W.Dias começa em Parnaíba a escalar seu time para as eleições 2020

W. Dias e Zé Hamilton

O governador Wellington Dias (PT), esteve ontem com o ministro do Turismo na região de Parnaíba e anunciou que a base aliada ao Kanark só terá um candidato à prefeitura na cidade.

O objetivo é derrotar o seu principal crítico no Piauí, que é o atual prefeito Mão Santa. Na conversa em Parnaíba, não estava presente o deputado Hélio, importante líder na região, mas todos os sinais apontam que o Kanark lançará José Hamilton para secessão.(Silas Freire)

Toffoli não fala sobre pagamentos do DPVAT a pessoas ligadas a ministros

Bolsonaro acerta ao colocar Coaf no Banco Central, diz ToffoliAuditoria fala de pagamentos a pessoas ligadas a ministros, mas Toffoli diz nada ter com o caso

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli mandou dizer que não comentará a grave revelação de auditoria nas contas da Seguradora Líder, que controla o DPVAT, sobre pagamentos suspeitos a pessoas ligadas a ministros da própria Corte, além de políticos do Congresso e integrantes do governo, entre os anos de 2008 e 2017. Os pagamentos milionários por “serviços prestados” dos quais mal se recordam. A auditoria foi realizada pela empresa de consultoria KPMG. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A assessoria de Toffoli informou que “o relatório menciona ex-assessor e datas em que ele já não trabalhava mais no gabinete do ministro”.

O relatório cita possíveis relações promíscuas que sugerem eventual estratégia do DPVAT de obter decisões favoráveis das autoridades.

Um cartel de seguradoras controla há décadas o seguro obrigatório de veículos, rateando o faturamento pornográfico anual de R$41 bilhões.

Eleições 2020:”Wellington Dias anuncia consenso em Parnaíba”

Na comitiva do governador Wellington Dias que acompanhou a visita do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ao Delta do Parnaíba, estavam o secretário de Saúde, Florentino Neto (PT), e o ex-prefeito Zé Hamilton (PTB), hoje primeiro suplente de senador.

Wellington Dias conversou com os dois ex-gestores parnaibanos e aliados políticos frente a frente. Indagado sobre candidatura de oposição à prefeitura de Parnaíba, o governador não hesitou em responder que a base diretamente aliada ao Palácio de Karnak só terá um candidato.

O deputado estadual Dr. Hélio (PL), pré-candidato a prefeito, não acompanhou a visita do ministro ao Delta. Mas nos bastidores da política parnaibana a candidatura de Zé Hamilton é dada como certa. E o ex-prefeito começa a deixar a toca e dá sinais de interesse na  eleição de outubro. (Informações de Elivaldo Barbosa)

O fracasso da esquerda no Brasil

Cristovam Buarque, ex-senador, aponta fracassos da esquerda no poder

Por:Zózimo Tavares

Um artigo do ex-senador Cristovam Buarque, publicado no final de semana, haverá de ter deixado a esquerda brasileira em total desconforto ou mesmo enfurecida.

O texto faz uma autocrítica do desempenho da esquerda no poder, nos últimos 25 anos, e conclui que ela fracassou em sua missão.

Cristovam Buarque foi governador de Brasília, ministro da Educação no primeiro Governo Lula, senador duas vezes e candidato a presidente da República em 2006, pelo PDT.

Eis alguns tópicos de seu artigo, publicado na sexta-feira passada, no portal Poder360, de Brasília, especializado em política:

Mais do mesmo

Durante 26 anos, a República brasileira teve 5 presidentes de um mesmo bloco político. Apesar de partidos, ideologias e comportamentos diferentes, Itamar, Cardoso, Lula, Dilma e Temer vêm do mesmo grupo que lutou contra a ditadura e defendeu posições progressistas, em graus diferentes, na economia, na sociedade e nos costumes.

Foi, portanto, 1/4 de século e de República governado por democratas-progressistas. Nesse período recuperamos a estabilidade da moeda, criamos Bolsa Escola, Bolsa Família, Mais Médicos e Minha Casa Minha Vida, tivemos uma política externa independente e presente, mas não fizemos as transformações que o Brasil necessita e que a história esperava de nós.

Um país em crise

A observação do Brasil que deixamos em 2018 demonstra que falhamos política e estruturalmente. Não demos coesão nem rumo ao Brasil. Basta olhar ao redor para ver que deixamos nosso país com 12 milhões de adultos analfabetos e 100 milhões sem saneamento, a população igualmente pobre e a renda igualmente concentrada; estamos nas últimas posições no Pisa e muito aquém do que deveríamos no IDH.

Deixamos a economia em recessão alarmante, e com desemprego em níveis dramáticos.

Mais violência e corrupção

No nosso período, o país ficou mais radicalizado, violento e corrupto. Com menos coesão social e política e sem 1 rumo histórico. O Estado ficou mais ineficiente, aparelhado e endividado. Nós falhamos no propósito de mudar e dar uma nova direção para o futuro de nosso país e de nosso povo. Falhamos também politicamente ao levar os eleitores a escolher um governo diametralmente oposto ao que nós representávamos.

Falhamos e continuamos falhando ao não entendermos que falhamos, ao nos recusarmos a fazer uma autocrítica, condição preliminar para voltarmos a nos apresentar ao povo como uma alternativa progressista. Precisamos entender quais foram nossos erros.

Tempos de escândalos

(…) Falhamos ao acreditar que eram verdadeiras as falsas narrativas que os marqueteiros inventaram para o que teriam sido realizações nossas. Falhamos ao cair na corrupção para pagar os marqueteiros, financiar campanhas e até enriquecimento pessoal.

Ao lado da falta de uma bandeira utópica, possível, responsável, a corrupção foi a maior de nossas falhas: privataria, mensalão, petrolão são vocábulos de nosso tempo no poder. Não apenas na corrupção do comportamento, também a corrupção nas prioridades dos estádios antes das escolas, das obras inacabadas; a corrupção das mordomias e privilégios que ampliamos em vez de eliminar.

Cooptação nociva

Mas estas falhas talvez não tivessem acontecido se não fosse a trágica falha de termos cooptado os intelectuais e universitários em siglas partidárias. Nossos intelectuais silenciaram na crítica à corrupção, seja no comportamento dos nossos políticos corruptos, seja de nossas prioridades.

Prisioneiros de velhos esquemas teóricos, não foram capazes, nem tiveram interesse nem ousadia para radicalizar na formulação de um novo rumo para o Brasil. Pelo erro de cooptar os intelectuais, pagamos um alto preço de não contar com a crítica do presente, nem com novas ideias para o futuro. O que o stalinismo fez com o uso da força, nós fizemos pelo aparelhamento de nossa inteligência.

Esta foi uma das causas de termos ficado contra todas as reformas. Fomos eleitos para reformar o Brasil e ficamos contra as reformas. Não reformamos o Estado mordômico do Brasil: aumentamos o número de carros oficiais e de privilégios da cúpula no poder; não reformamos a política, ao contrário, nadamos nela como peixe na água, sem disfarçar a desfaçatez.

Nós falhamos ao longo de 26 anos e continuamos falhando por não querermos entender que falhamos. A mesma arrogância que tivemos no poder, com narrativas falsas, mostramos agora ao ignorar o recado que o eleitor nos deu. Como se ele, o eleitor, tivesse falhado, não nós. Mas, nós falhamos.”

“Fábio Abreu contrata publicitário para sua campanha”: E a segurança do PI?

Ainda existiam alguns descrentes sobre a possibilidade do secretário Fábio Abreu sair candidato, mas eles tendem a diminuir já que o pré-candidato do PL contratou publicitário para assumir sua campanha. O escolhido foi Zeca Pinheiro. A informação foi confirmada ao blog por Abreu. 

Zeca é ex-secretário de comunicação do governo Jackson Lago no Maranhão e tem experiência em campanhas políticas, incluindo a do atual prefeito de Timon, Luciano Leitoa.(Samantha Cavalca)

Governo e Fiepi tratam sobre instalação de Porto Seco

O governador Wellington Dias se reuniu na sexta-fei­ra(10) com o diretor da Fede­ração das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Freitas Neto. Na conversa, eles trataram so­bre a possível área de instala­ção do Porto Seco de Teresina.

Dias informou na reunião que há a possibilidade de que o Porto Seco seja implantado em um galpão que pertence à Companhia Nacional de Abas­tecimento (Conab). “Aqui acertamos trabalhar nesse caminho e estamos em nego­ciação com a ministra da Agri­cultura, Tereza Cristina, para a definição desta área, que faci­litará muito a implantação do terminal alfandegado”, disse o governador.

Ainda de acordo com o che­fe do Executivo estadual, o Piauí já ampliou o mercado de exportação, ainda que com poucos produtos, como a soja, o milho e mel, mas o desejo é de criar condições para que o estado possua um porto seco, que é essencial para a estabili­dade dos preços e competitivi­dade.

Para Freitas Neto, a área em questão é estrategicamente bem colocada nas margens da ferrovia. “A definição da área é fundamental para o desen­rolar do processo. A Fiepi tem feito a intermediação entre os empresários interessados no porto, que precisam dele para exportar e importar a partir de Teresina, desembaraçando, do ponto de vista legal, todo o processo aqui, ao invés de fazer em Fortaleza ou outro porto. O Porto Seco de Tere­sina facilitará os negócios de importadores e exportadores, além de ser benéfico para a economia do Piauí”, afirmou o diretor da Fiepi.

Entre as vantagens da insta­lação do porto seco estão: o aumento da receita do estado e a otimização do tempo, uma vez que para importar maté­ria-prima por meio de portos vizinhos leva-se até 120 dias e, com o armazenamento desses produtos no Porto Seco de Te­resina, o período será reduzi­do sensivelmente.

Por: Natanael Souza, do Jornal O Dia

Ajudando os amigos

Júlio é um dos principais aliados de Ciro (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, nomeou nesta sexta-feira (10) Júlio Ferraz Arcoverde Filho como assessor de seu gabinete no Senado Federal, com salário mensal de R$ 8,9 mil brutos. É o que informa Igor Gadelha, na Crusoé.

O rapaz é filho do deputado estadual piauiense Júlio Arcoverde, um dos principais aliados do senador. Se somado apenas o valor da remuneração, sem considerar alguns benefícios do cargo, o novo assessor de Ciro Nogueira vai receber mais de R$ 106 mil por ano.

Com informações de O Antagonista

Deputado Flávio Júnior descarta ficar no PDT: “me expulsem”

secretário estadual de Turismo, deputado Flávio Nogueira Júnior, voltou a fazer críticas à postura da direção nacional do PDT. Para ele, a cúpula do partido age como um ‘jardim de infância’, ao tratar do diretório do Piauí. A crítica de Flávio Júnior diz respeito à situação do deputado federal Flávio Nogueira, que, após não seguir a orientação partidária, sofreu uma série de sanções e teve o seu pedido de expulsão apresentado. 

Meses depois, a direção do PDT voltou atrás e retirou o pedido, contrariando o desejo do parlamentar, que acionou a justiça eleitoral para conseguir deixar a sigla sem o risco de perder o mandato. Seguindo o exemplo do pai, Flávio Júnior também afirma que pretende deixar os quadros do PDT, mas para não colocar o mandato em risco, vem pedindo a sua expulsão à comissão provisória estadual, liderada pelo ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa.

 “Estou pedindo que eles me expulsem do partido. Quando a gente está dentro de uma casa, participa dessa família há mais de 20 anos, a gente sempre é escutado. Não é uma família? Quando a gente não é mais escutado nas principais decisões  dentro da casa é sinal que essa família não quer mais o seu filho. Por que querem ficar fazendo esse ‘jardim de infância’ o tempo inteiro? Qual motivo disso? Estamos perto das eleições municipais, que é a eleição mais importante”, disse Flávio Júnior, em entrevista à O Dia TV. 

Por: Natanael Souza

Da esquerda caviar, Toffoli adora vinho de R$ 909

“Lula é da esquerda caviar”, por sua vida pessoal abastada, bens imóveis valiosos, gorda poupança de milhões de reais, amigos ricos, mordomias oficiais e outras benesses”, provocou o jornalista Antônio Magalhães, recentemente, em artigo neste blog, gerando uma explosiva reação natural do lulismo-petismo.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, nomeado por Lula ministro da corte, amicissimo do peito do ex-patrão, com quem trabalhou como advogado desde a era Cut, passando pelas campanhas presidenciais até chegar no Governo petista à Advocacia Geral da União, também é rico e da esquerda caviar.

Almoçando no Leite, ontem, o mais badalado e histórico point da esquerda caviar do Recife, o digníssimo chefe do Judiciário brasileiro provou que tem gosto refinado da esquerda caviar.

Traçou com seus convidados, uma elite que ia do ex-presidente do STJ, Francisco Falcão, ao eterno secretário dos governos socialistas em Pernambuco, Pedro Eurico, que Sérgio Guerra chamava de “Pedro Fuxico”, não sei quantas garrafas do mais elitizado vinho português que ronda as adegas da gente granfina.

O Incógnito, preferido de Toffoli, custa no Leite a bagatela de R$ 840 a garrafa, mas na Internet o encontrei mais caro ainda: R$ 909,99. E tem um registro interessante.

Revela que em 1988, um casal americano-dinamarquês partiu num veleiro para encontrar um lugar onde constituir uma família e plantar uma vinha. Chegaram ao Alentejo e numa terra de castas brancas plantaram variedades tintas. 

O primeiro vinho Syrah de Portugal está no TOP 10 dos melhores Syrah do Mundo” diz o texto que achei na net.

E traz a opinião de um especialista chamado Roberto dos Santos, que assim descreve o vinho de Toffoli com muita vibração:

“Entusiasmante mistura de frutos selvagens, é complexo, com uma forte personalidae. Tem um equilíbrio cativante. Sem dúvida, um dos melhores Surah do Mundo.

Num Nordeste miserável, onde falta pão na mesa de 17 milhões de esfomeados dependentes do Bolsa Família, um presidente da Suprema corte judiciária do Brasil se esbaldar num vinho de quase mil reais uma garrafa não é apenas um acinte.

É um soco no estômago de todos nós pobres mortais.

Wellington Dias quer dinheiro de empréstimos também para “presentear” deputados?

Quem conta é o jornalista Arimatéia Azevedo em sua coluna de hoje(9) no seu Portal AZ:

Ainda é natal

Dezembro já passou, mas pelo que se conta nos corredores da Assembleia Legislativa, os deputados da base do governo vão viver em permanente natal. Cada um aguarda ansiosamente que o governador Wellington Dias feche os empréstimos pretendidos. E por que isso? você perguntaria, leitor.

O presente

Porque, o que cada deputado tem dito aos eleitores é que vai receber R$ 10 milhões. Um presente que nem papai noel conseguiria dar a cada um.

Fábio Novo(PT) só cresce nas pesquisas encomendadas por ele

Foto: Divulgação/Alepi

Antes de terminar o ano, partidários do deputado Fábio Novo deram uma forcinha junto com alguns institutos de pesquisas simulando um crescimento do parlamentar na corrida pela PMT.

Mas como a partir de agora, segundo a regra eleitoral, toda pesquisa de opinião pública só pode ser divulgada se registrada no TRE e seus dados disponibilizados para todos, inclusive para contestações ou processos judiciais, os amigos do Karnak começaram aconselhar Novo a desistir da disputa para compor chapa com o capitão Fábio Abreu.

Agora, o secretário de Cultura tem dito que não abre mão, pois não pediu nem pra ser lançado e nem pra ser enganado. (Silas Freire)

Nem sinal de dinheiro pro Índio nesse primeiro semestre

É tenebrosa a expectativa do governo Wellington Dias, para pegar em algum dinheiro dos financiamentos aprovados pela Assembleia, isso porque, até o mês de agosto está tudo obscuro para o lado do governador. Por isso, e pelo andar da carruagem, o Índio não será um bom padrinho nessa eleição, pois vai estar de mãos vazias, e apenas com promessas, o que pode fazer o governador perder muitos aliados.

Quem deve aparecer forte é o senador Ciro Nogueira (Progressistas), que se não for com obras, vai despejar milhões no estado do Piauí do fundão eleitoral do seu poderoso partido. Pelo sim ou pelo não, Cirinho vai ser o lado do cabo de proteção, mas se não chegar mesmo o dinheiro para o governador, ele poderá ser o lado da faca. (Por: Silas Freire)

Opinião: “A celebração de um sucesso opaco”

Wellington Dias: Exemplo de gestor incompetente

Os estados brasileiros quebraram. Definitivamente!
Acabo de ouvir na CBN Teresina que o Piauí, com 6% das receitas correntes líquidas, é um dos estados que mais investiu em 2019. O Ceará, com 7%, lidera ranking.

O governo comemora. Não deveria celebrar esse sucesso opaco, um falso brilhante. O dado revela mais fracasso que êxito. O Piauí já chegou a investir três vezes mais que agora, ou seja, há uma armadilha fiscal da qual não pode o governo escapar.

Significa que despesas obrigatórias estão avançando sobre o investimento já há bastante tempo. Isso é caminhar para o abismo.

O desequilíbrio entre despesas de custeio e de capital é um veneno, porque gastos obrigatórios se encerram em si, não concorrendo para a formação de riqueza e consequente ganho de quem não recebe dinheiro da fazenda pública , ou seja, a maioria das pessoas. Quando o governo não investe ou investe muito menos que o necessário, ou cresce menos, ou estaciona ou cresce feito rabo de vaca.

O governo deveria ser transparente e admitir que vive uma crise fiscal permanente, que tende a tornar-se ainda pior porque medidas duras para debelar o problema simplesmente não são algo que um governante populista do naipe de Wellington Dias goste de tomar.

Por: Cláudio Barros/ Jornalista

Edição:Bernardo Silva/Fonte:facebook

Convocação de militares da reserva tem acelerado aposentadorias

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, ainda no ano passado, um projeto de lei autorizando a convocação de militares estaduais da reserva de volta para ativa, o que tem acelerado o processo de aposentadoria de muitos policiais, é o que afirma Fábio Abreu (PL), secretário estadual de Segurança Pública.

Isso porque ao retornar às atividades, o policial recebe uma gratificação adicional à sua aposentadoria, a ser custeado pelo órgão solicitante. A possibilidade de incremento nos rendimentos tem atraído não apenas os militares da reserva, mas também os da ativa.

“Praticamente todos aqueles que estavam voluntários para retornar já foram chamados, o que estamos observando é que a maioria está fazendo essa solicitação de reserva para imediatamente solicitar o retorno. Vamos acompanhar esse processo”, disse o secretário.

Apesar disso, Abreu ressalta que nem todos os reservistas estão aptos ao retorno, haja vista uma série de critérios para isso, “Não temos uma estimativa de quantos já voltaram, mas a maioria dos policiais que têm idade, de acordo com as normas, está voltando para a ativa”, pontuou.

O secretário assegura que a medida não compromete a realização de concursos, pois não gera despesas ao estado uma vez que a gratificação desses agentes será paga, como já mencionado, pelos órgãos solicitantes de onde farão a segurança patrimonial, como do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por exemplo.

“Consequência disso é que estaremos devolvendo policiais da ativa para as unidades realmente necessárias, ou seja, para a necessidade fim do policial que é o policiamento ostensivo, seja de viatura, de moto ou nas modalidades existentes na Polícia Militar e também da Polícia Civil”, finaliza o secretário.

Fonte: Portal O Dia

DPVAT era caro para dar lucro às seguradoras e queda de 85% no valor não afetou serviço

Presidente do STF manda valor do Seguro DPVAT voltar a ser R$ 12,21.

O seguro obrigatório para veículos (DPVAT) garantiu lucros bilionários às seguradoras integrantes do seleto grupo “Líder” durante décadas e o valor era alto tão somente para esse fim. Prova disso é que a queda de 85% no valor pago pelo consumidor em apenas três anos não causou grandes estragos, mas bastou surgir a ideia de acabar com o “imposto” que, da noite para o dia, se tornou a coisa mais importante do mundo. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Entre 2016 e 2018, no governo Temer, o valor para carros caiu de R$105,65 para R$45,72 e das motos caiu de R$292,01 para R$185,50.

Ano passado, primeiro do governo Bolsonaro, o valor foi de R$ 16,21 e R$ 84,58 para carros e motos, respectivamente. E não se ouviu um pio.

Depois do valor do DPVAT cair 84,7% (carros) e 71,1% (motos), veio a ideia de acabar de vez com a boquinha, mas as seguradoras gritaram.

Para este ano, os valores seriam R$5,21 para carros e R$12,25 para motos, mas uma decisão do STF vetou a redução. A AGU vai recorrer.

Florentino e Assis Carvalho se superaram na má gestão da saúde do Piauí

Por: Silas Freire

Os “donos” da saúde do Piauí,  secretário Florentino Neto que,visivelmente  é quem manda menos na pasta,  e o deputado Assis Carvalho, comandante de tudo na saúde, estão se superando, maltratando o povo sofrido que procura  os hospitais públicos do estado.

O hospital  Infantil Lucídio Portela  com centenas de crianças internadas, passou 12hs sem energia elétrica. A secretária estadual de saúde alega que houve uma super carga que acarretou na falta de energia. Familiares de pacientes nunca se sentiram tão impotentes.

 

Deputado Flávio Júnior pede para ser expulso do PDT e reclama do partido

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O deputado Flávio Júnior reclama do tratamento que tem recebido do PDT. Esperando ser expulso do partido, Flávio afirma que foi excluído de todas as decisões da legenda que visam as eleições de 2020. 

Ele aguarda uma definição para poder acertar a filiação com o Republicanos. “Primeiro preciso que o PDT me expulse. Eles não querem me expulsar. Não posso mudar de partido. Fico constrangido porque o PDT me excluiu. Foi feita a nova comissão provisória e o partido me excluiu. Aqueles municípios que são 224 com diretórios e direções provisórias, irão conosco. Menos Teresina que é uma decisão do vereador Evandro Hidd”, afirma.

A crise entre a família Nogueira e o PDT teve início depois que o deputado federal, Flávio Nogueira, votou a favor da reforma da Previdência. A orientação do partido era que votasse contra. A crise envolvendo o pai repercute no destino político do filho. (Lídia Brito)

Piauí recebeu R$ 338 milhões do pré-sal

Secretário de governo Osmar Jr. e Wellington Dias- governador

O Piauí recebeu R$ 338 milhões de transferência pelo leilão do excedente da cessão onerosa do pré-sal. O dinheiro foi dividido com Estados e municípios pela primeira vez.

Desse total, R$ 169 milhões foram repassados diretamente ao Governo do Estado e o restante partilhado entre os 224 municípios. O depósito foi feito no dia 31 de dezembro passado.

O secretário de Governo, Osmar Júnior, disse ontem que o valor é bem abaixo do esperado, mas representa uma grande vitória para os governadores e prefeitos.

“Os municípios podem fazer livre aplicação, mas o Estado obrigatoriamente deve encaminhar para a Previdência Social e investimentos”, observou o secretário.

Ele assinalou que os recursos contribuirão para o enfrentamento das dificuldades financeiras do Piauí, em especial do déficit da Previdência Social.

“Temos um déficit que, no ano passado, chegou a casa de R$ 970 milhões. Com a reforma da Previdência, espera-se uma redução de até R$ 220 milhões. O recurso da cessão onerosa está ainda nas contas do ano passado, mas vem ajudar a enfrentar esse déficit que é muito grave e é um dos fatores determinantes para as dificuldades financeiras dos estados brasileiros e, também, do Piauí”, afirmou Osmar Júnior.

O Governo do Piauí faria bem se informasse, objetivamente, através de uma tabela, como aplicará essa bolada extra. (Zózimo Tavares)

(Com informações da CCom)

Banco Central delira ao inventar a taxa do ‘cheque especial’ que o cliente nem usou

Pedro do Coutto

De fato o Banco Central praticou um absurdo ao editar a resolução que permite aos bancos cobrarem 0,25% ao mês sobre créditos não contratados através do cheque especial. De um lado reduziu os juros estratosféricos de 300% a/a estabelecendo seu recuo para a taxa mensal de 8%. A inflação anual está em torno de 4 pontos. Reportagem de Karen Garcia, edição de ontem de O Globo, focaliza o assunto.

A contradição está presente no fato de a alíquota incidir sobre créditos não contratados e portanto não realizados para os clientes. A alíquota de 0,25 incide sobre os limites do cheque especial implantados pelos próprios bancos. Assim quanto mais alto for o limite do cheque especial maior será o resultado de 0,25% mensais.

INVERSÃO DE VALORES – Isso de um lado. De outro existe isenção para valores reduzidos de até 500 reais. O lógico seria o banco indagar se o cliente deseja ou não ter acesso a um saldo extra sobre sua conta. Mas não. Os clientes é que têm de procurar as agências para dizer que não desejam esse tipo de cheque. Inverte-se a questão essencial. Em vez de os depositantes manifestarem seu interesse pela modalidade os bancos é que fixam o valor. Dessa forma quanto maior for o valor maior será a cobrança feita pelos bancos.

Alguns bancos, caso do Safra resolveram não cobrar a alíquota imediatamente. O incrível da questão é que não havendo crédito, já que a pessoa tem a faculdade de utilizar ou não o cheque especial, é transformar uma operação de crédito não realizada em objeto de taxação. A medida atinge todos aqueles que não se manifestarem rejeitando os limites pré-fixados.

Como se constata a mão de tigre foi implantada pela resolução do Banco Central.

Servidores com renda de até R$ 27 mil receberam Bolsa Família

Uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que, somente no ano passado 248 famílias que tem servidores do governo do Distrito Federal receberam o benefício do Bolsa Família, mesmo com renda per capita acima da média estabelecida pelo programa. As informações são do G1.

No estudo, em um dos casos uma família beneficiária do Distrito Federal teve renda mensal de R$ 27,1 mil por pessoa, o valor é 54 vezes maior que o máximo de R$ 499 permitido para participação nos programas sociais do governo.

  • Foto: ReproduçãoTabela com famílias que recebem o benefício irregularmente.Tabela com famílias que recebem o benefício irregularmente.

O Ministério da Cidadania informou que está trabalhando em parceria com a CGU para melhorar a gestão desses programas sociais no que diz respeito à identificação, ao cadastramento, à atualização e revisão dos dados. A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal disse já estar em andamento a apuração de todos os fatos pela área responsável.