O secretário de Segurança, Chico Lucas, continua atuando de forma cirúrgica. Após reduzir sensivelmente o roubo de celulares sob ameaça, ele agora está combatendo outra modalidade criminosa: o roubo de veículos. Com o cerco aos receptadores, Lucas e sua equipe, juntamente com o delegado geral Lucy Keiko, começaram a intensificar as ações contra os roubos de motos e carros, que têm atormentado os teresinenses.
A equipe de Chico Lucas está pressionando lojas, desmanches e sucatas, que agora estão sob forte fiscalização policial. Com a eliminação dos pontos de venda desses produtos furtados, espera-se também uma diminuição dessa modalidade criminosa. Esse é o caminho: o crime pode não acabar, mas pode ser sufocado e enfraquecido.(Encarando.com)
Câmara dos Deputados, Brasília -Foto: Agência Câmara.
Completaram-se quatro meses desde a última vez que Lula (PT) recebeu um deputado federal em audiência privada, segundo confirmam os registros da Presidência da República. Essa atitude pode explicar a dificuldade de relacionamento do presidente com parlamentares, que era o seu forte nos primeiros governos. Os aliados se dividem: parte acha que o presidente já não tem a mesma disposição, mas outros atribuem a agenda raquítica de audiências à primeira-dama Janja, que as restringe.
Leoa de chácara
Janja tem sido criticada por antigos assessores petistas. Contam que ela escolhe quem Lula recebe e até fixa o tempo, máximo de cinco minutos.
Fim do papo
Desde abril não houve reuniões privadas com qualquer deputado. A última não conta: recebeu Gleisi Hoffmann (PR), presidente do PT.
Isolamento
O isolamento de Lula é tão acentuado que, entre janeiro e agosto, constam apenas três reuniões com deputados federais. Todos petistas.
Sem paciência
Os encontros de Lula com deputados foram apenas coletivos e rápidos, sem o “pé-de-orelha” que sempre foi sua especialidade.(Cláudio Humberto)
Não se sabe se devidamente encomendada para Fábio Novo sensibilizar o eleitorado tucano, o O Globo publicou página inteira, no seu jornal impresso com o título: “‘Petista tucano’ enfrenta ex-prefeito de Teresina”. A matéria cita abriga filiação de Novo ao PSDB e o apoio do PSDB sem citar que expressivas figuras do partido também estão com Silvio.
Foto: Reprodução
A matéria que chama Fábio Novo de tucano… para atrair votos dos bolsonaristas ele se auto apelida de fabionario… (Portalaz)
Segundo o deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas), as estratégias do Progressistas para a eleição de 2026 no Piauí miram foco único: a reeleição do senador Ciro Nogueira. “Não há outra estratégia”, reforça Júlio. E a operação 2026 do Progressistas já está em andamento nas eleições municipais. Como serão duas vagas para o Senado Federal, o leque de alianças para reeleger Ciro Nogueira vai da oposição raíz, puro sangue, a setores que integram a base governista. (Elivaldo Barbosa)
O PSD se articula para ser uma das maiores potências partidárias do Piauí nas eleições municipais deste ano em todo o Estado. Essa estratégia será vital para os projetos que a agremiação almeja para o pleito de 2026, sobretudo, no campo majoritário.
Em conversa com o GP1, nessa quinta-feira (22), o deputado estadual Georgiano Neto, um dos principais articuladores do PSD, embora esteja filiado ao MDB, afirmou que são animadoras as previsões quanto ao desempenho da legenda este ano.
Foto: Lucas Dias/GP1
Deputado Georgiano Neto
“Nós temos campanhas extremamente competitivas [em vários municípios do Estado]. Posso dizer que estou animado e confiante com o resultado que teremos nas eleições”, afirmou o deputado estadual.
Ainda durante a entrevista, o parlamentar reforçou que a expectativa, é alcançar, pelo menos, setenta gestores municipais. “Vamos eleger em torno de 70 [prefeitos]”, cravou Georgiano. Ao todo, a legenda vai lançar 130 candidatos a prefeito nas principais cidades do Piauí.(Germanna Chaves/Gp1)
A Policia Militar apreendeu cerca de 100 metros de cabos de internet/telefonia na Avenida das Normalistas, bairro Nova Parnaíba, por volta das 5hs da manhã de hoje(23). A patrulha ao chegar no local, visualizou dois elementos carregando a fiação.
Ao notar a presença da patrulha, a dupla correu em fuga e abandonou a fiação, sendo recolhida e levada à delegacia.
Segundo relato, os suspeitos dariam para ganhar medalha em olimpíadas, na modalidade ‘velocidade’, nas canelas.(Portal do Catita)
Jatos da presidência da República no aeroporto de Congonhas, em junho. Foto: Diário do Poder
A revelação que até a mulher de Alexandre de Moraes se utiliza de jatinhos da FAB em seus deslocamentos chamou a atenção para esse tipo de privilégio, que deveria ser restrito apenas aos chefes de poder e comandantes militares, que têm status de ministro. Desde o início do ano, ministros do governo Lula (PT) se somaram aos presidentes do Senado, Câmara e do STF, realizando 1.068 voos em aeronaves do Grupo de Transporte Especial (GTE), da Força Aérea Brasileira.
Recorde no STF
O recordista no uso de jatos da FAB, este ano, é o presidente Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso: foram 81 voos até 15 de agosto.
Mera coincidência
O dia 15 de agosto foi a data do voo da mulher de Moraes, a advogada Viviane, com ministros do governo Lula e do STF.
Pódio da mordomia
O presidente da Câmara, Arthur Lira (74 voos) e os ministros José Múcio (72) e Fernando Haddad (64) fecham o pódio da mordomia.
Muitas milhas
Barroso também tem o recorde de voos em jatinhos da FAB um único mês, em 2024: foram 24 viagens somente no mês junho.(Cláudio Humberto)
O candidato a prefeito de Parnaíba, Zé Hamilton, visitou na manhã desta quinta-feira(22) o Mercado da Rua Caramuru, onde cumprimentou feirantes e deles ouviu pedidos para que, caso vença a eleição, não esqueça de cuidar do setor saúde “porque atualmente está muito difícil a gente conseguir uma simples consulta”, denunciou um comerciante.
Zé Hamilton ouviu denúncias e depoimentos:”voto no senhor porque é um homem sério. Não voto em moleque”
Recebeu também o carinho de eleitoras antigas
Na avaliação de alguns, somente agora, no final do mandato, os que mandam na prefeitura querem que todos acreditem que a saúde municipal vai bem, “simplesmente porque compraram um estoque de medicamentos que deve acabar em breve. Se esquecem de que as humilhações e os aperreios que já passamos, com a falta de remédios nos postos, não há quem pague, comentaram”.
A equipe que acompanhou Zé Hamilton apurou que alguns comerciantes tentavam se manter indiferentes à presença do candidato, com medo de se manifestarem, temendo represárlias, podendo até mesmo perderem seus pontos de venda no mercado, “por mera perseguição. Eles têm medo de declara apoio a outro candidato que não seja o da prefeitura, porque acreditam que serão perseguidos”. Zé Hamilton se fez acompanhar de alguns candidatos a vereador de sua coligação, dentre eles:
O levantamento do Instituto Opinião também mediu a intenção de voto para vereador em Parnaíba. A indecisão predomina entre os eleitores, com 53,2% ainda incertos sobre em quem votar. Entre os candidatos mencionados, André Neves lidera com 7%, seguido por Neta CASTELO BRANCO (4,3%) e Diniz (3,6%). Samarone aparece com 3,3%, Assis com 2,8%, e Daniel Jackson com 2,1%. Os demais candidatos obtiveram menos de dois pontos percentuais.
Foto: Instituto Credibilidade
Espontânea para vereador
Avaliação da administração
A pesquisa ainda avaliou a administração pública na cidade. Para 40,5% dos entrevistados, a gestão do prefeito Mão Santa é considerada boa, enquanto 21,5% a classificam como regular. Outros 15% avaliam a administração como ruim, 12,7% como ótima e 9,9% como péssima. Apenas 0,4% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar. No geral, 70,3% dos eleitores aprovam a administração municipal, enquanto 28,6% desaprovam.
Foto: Instituto Credibilidade
Administração Publica
Ficha técnica
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-05781/2024 e realizada entre os dias 10 e 12 de agosto de 2024. O levantamento utilizou uma técnica quantitativa probabilística aleatória, com entrevistas pessoais realizadas nas residências dos eleitores de Parnaíba, acima de 16 anos. A amostra contou com 1.000 entrevistados, e a pesquisa tem uma margem de erro de 3,09 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.
A Secretaria de Meio Ambiente vai realizar alguma coisa que se assemelha a um evento chamado “Guardião Mirim”, nas cidades de Canto do Buriti, Ilha Grande, Nazária, Parnaíba, Pedro II e Piracuruca. O gasto com isso será de R$ 750 mil pagos a uma empresa chamada Celebrar Serviços e Comércio, criada pouco mais de um ano atrás.
Foto: Semarh
Secretário Daniel, o Dan Dan, vai realizar o Guardião Mirim em cidades em que possa tirar proveito eleitoral.
Lembrete
É bom lembrar que o secretário Daniel Carvalho fez aquele discurso aloprado em Canto do Buriti em defesa de um candidato que apoia e que seu tio, Dr. Hélio, é candidato a prefeito de Parnaíba. E, como se vê, o Guardião Mirim começará nas cidades onde ele quer ganhar as eleições.(Fonte:Portalaz/Direto da redação)
O candidato a prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, teve um reencontro com residentes no Bairro São José, na noite desta quarta-feira(21) durante reunião política promovida pelo candidato a vereador Murilo Muriloso (PSD). A impressão que todos tiveram é que foi um grande reencontro com um amigo do bairro, considerando as benfeitorias e as grandes obras com as quais a população do bairro foi contemplada, durante as gestões de Zé Hamilton.
Foi Zé Hamilton quem tirou de cima de um esgoto a céu aberto, uma feira livre (mercado) deixada ainda durante a primeira gestão de Mão Santa(1989/1992), onde dejetos vindo de esgotos, inclusive da Santa Casa de Misericórdia, eram despejados. A vala foi coberta e foi construído um grande Mercado Municipal no Bairro Mendonça Clark, que também recebeu, na mesma gestão, o Conjunto Habital Brasil, depois denominado João Paulo II. Outras casas foram construída pela prefeitura, à época, e entregues a moradores que residiam em áreas de alagamentos.
A população lembrou ainda a Zé Hamilton dos grandes benefícios que chegaram ao bairro, a partir da construção do Crás do Mendonça Clark, onde funcionavam aulas de computação e depois o projeto “Lutando pelo Futuro” , com aulas de jiu-jitsu para crianças e adolescentes que se destacavam na escola. “Além de uma estação de tratamento das águas de esgotos, construimos muitas outras obras no bairro, inclusive uma fábrica de gelo, para beneficiar pescadores da região”, lembrou Zé Hamilton.
Também participou da reunião, além do candidato a prefeito Zé Hamilton, o candidato a vice-prefeito Ricardo Veras, o presidente do PSD, Magno Brandão, o empresário e ex-vice-prefeito, Chagas Fontenele, o promotor de justiça aposentado, Pádua Santos, além do anfitrião, candiato a vereador, Murilo Castro. (POR;Bernardo Silva
O senador Ciro Nogueira denunciou em suas redes sociais que o governo fala em dificuldades para cumprir compromissos, inclusive sociais, mas autorizou os Correios a cobrir um rombo de 7,6 bilhões de reais, gerado por portalis no governo Dilma.
Para Ciro, essa é mais uma “sangria sem tamanho”. Ele destacou que o escândalo nos Correios, que marcou o passado, está sendo revivido, e classificou a situação como uma “boca da noite”, e que boca da noite!(Silas Freire)
O Partido Progressistas (PP) vai para a disputa das eleições de 2024, no Piauí, menor, quando comparado às eleições de 2020. A queda no número de candidatos a prefeito no estado representa um total de 58,9% de candidatos.
Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que nestas eleições municipais, o PP conseguiu registrar apenas 53 candidatos a prefeito, sendo que nas eleições de 2020, o número foi bem superior, quando registrou 129 candidatos.
Assis Fernandes/ O DIA
Deputado Estadual Wilson Brandão
Diferentemente do Partido dos Trabalhadores (PT), que apresentou um aumento considerável, nas eleições de 2024, 136 candidaturas foram registradas, sendo que nas eleições de 2020, 81 candidatos a prefeito.
De acordo com o deputado estadual, Wilson Brandão (PP), apesar do Progressistas não ter logrado êxito nas eleições de 2022 na chapa majoritária, a sigla continua forte no Brasil e no Piauí.
“Nós temos dezenas de candidatos a prefeito, dezenas de vice-prefeito e outras centenas de candidatos a vereador. Eu acredito que ele vai ser o partido forte e importante no processo sucessório de 2026”, ressaltou.
Para o deputado Wilson Brandão, ainda é muito cedo para falar de esvaziamento da oposição do Governo do Estado e que acredita que apenas no ano eleitoral de 2026 que os grupos serão definidos.
“Eu vejo que é tudo muito precoce, quando se fala em uma oposição pequena, sendo que nós estamos ainda a dois anos e meio de uma eleição para Governo do Estado, presidente da república e para senador. Acredito que somente no ano eleitoral é que os grupos se definem. Ninguém sabe até onde o grupo do governo estará compacto para as eleições 2026. Cabe a nós fazer o nosso trabalho de oposição, para que a gente possa contribuir para os projetos do Governo”, analisou.
Desistência da reeleição
Diante das incertezas, a única certeza é que o deputado estadual Wilson Brandão (PP) não irá buscar a reeleição nas eleições de 2026. Para ele, sua missão como parlamentar já foi cumprida ao longo dos seus 36 anos como parlamentar, em nove mandatos.(O Dia)
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado protagonizou nesta quarta (21) um dos momentos mais vergonhosos da história recente do Congresso, aprovando projeto que desfigura a Lei da Ficha Limpa para beneficiar políticos inelegíveis por envolvimento em casos de corrupção. A jogada tem o DNA do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha: o projeto é de sua filha, deputada Dani Cunha (União-RJ), com parecer entusiástico do relator na CCJ, senador Weverton Rocha (PDT).
Decoro na cesta do lixo
A aprovação também do “regime de urgência” confere prioridade para votação da proposta indecorosa no plenário do Senado.
Volta à cena do crime
O projeto reduz a punição dos políticos ladrões, autorizando candidaturas já nas eleições deste ano e os habilitando a voltarem à cena do crime.
Regra dilacerada
A Lei da Ficha Limpa prevê que político ladrão fica inelegível pelo tempo equivalente ao restante do mandato mais os oito anos seguintes.
Corruptos liberados
A inelegibilidade será só de oito anos, a partir da posse no mandato em que praticou o crime. Isso livra todos os corruptos transitado em julgado.(Cláudio Humberto)
O deputado federal Florentino Neto (PT), comentou nesta quarta-feira (21), em entrevista ao Agora Brasil, sobre as Emendas Pix, foco de discussões entre legislativo e judiciário nos últimos dias. O parlamentar também falou da política local e a definição do novo diretório do PT no Piauí.
Sobre as emendas pix, Florentino minimizou as discussões polêmicas dos últimos dias. Ele apontou que acredita ser sido acertada a decisão de aumentar a transparência das destinações, mesmo já sendo, segundo ele, um modelo transparente de repasse de emdnas.
“Na democracia é natural que existam conflitos. Surgiu esse conflito entre a Câmara e o judiciário. Nós já consideramos que essas emendas eram executadas de forma transparente, já se sabia o município que era destinada e estava sujeita a fiscalização. No entanto, acredito que o conflito uniu os poderes. A decisão foi acertada”.
CENÁRIO ELEITORAL
Questionado sobre qual avaliação faz sobre a projeção do governador Rafael Fonteles em conquistar as cinco maiores prefeituras do Piauí, sendo elas Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri, Florentino foi taxativo e afirmou que o time de Rafael vencerá nas cinco cidades.
“O governador Rafael vai vencer em todas essas 5 cidades (Piripiri, Picos, Floriano, Teresina e Parnaíba). Essas 5 cidades refletem o top 5 do Piauí, e o governador é o top 10 do Brasil. É o melhor governador do país. Temos a convicção de que Dr. Hélio é o melhor candidato. Acredito que faremos em torno de 80%, ou mais, das prefeituras piauienses”.
DIRETÓRIO DO PT
“Essas divergências são naturais no PT. O PT é um partido plural. Eu sou de uma corrente e temos forças internas. Isso não quer dizer que nossa relação com os demais não seja harmoniosa. Nesse momento da decisão, as correntes vão se manifestar, mas qualquer que seja o filiado pode ser escolhido. Não temos nenhuma resistência em secretários serem indicados”. (Alécio Rodrigues/MN)
Campus Alexandre Alves de Oliveira, da UESPI, em Parnaíba
A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) finalizou a primeira etapa da reforma do Campus Alexandre Alves de Oliveira, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Parnaíba. As obras começaram neste ano e seguem agora para a sua segunda etapa.
Nessa primeira etapa, o Governo do Piauí investiu mais de R$ 1 milhão, que garantiu a renovação da pintura de todo o prédio, substituição das portas e reforma, e melhorias na fachada do prédio.
Ainda nessa primeira intervenção, a Seinfra reformou todos os banheiros do campus, recuperou a parte hidráulica e elétrica, com substituição das luminárias para tipo LED, e realizou reparo na área de cobertura dos blocos.
É válido destacar que fizemos essas intervenções com rapidez, seguindo o calendário planejado, com o mínimo de impactos aos acadêmicos, professores e servidores. Vale ressaltar que essa obra vai se somar à grande obra que executaremos aqui no campus em breve. Um investimento que faz parte da modernização da Uespi, anunciada pelo governador Rafael Fonteles e que já estamos realizando em Teresina, no Campus Poeta Torquato Neto, esclarece o secretário da Infraestrutura, Flávio Júnior.
SEM COMPRA DE VOTOS O mercado de voto está inflacionado em Teresina. Na última semana da campanha eleitoral, no começo de outubro, os candidatos a vereador planejam arrebatar votos por valores que vão de R$ 100 a R$ 600.
O cálculo modesto é que um candidato com bala na agulha invista R$ 1,5 milhão em 15 mil votos, a R$ 100 a cabeça. Desses, se conseguir 6 mil nas urnas está no lucro (é a famosa quebra).
Mas os candidatos ainda mais turbinados vão gastar R$ 200 por eleitor. O investimento sobe para R$ 3 milhões. E há quem calcule até R$ 600 por voto, jogando a cotação para a estratosfera.
Wilson da Educação aposta no voto orgânico
E QUEM NÃO COMPRAR?
No entanto, há candidatos que apostam no voto orgânico, aquele conquistado ao longo dos anos graças a trabalhos sociais, educacionais, rede de relacionamentos, categorias profissionais e causas de impacto.
Embora admitam que a concorrência é injusta, eles estão em campo fazendo reuniões menores, adesivaços familiares e estreitando laços já existentes.
Um exemplo é o candidato Wilson da Educação, professor da rede pública que disputa uma vaga na equilibrada chapa do PDT na capital.
“Não tenho dinheiro para comprar votos e mesmo que tivesse eu não compraria. Sou de origem humilde e sei da importância de escolher quem está disposto a fazer algo concreto pela população”, conta.
Wilson da Educação é filho de filho de uma vendedora de creme de galinha, que o educou e o fez professor aos 22 anos. Ele tem força no meio educacional e aposta nisso para conseguir uma das 4 vagas ambicionadas pelo PDT.
O professor era do PT e tem amizade pessoal com o candidato a prefeito Fábio Novo (PT), que ele e a sigla apoiam.
Ele vai lançar sua candidatura em evento com cerca de 500 pessoas na zona Norte, onde tem mais força. (Coluna do Ari Carvalho)
O Governo do Piauí enviou mensagem à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) acerca de um projeto de lei para conceder subvenção econômica de aproximadamente R$ 80 milhões à Equatorial Piauí Distribuidora de Energia. A matéria foi lida em sessão plenária nessa terça-feira (20).
De acordo com as informações, o auxílio seria para obras de reforço e suprimento energético às subestações Ribeiro Gonçalves II e Uruçuí III, ambas no Sul do Piauí. Os recursos visam, segundo o Poder Executivo, a construção de infraestrutura moderna que propicie o acesso a serviços de fornecimento de energia elétrica de qualidade.
Reprodução
Governo envia proposta de auxílio financeiro de R$ 80 milhões à Equatorial Piauí
“Obras em conexão 138 kV com ampliação no sistema elétrico a partir da construção da nova subestação elevatória 69kV/138 kV em Ribeiro Gonçalves, construção de 107,5 km de linha de distribuição em 138 kV, construção da nova subestação Uruçuí III e implantação de reguladores de tensão, bancos de capacitores e reatores, dentre outros equipamentos necessários”, diz trecho do texto.
Ainda conforme o Governo, a subvenção econômica tem por objetivo a “implantação do Complexo Industrial de Uruçuí, propiciando o desenvolvimento econômico e industrial da região e a geração de emprego e renda, à medida que o fornecimento de energia elétrica de qualidade fomentará a produção industrial já iniciada pela instalação de novos investidores na região”.
A partir de agora o projeto de lei será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e, tendo parecer favorável, será enviado às comissões técnicas da Alepi. A matéria sendo aprovada, ela voltará para o plenário e consequentemente apreciação dos demais parlamentares.
Subvenção de recursos
De acordo com a legislação vigente, a subvenção de recursos é a transferência destinada a empresas públicas ou privadas de caráter industrial, comercial, agrícola ou pastoril para cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas.(Ezequiel Araújo/O Dia)
Apenas duas capitais do Nordeste, Recife, em 53ª posição, e Fortaleza, na 96ª, estão no ranking dos municípios mais competitivos do país, de acordo com o Centro de Liderança Pública, que divulga a lista nesta quarta-feira.
Piauí na lista
Como o ranking inclui as 404 cidades brasileiras com mais de 80 mil moradores, do Piauí são avaliadas a capital, Teresina (866,3 mil), Parnaíba (163 mil) e Picos (83 mil).
Topo
A capital de Santa Catarina, Florianópolis, segue na liderança da edição deste ano do ranking, repetindo o desempenho do ano passado. Na sequência, vêm São Paulo (SP), Vitória (ES), Porto Alegre (RS) e Barueri (SP).
Avaliação
A lista avalia os 404 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, que reúnem 60% da população brasileira.
O ranking de competitividade classifica as cidades segundo 65 indicadores em 13 pilares e três áreas temáticas: instituições, sociedade e economia. (Portalaz)
O presidente do PT-PI, João de Deus falou com o pensarpiauí
Presente em 220 munícipios piauienses, o Partido dos Trabalhadores reúne para as eleições de 2024 a maior quantidade de candidatos à prefeitura no estado, com 136 nomes do partido. Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao todo, são 491 candidaturas no estado e o PT é responsável por 27,7% das mesmas. O segundo e terceiro lugar na soma são ocupados pelos MDB, com 111 candidatos e o PSD, com 107.
O partido também tem 86 candidatos entre pretos e pardos, enquanto os brancos estão em 53 nomes. Há uma discrepância relevante entre o número de homens (107) e mulheres (29). Nove partidos registraram apenas uma candidatura no Piauí.
Ao pensarpiauí, o presidente do PT no estado, João de Deus falou sobre as perspectivas para outubro com estes números. De acordo com dirigente, a expectativa da cúpula petista gira em torno de 60 a 70 prefeitos eleitos neste pleito, com 39 candidatos enquanto favoritos e 70 altamente competitivos.
“O PT é partido com o maior número de candidatos à prefeito e prefeita no Piauí. Hoje nós temos um quadro político que avaliamos são pelo menos 39 candidatos favoritos, 70 candidatos muito competitivos e tem 27 que lutam para se tornarem competitivos. Na nossa avaliação, o partido tem cacife para eleger entre 60 a 70 prefeitos. Esse é o quadro político que temos desenhado hoje, incluindo aí o prefeito da capital, deputado Fábio Novo”, disse João de Deus;
Veja quantidade de candidatos por partido no Piauí: