Entre tapas e beijos: o medo da traição e da dependência

Ciro Nogueira (PP) tem sido atacado por bolsonaristas e isso tem preocupado Jair Bolsonaro. Próximo de se filiar ao PP, aliados tem tentado retirar essa ideia do presidente. Isto porque muitos acreditam que ele poderá ser traído pelo ministro da Casa Civil.

Aliados, principalmente os filhos, tentam remover Bolsonaro da filiação ao PP de Ciro Nogueira

Conforme apurou o DCM, o governante brasileiro declarou para interlocutores que deve ir para o PP. Ele explicou que ficou por lá de 2005 até 2016 e criou boas relações. Também deixou claro que é um partido do centrão, o que poderá facilitar alianças, caso seja reeleito.

Bolsonaro ainda apontou que o PP tem uma grande base de prefeitos em todo país. Isso pode lhe favorecer ao longo da campanha. Fora que terá mais tempo de TV e fundo eleitoral para usar. Sendo assim, na visão dele, não tem porque recusar o convite.

Só que aliados, principalmente os filhos, tentam remover essa ideia do pai. Eles alegam que não terão controle do partido. Isso significa que ficarão “reféns” da boa vontade de caciques. Diferentemente do PSL, que era um nanico em 2018, o PP tem uma envergadura maior. Ou seja, os bolsonaristas terão que andar “na linha” dos líderes da sigla.

Ciro Nogueira sempre foi muito próximo de Lula. Em 2018, chegou a dizer que continuaria aliado do petista, independentemente de qualquer coisa. E não é segredo para ninguém que o ex-presidente tenta puxar o PP para sua base aliada.

Por conta disso, aliados morrem de medo que o ministro dê para trás na última hora e não dê a legenda para Bolsonaro. Isso ocasionaria na retirada do presidente da reeleição. Pois mudança de partido poderá ocorrer até abril do ano que vem.

Bolsonaristas acreditam que o chefe do executivo pode ser traído. Os ataques nas redes sociais e também de líderes evangélicos não são por acaso. A ideia é afastar Nogueira e o PP do presidente.

Já os líderes do partido descartam qualquer tipo de traição. Garantem que vão entrar na campanha para ganhar. E Bolsonaro terá total apoio, caso resolva se filiar a sigla.(pensarpiaui)

Foi de goleada: Câmara aprova por 392×71 votos valor fixo de ICMS sobre combustíveis

Em votação acachapante, a Câmara dos Deputados aprovou por 392 votos a 71 e duas abstenções  um valor fixo para cobrança de ICMS sobre combustíveis. A medida está prevista no Projeto de Lei Complementar 11/20. O projeto segue agora para o Senado, cujo presidente Rodrigo Pacheco prometeu “agilizar” sua tramitação, afirmando que o País “não suporta” os valores atuais dos combustíveis para o consumidor.

Deputado Arthur Lira presidiu a sessão da Câmara que estabeleceu valor fixo de ICMS sobre combustíveis – Foto: Pablo Valadares/Câmara.

A aprovação é mais uma demonstração de liderança e força política do presidente da Câmara, Arthur Lira, defensor da medida, mesmo contrariando os governadores. Os deputados ainda precisam votar os destaques que podem alterar o texto.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Dr. Jaziel (PL-CE), que obriga estados e Distrito Federal a especificar a alíquota para cada produto por unidade de medida adotada, que pode ser litro, quilo ou volume, e não mais sobre o valor da mercadoria. Na prática, a proposta torna o ICMS invariável frente a variações do preço do combustível ou de mudanças do câmbio.

Dr. Jaziel estima que as mudanças na legislação devem levar à redução do preço final praticado ao consumidor de, em média, 8% para a gasolina comum, 7% para o etanol hidratado e 3,7% para o diesel B. “A medida colaborará para simplificação do modelo de exigência do imposto, bem como para uma maior estabilidade aos preços desses produtos”, espera.

Novo cálculo
Atualmente, o ICMS incidente sobre os combustíveis é devido por substituição tributária para frente, sendo a sua base de cálculo estimada a partir dos preços médios ponderados ao consumidor final, apurados quinzenalmente pelos governos estaduais. As alíquotas de ICMS para gasolina, como exemplo, variam entre 25% e 34%, de acordo com o estado.

No substitutivo, as operações com combustíveis sujeitas ao regime de substituição tributária terão as alíquotas do imposto específicas por unidade de medida adotada, definidas pelos estados e pelo Distrito Federal para cada produto.

As alíquotas específicas serão fixadas anualmente e vigorarão por 12 meses a partir da data de sua publicação. As alíquotas não poderão exceder, em reais por litro, o valor da média dos preços ao consumidor final usualmente praticados no mercado considerado ao longo dos dois exercícios imediatamente anteriores, multiplicada pela alíquota ad valorem aplicável ao combustível em 31 de dezembro do exercício imediatamente anterior.

Como exemplo, os preços médios de setembro da gasolina comum, do etanol hidratado e do óleo diesel corresponderam, respectivamente, a R$ 6,078, R$ 4,698 e R$ 4,728, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Na forma do substitutivo, a alíquota seria calculada com base na média dos preços praticados de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Nesse período, os preços de revenda variaram de R$ 4,268 a R$ 4,483, no caso da gasolina comum; de R$ 2,812 a R$ 3,179, no caso do etanol hidratado; e de R$ 3,437 a R$ 3,606, no caso do óleo diesel.

Rafael diz que campanha polarizada irá se refletir no Piauí

O secretário de Fazenda Rafael Fonteles ( PT) afirma que não há espaço para uma terceira via no Piauí.  Segundo ele, a polarização nacional vai se refletir no Piauí. 

No cenário nacional, há um acirramento de ânimos entre o grupo de apoio ao ex-presidente Lula ( PT) e o grupo de Bolsonaro. Até o momento, no âmbito nacional, nenhuma terceira via se consolidou. No Piauí, também ainda não há terceira via. Nos últimos dias, o cientista político Washington Bonfim se colocou como uma terceira via. E o ex-senador João Vicente Claudino se movimento com o intuito de construir uma terceira via. Para Rafael, que deve ser o candidato do PT, essas tentativas não irão se consolidar.

“Observamos que nacionalmente só tem espaço para o projeto de Lula e do outro lado o grupo de Bolsonaro. A mesma coisa vai ocorrer nos Estados e no Piauí”, destaca. Na avaliação de Rafael, a polarização não abre espaço para uma terceira via em âmbito nacional e no Piauí.(Lídia Brito)

Regina Sousa sobre Margarete Coelho: “finalmente ela se decidiu”

“Finalmente ela se decidiu”, declarou a vice-governadora Regina Sousa (PT) sobre a saída da deputada federal Margarete Coelho (progressistas) da base do Governo Wellington Dias (PT). No fim de semana o governador emitiu uma nota confirmando a saída de Margarete e Sádia Castro do Governo.

Vice-governadora Regina Sousa

Vice-governadora Regina Sousa

Regina Sousa destacou que é o governador Wellington Dias quem comanda a base e quem faz a estratégia para as eleições de 2022. “Quem está fazendo a condução política é o governador Wellington Dias, foi sempre ele. Ele é quem é o estrategista e discute com a equipe quando precisa. Mas ele tem toda essa autonomia. A discussão com a Margarete já vem de muito tempo e finalmente ela se decidiu, é natural”, declarou a vice-governadora.

Ao ser questionada se o governador Wellington Dias deveria chamar os membros do Progressistas que fazem parte do Governo para decidir em qual palanque vão ficar, Regina defendeu que é o próprio Progressistas que deve fazer essa cobrança.

“Não sei, é o governador quem comanda isso. Eu não estou entrando muito nessa discussão. Eu acho que quem chama mesmo é o partido de origem, o PP é quem deve estar chamando para discutir. É o partido dele, ele certamente vai querer resgatar seu povo. Então é a hora dele fazer isso e dizer onde fica”, finalizou a petista.

Margarete deixa a base

A deputada federal anunciou no sábado (9) que estava deixando a base de Wellington e iria marchar na oposição ao lado do ministro Ciro Nogueira em 2022. A irmã de Margarete, Sádia Castro, que comandava a Secretaria de Meio Ambiente, deixou a pasta e entregou os cargos que indicava.

Jornalista Hilder Monção sente de perto nível de carência da população

Com uma agenda sempre cheia, principalmente nos finais de semana, o jornalista Hilder Monção segue incansável no corpo a corpo junto à população, realizando visitas, falando e ouvindo o povo, objetivando conhecer e sentir quais as principais demandas das pessoas, auscultando-as  para melhor se preparar com vistas à campanha eleitoral que se avizinha. Monção é pré-candidato a deputado estadual.

Ele disse que já deu para sentir que a população se sente meio órfã e decepcionada com os políticos que, quando na campanha, prometem mundos e fundos e, após o pleito, somem. E que é muito forte o desejo do eleitorado de que novas “caras” apareçam a fim de se oferecerem como opção política contra tudo o que aí está, num quadro em que os candidatos são sempre os mesmos e as promessas também.

“Não temos a varinha mágica para solucionar todos os problemas da população.  Mas temos vontade e força para tentar seguir um outro rumo, caso sejamos contemplados com a confiança da população nas próximas eleições. Não prometo, porque nada tenho a oferecer, a não ser minha amizade e a minha gratidão por tudo o que tenho recebido” – pontua Hilder Monção.

Bolsonaro vai a Santuário de Aparecida e ouve sermão crítico

Bolsonaro na missa em Aparecida

Depois de ouvir críticas sobre a liberação de armas e a condução da pandemia pelo seu governo nas celebrações do Dia da Padroeira, o presidente Jair Bolsonaro tirou a máscara e causou aglomeração, nesta terça-feira, 12, no Santuário Nacional de Aparecida. Ele, que já tinha provocado um grande ajuntamento de pessoas na chegada, desfilou com o corpo fora do carro quando saiu do santuário. Parte do grupo, que se espremia nas cercas de segurança, o aplaudiu e chamou de “mito”, enquanto um coro menor gritava “lixo”.

Bolsonaro assistiu à missa da tarde na companhia dos ministros Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações, e João Roma, da Cidadania. Na homilia, à frente do presidente, o padre José Ulysses da Silva, porta-voz do santuário, fez uma referência indireta à postura armamentista do governo. “Se conseguíssemos abraçar a proposta de Jesus nós seríamos um povo mais desarmado e fraterno”, afirmou o padre.

Citando um trecho do evangelho lido por Bolsonaro durante a celebração, o religioso lamentou os mortos pela covid-19 e disse que “a vida é um valor que deve prevalecer sobre todo e qualquer outro valor, sobre nossos interesses políticos, econômicos e até religiosos”. Desde o início da pandemia, o presidente sempre se posicionou contra as medidas de isolamento social, alegando prejuízo econômico. Segundo o padre, é graças à solidariedade da população que o País não atravessa uma crise ainda mais violenta. “Nós sabemos quantas pessoas perderam a vida para cuidar da nossa. Há mesas vazias, há desemprego e há sequelas da enfermidade”, afirmou. Disse, ainda, que além do “dragão da pandemia” há o “dragão da ganância” que suga a vida de quem mais precisa e “tem muita gente sofrendo”.

As declarações do padre ecoaram a homilia da principal missa do dia, celebrada pelo arcebispo de Aparecido, dom Orlando Brades, pela manhã: para ser pátria amada, não pode ser pátria armada”.

Fonte: terra.com.br

Malafaia desafia Ciro Nogueira: “o sr. é obrigado vir a público dar satisfação”

O pastor bolsonarista Silas Malafaia publicou um vídeo nesta segunda-feira (11) em suas redes sociais, onde faz um ataque a ministros do governo Jair Bolsonaro que, segundo o empresário da fé, querem barrar a indicação de André Mendonça para o Superemo Tribunal Federal (STF). 

Ciro e Malafaia

No vídeo, Malafaia ataca o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda e o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

“Como pode, gente? A Folha de São Paulo [jornal] dizendo que Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, um dos mais importantes cargos políticos, vai jantar com Renan Calheiros, o cara que quer destruir Bolsonaro por interesses políticos”, afirmou o líder evangélico, complementando que “Se o senhor [Ciro Nogueira] não foi jantar com ele, e se o senhor Ciro Nogueira é a favor da indicação de André Mendonça, convoque a imprensa”, sugeriu. 

Malafaia disse ainda que não foram os evangélicos que indicaram Mendonça. “O presidente nos perguntou se ele era alguém terrivelmente evangélico. A indicação é do presidente Jair Messias Bolsonaro.”

Bolsonaro sabia de vídeo de Malafaia e fez um pedido a pastor

O presidente Jair Bolsonaro sabia que Silas Malafaia atacaria dois membros do seu governo. E conversou com o pastor antes da gravação do conteúdo. O chefe do poder executivo federal escutou atentamente as reclamações do líder evangélico. No fim, fez um pedido.

O governante brasileiro recebeu uma mensagem do pastor sobre André Mendonça. Muito próximo de senadores, Malafaia soube que Ciro Nogueira e Flávia Arruda não querem o ex-advogado-geral da União no STF. E quis saber se o presidente tinha conhecimento disso.

Bolsonaro tentou colocar panos quentes. Disse que escutou nos corredores, mas não deu muita atenção. Seu foco é que Davi Alcolumbre marque a sabatina. E, caso o nome de Mendonça for recusado, ele indicará outro evangélico. Porém, Silas não ficou satisfeito.

Disse que falaria “a verdade aos seus fiéis, porque é um homem de honra”. O chefe do executivo escutou quieto o desabafo do amigo. No fim, falou para o pastor fazer o que bem entendesse. Só fez um pedido: “não fale mal de mim e nem dos meus filhos”.

Silas tranquilizou Bolsonaro e deixou claro que o problema dele era com Ciro Nogueira e Flávia Arruda. E garantiu que usará toda sua influência para pressionar Alcolumbre e membros do centrão que não querem Mendonça no STF. O presidente apenas desejou boa sorte.(pensarpiaui)

PRF apreende carga de leite sem conservação adequada em Piripiri

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 46 anos na BR 343, na cidade de Piripiri, por crime contra as relações de consumo.

PRF apreende carga de leite

A PRF informou que um veículo com dois IBCs (tanques de plástico) carregados com aproximadamente 2.800 litros de leite in natura, que estavam sendo transportados de Piracuruca com destino a Teresina, sem as condições de higiene, refrigeração e conservação impostas pela legislação sanitária. Além disso, o condutor não apresentou documentação fiscal do carregamento perecível.

De acordo com a PR, o condutor afirmou que não possuía nenhum documento da carga e que fazia esse transporte uma vez por semana. Segundo ele, o leite é destinado a hospitais de Teresina.

Conforme a PRF, o homem e a carga foram encaminhados até a Polícia Civil de Piripiri para as providências cabíveis. Ele responderá por “Vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo (Crime contra as relações de consumo).

Com informações da PRF

Apoio de Beto a Flávio Jr. é visto como porta de entrada dele no PP de Ciro

Flávio Jr. com o vice-prefeito de Parnaíba, Beto Teles

Flávio Jr. com o vice-prefeito de Parnaíba, Beto Teles

Por Arimatéa Carvalho

O vice-prefeito de Parnaíba, Beto Teles, e o vereador Edcarlos, ambos do PP, declararam apoio ao deputado estadual Flávio Nogueira, que disputará a reeleição. Beto votava no presidente regional do Progressistas, Júlio Arcoverde, para a Alepi, mas agora Júlio será candidato a deputado federal e Beto continua com ele. 

A movimentação foi vista como sinal de que os deputados Flávios, pai e filho, devem sair da base do governador e seguir com o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil). Perguntado sobre o assunto, Júlio se entusiasma: “É o que queremos, e toda semana a partir de agora teremos adesões de peso ano nosso grupo”.

 

Piauí recebe 52.650 mil vacinas para aplicação de 2ª dose da Pfizer

Doses da Pfizer

Doses da Pfizer

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) recebeu nesta segunda-feira (11), no Aeroporto Senador Petrônio Portella, um novo lote com o total de 52.650 mil novas doses da vacina Pfizer/BioNTech, enviadas pelo Plano Nacional de Imunização.

De acordo com a Sesapi, a nova remessa será encaminhada aos municípios piauiense e destinada para a aplicação, exclusivamente de segunda dose, na população de 18 a 59 anos, que aguarda a data para a conclusão do esquema vacinal.

Assim que chegaram ao estado, as vacinas foram enviadas para a Rede de Frio da Sesapi, onde passaram por conferência das equipes da Coordenação de Imunização e estão prontas para envio.

Segundo os dados do Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização demonstram (SIS-PNI), que até esta segunda (11), foram aplicadas no Piauí 3.512.011 doses de imunizantes, sendo que destas mais de 2.210,654 são de primeira dose.

A dupla Ciro Nogueira-Arthur Lira não brinca em serviço

Lira e Nogueira

Por Alex Solnik, jornalista, no 247

A dupla Ciro-Lira não brinca em serviço. Seu poder tem aumentado na mesma medida em que Bolsonaro vem perdendo poder. 

Depois de 7/9, quando jogou todas as fichas na mesa, o presidente ficou sem cacife. 

Escancarou que suas ameaças de golpe eram blefe. E que o Exército não era “seu”, mas do estado. 

Admitiu que tem que dividir o poder com o STF e com o Congresso. Deixou os seguidores, que acreditaram na sua proteção divina, com a brocha na mão. 

Ficou, mais ou menos, na situação do José do Carlos Drummond de Andrade. Ficou sem discurso. A cada nova pesquisa seu horizonte para 22 fica mais estreito. A continuidade no poder é um sonho distante. 

Tal como ocorreu entre 1831, quando D.Pedro I, enxotado do Brasil, deixou aqui seu filho, Pedro de Alcântara, de seis anos, e 1840, quando completou 15, o país está sendo governado por uma regência, já que alguém tem de governar. 

A regência Ciro-Lira.

Empolgada com os 310 votos pela convocação do ministro Paulo Guedes ao plenário da Câmara, onde dificilmente escapará da degola, a dupla agora pressiona para emplacar o novo ministro do STF, dando por favas contadas que Mendonça não descerá do telhado. 

O indicado dos regentes, Alexandre Cordeiro, atual presidente do Cade, é repudiado pela bancada evangélica, principalmente por Silas Malafaia, que nem político é, mas apita no governo. 

E garante que Bolsonaro não vai escolher quem os evangélicos não quiserem.No frigir dos ovos, ou dos votos, Bolsonaro vai ter de optar entre aqueles a quem prometeu o STF e os que podem salvá-lo ou jogá-lo no impeachment. Faltam 32 votos.    

Wellington Dias no Datena defende a criação de fundo regulador para os combustíveis

Wellington Dias e Datena

O presidente do Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias (PT), governador do Piauí, defende a criação de um fundo regulador para equilibrar o preço dos combustíveis. A ideia também já foi defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e, segundo o Ministério da Economia, está em estudo.

Em entrevista a José Luiz Datena, na Rádio Bandeirantes, Dias lembrou que essa alternativa já foi usada antes para suavizar as variações do dólar e do petróleo. Ele criticou a ideia de mudar a cobrança do ICMS, como defendem o governo federal e o presidente da Câmara, Arthur Lira, para segurar os preços. 

Uma alteração até poderia fazer sentido, mas num contexto de uma ampla reforma tributária sobre o consumo e os serviços, afirma o governador. Recentemente, 20 governadores assinaram uma nota afirmando que nos últimos 12 meses só a gasolina subiu 20%, sem que tivesse havido elevações no ICMS.(pensarpiaui)

Prefeito Mão Santa não deve se contentar com tão pouco!

Pelo nível de amizade que o prefeito Mão Santa, de Parnaíba, anunciar ter com o presidente da República Jair Bolsonaro e, agora, com o seu principal ministro, senador Ciro Nogueira, não era para se contentar apenas com obras de pavimentação. Era para pedir e recebeer muito mais.  Deixar de lado esse complexo de vira lata, como ele costuma dizer, e sonhar alto.

Nunca mais se ouviu do prefeito e nem do presidente Bolsonaro que iriam transformar Parnaíba numa segunda Petrolina, exportando fruticultura dos Tabuleiros Litorâneos. E cadê os recursos prometidos? Ciro Nogueira, que esteve em Parnaíba sábado, pelo menos tocou no assunto?

Seria interessante que o Senador e Ministro Ciro, que diz agora amar tanto Parnaíba, conseguisse recursos para a construção da Ponte do Tabuleiro, tão sonhada pela população de vários bairros da cidade. E nem vamos falar dos milhões que disseram na campa nha política estavam conseguindo para resolver o problema dos Piscinões do Bairro Piauí. Enfim, são essas mentiras que enojam e decpcionam a população.

Foi prometida a conclusão do prolongamento da Avenida São Sebastião, obra iniciada em 2014 pelo então governador Zé Filho

Mas, enquanto o prefeito parnaibano, O MELHOR DO BRASIL, como afirmam seus asseclas, não experimenta voos mais altos, vamos nos contentar com obras de asfalto e calçamentos. Que pelo menos sejam concluídas as promessas feitas pelo senador da república, que se auto-denomina o filho 05 do presidente Bolsonaro.

Candidatos copa do mundo: Eles estão chegando à cata de votos parnaibanos

Vereador Joãozinho do Trânsito já tem seu candidato a deputado estadual: Rubens Vieira, de Cocal. E estaria conver$ando com o deputado federal Flávio Nogueira

Não adianta reclamar que o eleitor parnaibano não elege pessoas aqui residentes, para nos representar na  Câmara Federal, tampouco para a Assembleia Legislativa. Não tem jeito. As lideranças políticas locais já começaram a “negociar” com os votos dos parnaibanos. Vereadores conversando para saber quem dá mais pelo “apoio”. 

O ex-vereador Beto, atual vice prefeito de Mão Santa, do Partido de Ciro Nogueira (PP), estaria se acertando para apoiar Flávio Nogueira Jr., que pertence à base do governo W. Dias.Tudo junto e misturado

Na época em que Parnaíba tinha menos de 30 mil eleitores chegou a eleger uma bancada de 4 representantes, na Assembleia Legislativa: Mão Santa, Elias Ximenes, Paulo Silva e Ribeiro Magalhães. Hoje, com mais de 100 mil eleitores, elege apenas um. No caso o deputado Dr. Hélio. E o último deputado federal eleito por Parnaíba foi Antônio José de Moraes Sousa, em 2002. Outros Parnaibanos que foram deputados federais: Pinheiro Machado, Chagas Rodrigues e Alberto Silva. (*Bernardo Silva)

A falsa oposição da turma de Ciro Nogueira

A deputada federal Margarete Coelho anunciou que sua irmã, Sádia Castro, deixa o Governo do Estado e agora vai focar na oposição.
O que podemos entender disso?
]A primeira coisa é o que já repetimos desde que Ciro Nogueira se disse oposição: é ridículo que os Progressistas mantivessem uma pasta no governo que dizem se opor.
Como a população pode compreender que alguém da noite para o dia deixa de concordar com algo que até ontem fazia parte? Será que Margarete agora virou oposição mesmo?
É claro que Margarete e Wellington Dias continuam aliados, é só ver como os dois continuam defendendo bandeiras parecidas e mantendo suas condutas iguais.
A irmã de Margarete, Sádia Castro, foi a responsável pelo Escândalo do Zoobotânico quando participou de uma falsa reforma do parque.
Se Margarete diz que a missão foi cumprida, então o último ato de Sadia era parte da missão dada por Wellington Dias – e fazer essas lambanças com dinheiro público é uma conduta bem petista de ser.
Sádia deixa o Governo, apenas para reforçar a ideia de que Margarete não é mais governo. Nada mais.
A oposição continua mais falsa que nunca e todos são aliados que tentam se manter no poder a todo custo.
Se você quiser comprovar isso, basta ver como a deputada vai se comportar agora. Ela vai fazer o mesmo tipo de oposição que os outros progressistas agora fazem. Sem denúncias, sem críticas e sem investigação e com cobranças fraquíssimas que nunca fizeram em 20 anos.
Apenas com discursinhos bobos chamando Rafael de Pé de Chumbo, falando problemas genéricos e dizendo que depois de 20 anos já chega de um governo que eles sempre fizeram parte e juntos ajudaram a destruir o Piauí. (Fonte: O Piauiense)

Aumento de 7,2% é resposta da Petrobras ao projeto de Arthur Lira

Presidente da Câmara Arthur Lira, concedendo entrevista à imprensa. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O aumento cavalar de 7,2% da Petrobras, anunciado sexta (8) nos preços da gasolina e do gás de cozinha, foi recebido pela base de apoio ao governo Bolsonaro como “resposta” dos tecnocratas que controlam as decisões da estatal ao presidente da Câmara dos Deputados. É que Arthur Lira (PP-AL) prometera a redução imediata de 8% no preço da gasolina ao consumidor, com a aprovação do projeto que prevê aumentos baseados na média dos reajustes dos últimos dois anos.

Aumento ‘preventivo

Chamou a atenção o percentual excessivo de 7,2%, bem próximo da redução de 8% prometida pelo presidente da Câmara

Deboche criticado

Lira criticou, dias atrás, o debochado diretor-executivo da Petrobras, que ameaçou os brasileiros de “pensar com carinho” em mais aumentos.

Afrontando a Câmara

Como tentou mostrar em sua coletiva que manda nas decisões da Petrobras, o diretor debochado teria decidido afrontar Arthur Lira.

Trabalhem, senhores

Lira irritou os tecnocratas ao afirmar que diretores da Petrobras são bem pagos para encontrar soluções que reduzam o peso sobre os brasileiros.(Cláudio Humberto)

Natal pagou por respiradores usados, vencidos, quebrados e, claro, superfaturados

Os equipamentos adquiridos com superfaturamento eram velhos, quebrados, imprestáveis – Foto: CGU.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-secretário adjunto de Saúde de Natal, Vinícius Capuxu de Medeiros, por crimes na compra irregular de 20 respiradores pulmonares. O prefeito de Ntal, reeleito em 2020, é Álvaro Costa Dias (MDB).

Os respiradores foram comprados para atender pacientes de covid-19 na cidade. O MPF também apresentou denúncia contra o empresário Wender de Sá.

Segundo o Ministério Público, eles cometeram os crimes de peculato qualificado, dispensa ilegal de licitação e fraude à execução de contrato administrativo. Segundo o MPF, eles direcionaram ilegalmente a compra de respiradores junto à empresa Spectrum Equipamentos Hospitalares por R$ 2,1 milhões.

“Os equipamentos, contudo, se mostraram praticamente inservíveis, tendo mais tempo de fabricação e de uso do que a vida útil (prevista para 10 anos). Alguns nunca funcionaram, muitos apresentavam características suspeitas de serem clandestinos ou fruto de falsificação e, mesmo assim, os preços pagos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estavam muito acima dos praticados no mercado”, afirmou o MPF.

Os respiradores eram considerados imprestáveis, antigos. Além disso, dos 20 equipamentos, seis tinham número de série adulterados, indicando serem itens roubados ou furtados. Capuxu chegou a ser alertado por uma das fabricantes que os ventiladores pulmonares entregues pela Spectrum continha etiqueta não original, entre outras irregularidades. Mesmo assim, ele autorizou o pagamento e não providenciou a apuração do alerta da fabricante.

Além de não servirem aos pacientes de covid-19, os respiradores foram comprados pela prefeitura de Natal com sobrepreço. Anteriormente, própria Spectrum havia vendido aparelhos semelhantes por preços que variavam entre R$ 28 mil e R$ 60 mil. Mas à Secretaria de Saúde de Natal, cada equipamento foi vendido por R$ 108 mil.

O MPF aponta que a Spectrum já havia sido escolhida pelo então secretário adjunto antes mesmo de instaurado o procedimento de dispensa de licitação. A proposta da empresa é de 11 de maio de 2020, enquanto a dispensa foi autorizada somente três dias depois, pelo próprio Capuxu. A assessoria jurídica da Secretaria recomendou a complementação na estimativa de preços, mas isso não ocorreu. Também não houve apresentação da especificação técnica dos respiradores e isso impediu a participação de outras empresas.

O Ministério Público pediu o sequestro de bens dos denunciados para ressarcir os cofres do município, mas foram localizados menos de R$ 6 mil nas contas dos envolvidos. Um pedido complementar requer a indisponibilização de veículos e imóveis para chegar o valor necessário.

Wellington Dias diz ao Estadão que estuda anunciar reajuste no salário do servidor público

Wellington Dias em entrevista à imprensa (Foto: Ricardo Morais / OitoMeia)

Em reportagem deste domingo (10/10), divulgada no Estadão, de São Paulo (SP),o governador Wellington Dias falou sobre a proximidade do fim do veto a reajustes salariais de servidores, imposto pelo socorro federal concedido durante a pandemia.

Wellington está, segundo a matéria, entre os 14 governadores que projetam recomposições inflacionárias ou aumentos reais para 2022, ano eleitoral. Alguns estados já aprovaram projetos que miram determinadas categorias, com destaque para professores e policiais.

No caso do Piauí, é colocado ainda em “fase de estudo / discussão / elaboração”. Reeleito para o seu quarto mandato em 2018, que deve chegar ao fim em abril do próximo, quando ele deve se desincompatibilizar para ser candidato a senador, o governador piauiense disse ao Estadão que vai considerar a recomposição da inflação a partir de 2022.

Presidente do Consórcio Nordeste, o governador piauiense petista afirmou que levará o tema aos demais governadores da região, diz trecho da matéria do Estadão. Entretanto, governadores que serão candidatos a reeleição demonstram que vão anunciar este aumento ainda este mês, mais precisamente dia 28, quando ocorre o Dia do Servidor Público. “Estamos finalizando os estudos. O reajuste será concedido para todas as categorias”, afirmou Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas.(OitomMeia)

Governador lamenta as 600 mil mortes por Covid-19 no Brasil

O governador Wellington Dias (PT) lamentou nesta sexta-feira (8) as 600 mil mortes em decorrência da Covid-19 no Brasil. De acordo com o chefe estadual, milhares de vidas poderiam ter sido salvas se tivessem recebido o aparato da ciência.

“Não é um número; são 600 mil vidas humanas perdidas para a Covid-19. São homens e mulheres com histórias e sentimentos distintos que a doença eliminou do nosso convívio; seres humanos que se tivessem apenas recebido o aparato da ciência, milhares ainda estariam entre nós”, afirmou.

Conforme o governador, as mortes por Covid são resultado da ‘desvalorização da existência humana’.

“Na proporção do Nordeste, quase 200.000 estariam a salvo, conversando, trabalhando, interagindo com suas alegrias entre nós. Perdemos pela desvalorização da existência humana. O Piauí e o Nordeste, mesmo não sendo uma ilha dentro do Brasil, escolheram priorizar a vida”, comentou.(newspiaui)

Valdecy Cavalcante e filhos, Jairo e Dênis se filiam ao PP nesta sexta-feira(08)

O empresário Valdecy Cavalcante, presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal se filia ao Partido Progressista nesta sexta-feira(08). A informação foi confirmada pelo presidente do diretório estadual do Partido Progressistas no Piauí, deputado estadual Júlio Arcoverde e pelo próprio Valdecy.

Valdecy Cavalcante admite que a forma como o empresariado piauiense vem sendo tratado pela gestão atual estadual contribuiu para decisão de se filiar ao PP. “Realmente as medidas demagógicas e ditatórias dos nossos governantes, que oprimiu à população, humilhou as pessoas, quebrou-se nossa frágil economia, aliada a falta de competência, compromisso e honestidade, vem levando a classe produtora a refletir sobra a necessidade de ingressar na política. Não que sejamos necessariamente candidatos, mas queremos ser ouvido nas escolhas destes e participarmos nas suas eleições“.
Valdecy afirmou que os filhos, Jairo e Dênis também se filiaram ao PP. “O PP dispõe do meu nome é dos nomes dos meus filhos Jairo e Dênis Cavalcante, para somar as suas forças” acrescentou o empresário.

A solenidade de filiação será realizada no espaço cultural do SESC, na avenida Cajuína -zona leste de Teresina, e contará com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, senador Ciro Nogueira-PP/PI, presidente do Diretório Nacional do PP.

O PP lidera a oposição ao governo do Estado e percorre o Piauí apresentando o ex-prefeito Silvio Mendes e a deputada federal Iracema Portela-PP/PI como alternativas de candidatura para concorrer a vaga de governador do Piauí contra o candidato da situação, secretário de fazenda, Rafael Fonteles-PT.(politicapiaui)