizar consultas de IMEIs, cobrando R$ 10,00 por cada consulta.
Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão realizado anteriormente, a veracidade da denúncia foi constatada, bem como o envolvimento de dois policiais militares na utilização indevida de plataformas exclusivas das forças de segurança pública, com consequente obtenção de vantagem econômica.
Em troca de dinheiro, os policiais forneciam informações sobre registros em plataforma, a qual tinham acesso por trabalharem na segurança pública, para verificar a situação de aparelhos celulares.
Os agentes de segurança, ao invés de agirem no combate à criminalidade, envolveram-se em atividades criminosas e acobertaram ações ilícitas. Além disso, as duas pessoas identificadas como “clientes” dos policiais possuem antecedentes criminais relacionados à receptação qualificada de aparelhos celulares roubados ou furtados, evidenciando a gravidade da situação.
O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja da Silva.
De acordo com pesquisa nacional realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta segunda-feira (13), 55% dos brasileiros consideram que o presidente Lula (PT) não merece ser reeleito em 2026.
No Sudeste, que concentra 63% do eleitorado nacional, esse percentual atinge 63%. Do total de entrevistados, bem menos da metade dos eleitores brasileiros, 42%, acham que Lula merece nova chance. No Sudeste, apenas 33% apoiariam eventual reeleição do atual presidente.
A região Sul também é fprte a rejeição ao petista: 59% não apoiaria sua reeleição, enquanto 39% admitem essa possibilidade. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a repulsa é idêntica: 58% são contra a reeleição e 37% a favor.
Lula somente tem apoio à reeleição no Nordeste, onde 60% responderam que ele merece novo mandato, 38% não concordam com isso e 2% não sabem ou não responderam.
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 6 deste mês junto a 2.045 entrevistados presencialmente, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.(Diário do Poder)
Dados catalogados pelo Tesouro Nacional avaliam as despesas por função nos 27 entes federativos no primeiro bimestre de 2024, ou seja, janeiro e fevereiro. No Piauí, o balanço divulgado nesta semana aponta que as áreas em que o Estado mais atribuiu recursos no decorrer do período foram: Previdência Social, Saúde e Educação.
PREVIDÊNCIA NO TOPO – No caso da Previdência, que engloba o pagamento de aposentados e pensionistas do Poder Executivo, o valor aplicado versa em R$ 470 milhões; representando 18% do total.
SAÚDE E EDUCAÇÃO – Na sequência vem a saúde, área em que foram anotadas aplicações de R$ 380 milhões, 14% do total global. A educação completa a lista de setores com os maiores valores liquidados, com R$ 320 milhões, cerca de 12% do componente de despesas totais.
SEGURANÇA TORNA-SE PRIORIDADE –Área com um foco bem direcionado no início da gestão Rafael Fonteles (PT-PI), a segurança pública somou aplicações de R$ 240 milhões. O montante representa 9% das despesas estaduais no período descrito pelo Relatório Orçamentário – percentual superior ao observado no ano passado.
Nos últimos 17 meses o Piauí ganhou um reforço substancial na Segurança Pública com a gestão de Rafael Fonteles. Na foto, novos agentes são nomeados para atuar no Piauí (Foto: CCOM/Governo do Piauí) TENDÊNCIA DE RECORDE – Caso se mantenha esse patamar de investimentos nos próximos bimestres, a tendência é que o Piauí bata recorde de aplicações no setor, que já superou a marca de R$ 1 bilhão no ano de 2023.
A Polícia Militar do Piauí, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), lançará, às 7h15 da manhã deste sábado (11), o policiamento “Dia das Mães”. A ideia da ação, que se estenderá até domingo (12), tem como objetivo intensificar a segurança dos centros comerciais de todo o Piauí, tendo em vista que amanhã o fluxo de pessoas nesses locais será intenso. Evitar deixar objetos pessoais dentro do veículo ao estacionar em local público é essencial para evitar danos no carro e, principalmente, furtos.
Ao frequentar os centros comerciais, especialmente com a proximidade de datas comemorativas, alguns cuidados precisam ser adotados, conforme ressalta o Chefe do DGO, Coronel Jacks Galvão. “Assim como em outras datas, quando o fluxo de pessoas nas áreas comerciais é maior, pedimos sempre cuidado com seus objetos pessoais, especialmente com o celular, carteira e joias. Ter cautela com as bolsas, pois em momentos de grande aglomeração, algumas pessoas se aproveitam para furtar, são os famosos ladrões, o que mais incomoda nesses momentos de grande movimentação em centros comerciais”, destaca Galvão. (Daniel Santos)
O Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho fica situado na rodovia BR 343. | Assessoria AeroPHB
A tragédia no Rio Grande do Sul, decorrente de temporais e enchentes, também tem mobilizado a população do litoral do Piauí para ajudar os milhares de desabrigados.
SITUAÇÃO CRÍTICA: Segundo o último boletim emitido pela Defesa Civil do RS, o número de mortos após as chuvas chegou a 107. Com 136 desaparecidos e 374 feridos, mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas.
PONTO DE ARRECADAÇÃO: O Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho, situado na rodovia BR 343, é um dos pontos de arrecadação de doações que serão levadas ao estado afetado.
O perfil oficial do Consórcio SBPB, que administra o local, comunicou que embora o espaço da Azul Linhas Aéreas já esteja lotado, foram disponibilizadas mais acomodações para os materiais.
Aeroporto de Parnaíba recebe doações para as vítimas das enchentes (Imagem: Reprodução)
O QUE PODE SER DOADO: Podem ser doados itens como água potável, produtos de higiene, ração para cães e gatos, alimentos não perecíveis, roupas, lençóis e brinquedos. Não podem ser doados itens como óleo de cozinha, produtos corrosivos e/ou inflamáveis. O ponto de coleta está sinalizado no aeroporto e fica aberto das 7h às 19h.
Os mantimentos arrecadados serão transportados gratuitamente pelas companhias aéreas e pela Força Aérea Brasileira (FAB) até municípios gaúchos. Até o momento, o aeroporto já arrecadou quase 7 toneladas em doações. (Ananda Soares)
O Senado aprovou, na última quarta (8), o novo seguro obrigatório para veículos, semelhante ao antigo Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT). Foram 41 votos a favor, o mínimo necessário para esse tipo de proposição, e 28 contrários. O texto do Projeto de Lei Complementar (PLP) 233/2023, de iniciativa do governo, também aumenta em R$ 15,7 bilhões o limite para as despesas da União. O texto segue para a sanção da Presidência da República. Imposto ficará entre R$ 50 e R$ 60 por ano.
Os senadores Marcelo Castro (MDB) e Jussara Lima (PSD) votaram a favor da recriação do imposto. Opositor a Lula, Ciro Nogueira (PP) votou contra o imposto.
Marcos Oliveira/Agência Senado
Senador Marcelo Castro no plenário do senado federal
O Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (Spvat) substitui o antigo Dpvat (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres), que foi extinto em 2021. O seguro é usado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, além de financiar o Sistema Único de Saúde (SUS) e ações de educação e prevenção de acidentes por meio da Secretaria Nacional de Trânsito.
O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do Governo no Senado, esclareceu que o Dpvat não é um imposto, é um seguro solidário. Segundo ele, o valor do novo seguro ficará entre R$ 50 e R$ 60 por ano, sem diferença entre motos e veículos, para pessoas que sofrem acidentes.
Parlamentares da oposição se manifestaram contra a proposta do governo. Eduardo Girão (Novo-CE) disse que o cidadão brasileiro já paga imposto demais. “Ninguém aguenta mais taxas e impostos de algo que ninguém sentiu falta”. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que o governo quer aumentar a arrecadação aumentando impostos, sem se importar com a capacidade do cidadão de pagar.
A cobertura do seguro compreende indenização por morte e por invalidez, reembolso de despesas com assistências médicas medicamentos, equipamentos ortopédicos, órteses, próteses e outras medidas terapêuticas que não estejam disponíveis pelo SUS. Também inclui o pagamento de serviços funerários e reabilitação profissional para vítimas de acidentes que resultem em invalidez parcial.
Histórico
Criado em 1974, o Dpvat era um seguro obrigatório destinado a indenizar vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional. A cobrança foi extinta em 2021, quando a Caixa assumiu a gestão dos recursos e pagamentos do Dpvat no lugar da Seguradora Líder, que era um consórcio de empresas privadas. Na ocasião, havia um excedente em torno de R$ 4,3 bilhões, que permitiu a manutenção dos pagamentos do seguro às vítimas de acidentes de trânsito.
O pagamento das indenizações foi suspenso em novembro do ano passado, por falta de saldo no fundo do Dpvat. Com a aprovação do projeto, o seguro anual obrigatório voltará a ser cobrado dos proprietários de veículos e continuará a ser operado pela Caixa Econômica Federal.
Lula Marques/ Agência Brasil
Presidente do senado, Rodrigo Pacheco, durante votação do imposto