Mãe e suplente do senador defende afastamento de Ciro para ajudar prefeitos em 2020

Em entrevista ao site “O Antagonista”, a suplente e mãe do senador Ciro Nogueira, Eliane Nogueira, defendeu o afastamento do presidente nacional do Progressistas, em 2020, para ajudar os prefeitos do partido nas eleições municipais.

“Ele tem muitas prefeituras, né? O partido Progressistas… Então, como é que ele ia dar, como é que ele vai dar apoio aos prefeitos estando aí em Brasília”, avaliou.

Apesar do anúncio do senador, dona Eliane diz que é necessário aguardar para saber da posição de Ciro, em definitivo, sobre o afastamento.

“Mas não tem ainda nada certo. Vamos aguardar mais um pouco, né?”.

Ela foi ainda abordada sobre o fato de ser suplente do próprio filho. “Meu marido foi político, eu sempre trabalhei, sempre estive na linha de frente. Quem me conhece aqui no Piauí sabe que eu participo de todas as campanhas eleitorais na linha de frente mesmo”, diz ao negar constrangimento diante da sua situação política.(Apoliana Oliveira)

Corrupção no governo W. Dias: “Então todo mundo sabia?”

Robert Rios, que já foi um dos mais fiéis aliados e se converteu e figadal adversário de Wellington Dias afirmou que passou quatro anos na Assembleia Legislativa advertindo ao governador dos desvios de conduta da equipe dele.

O líder oposicionista disse que estão por vir coisas mais feias que aquelas demonstradas na Operação Satélites, na qual magnânimos instalados no centro do poder se envolveram em malfeitorias que resultaram em desvios de R$ 50 milhões. Dessa operação, porque da primeira, a Topique, a ladroagem beira os R$ 120 milhões.

Robert Rios não é o primeiro a dizer que sabia das roubalheiras, é apenas o político que diz isso sem esconder o rosto. Faz séculos, para usar essa figura de linguagem, que a corrupção continuada e sistêmica portento, de uso contínuo, existente no governo, virou assunto recorrente em qualquer roda. Fala-se em corrupção no governo do Piauí com a naturalidade com que se respira, dada a naturalização da prática, como se fosse parte do Direito Administrativo.

Tanto pior que assim seja, porque se o deputado estadual passa quatro anos advertindo o gestor de que há malfeitorias em curso e nada é feito, há de se considerar que houve dois erros. O primeiro é de quem foi advertido não ter adotado medidas cabíveis de controle e auditoria para que se estancassem as ações de corrupção que drenam dinheiro público em quantidades industriais para propinodutos que abastecem as contas de servidores públicos que melhor seriam identificados se chamados logo de ladrões.

O segundo ponto é que quem advertiu o governador por quatro anos esqueceu-se de queixar-se à Polícia e ao Ministério Público, com pedido de providências contra a corrupção continuada e sistêmica. Nos dois casos, tanto quem denunciou quanto quem fez ouvidos de mercador para a denúncia parecem caminhar para o mesmo rumo de leniência e da cumplicidade com as malfeitorias. Vai-se esperar para saber o que o governador irá fazer por esses dias. Ainda é tempo de mostrar que realmente não sabia de nada.

Texto: Arimatéia Azevedo

Edição: Bernardo Silva

O fim da pior geração de seres humanos a ocupar o poder no Brasil. Esquerda prosperou e morreu junto com Lula e o PT

O projeto de poder do PT fracassou. Fato. O projeto de poder do PT foi compartilhado por todos os partidos de esquerda do país. Todos eles prosperaram durante mais de uma década de corrupção comandada pelo PT. Eles não fracassaram. Quem fracassou foi o povo que depositou sua esperança na pior geração de seres humanos que já ocupou o poder no Brasil.


Após 13 anos no poder, os membros do partido não conseguiram criar condições sólidas de desenvolvimento para as camadas mais vulneráveis da sociedade. Os pobres continuam vivendo em condições precárias, seus filhos continuam tendo uma educação de péssima qualidade e vulneráveis a situações de exploração em todos  aspectos, seja na questão do subemprego, prostituição, criminalidade e narcotráfico.

Os pais também não conseguiram estabelecer uma base segura para sustentar suas famílias ao longo dos últimos treze anos.O regime do PT foi todo baseado em esquemas de corrupção e favorecimento de grandes grupos empresariais. Um modelo  neo desenvolvimentista extrativista e até neocolonial amplamente baseado na cultura da propina. Ao povo mais humilde, coube apenas as migalhas. Em treze anos, o PT não realizou nenhuma das grandes reformas, como a agrária, a urbana, previdenciária ou trabalhista por um simples motivo: nunca se importaram com nada disso.

Os governos do PT de Lula e Dilma surfaram na mais extraordinária onda de prosperidade mundial durante quase uma década de commodities supervalorizadas no exterior e não souberam aproveitar os benefícios em prol da sociedade, com investimentos em infraestrutura, por exemplo. Sob o comando de Lula, o Brasil enterrou mais U$ 500 bilhões em empresas simpáticas conhecidas como as “campeões nacionais” como empresas de telefonia, cerveja, carne e empreiteiras. Praticamente todas as “campeões nacionais” do PT faliram ou deram um belo calote no BNDES.

Sob o comando de Dilma, o Brasil Concedeu benefícios extraordinários para empresários, e lá se foram outros cerca de R$ 500 bilhões. Uma verdadeira fortuna simplesmente evaporou sob a forma de incentivos fiscais para o setor automotivo, empresas de eletrodomésticos e afins. Tudo isso sem nenhuma contrapartida social como a geração de empregos. Os empresários lucraram vendendo mais, os bancos lucraram emprestando mais dinheiro e o pobre se endividou, ficou com o nome sujo e muitos tiveram que devolver os bens que comprara. E o governo arrecadou menos R$ 500 bilhões que deixaram de ser investidos justamente em favor dos mais pobres, em áreas como a saúde, segurança e educação.

As maquiagens nas contas públicas através da tal da ‘contabilidade criativa’ que resultou no episódio das pedaladas fiscais aprofundaram a crise econômica no país. O Brasil foi rebaixado pelas maiores agências de classificação de risco do mundo, perto de 2 milhões de empresas faliram entre 2014 e o final do governo Dilma, e 12 milhões de chefes de família ficaram sem emprego.

Não bastasse os erros no campo econômico e político, a malversação do dinheiro público e o favorecimento de grandes grupos econômicos em detrimento dos pequenos empresários, o PT roubou como se o mundo fosse acabar amanhã.

Até praticamente ontem, toda a esquerda brasileira defendeu os governos e membros do PT que criaram uma verdadeira organização criminosa para assaltar a Petrobras, o BNDES, os fundos de pensão das estatais e e até mesmo os servidores aposentados endividados que contraíram empréstimos consignados nos últimos cinco anos.

Toda a esquerda brasileira ficou ao lado de Lula, Dilma e contra o juiz Sérgio Moro e a Operação Lava Jato, que conseguiu recuperar nada menos que R$ 3.6 bilhões do dinheiro que o PT ajudou a roubar dos cofres públicos.

Neste momento, boa parte da esquerda tenta se desvencilhar de tudo isso. Querem tentar fazer parecer que não foram coniventes com todos estes erros ao longo dos últimos treze anos e se aliaram ao lixo da história do país. Tarde demais para todos. 

FONTE: IMPRENSA VIVA.COM

Piauí gasta três vezes mais com militares aposentados do que com os da ativa

O fenômeno se repete em todas as unidades da federação. Foto: Arquivo Reprodução O Dia

Considerando a folha de pagamento de 2018, o Piauí gasta três vezes mais com policiais militares e bombeiros inativos do que com os profissionais destas categorias que estão em atividade, é o que revela um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) publicado pelo O Globo nesta semana.

Os dados revelam que no ano passado, o Estado destinou cerca de R$ 300 milhões para pagamento de policiais militares e bombeiros da ativa, enquanto o valor alocado para custeio de aposentadorias e pensões para este setor superou os R$ 910 milhões, totalizando ao menos R$ 1,2 bilhão em despesas.

Segundo constatou o levantamento do IPEA, este é um fenômeno que se repete em todas as unidades da federação. Para o Instituto, essa diferença entre as folhas acontece porque, enquanto os gastos com ativos têm se mantido, de certo modo, constante desde 2014, com crescimento de apenas 1% em 2018, as despesas com inativos dispararam em aproximadamente 3%.

Uma alternativa a este cenário para tentar diminuir o impacto dessas despesas nas contas dos governos estaduais, é a inclusão de policiais militares e bombeiros no projeto de reforma da Previdência das Forças Armadas, proposta pelo secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho.

No entanto, O Globo apurou que o Governo do Piauí resiste à esta medida, pois entende que esta reforma prevê regras mais brandas em relação a que discorre sobre a aposentadoria de civis. A estimativa do IPEA é que mesmo incluído na proposta das Forças Armadas, o Piauí economizaria cerca de R$ 820 milhões em dez anos.

Edição: Nathalia Amaral
Por: Breno Cavalcante, do Jornal O Dia

Ao focar em Moro, Lula e advogados ignoram condenações no TRF e STJ

Ex-presidente Lula. Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

O ex-presidente Lula e seus advogados apostam todas as fichas no pedido de suspeição e anulação das sentenças do ex-juiz Sérgio Moro no caso do tríplex. A ação movida no Supremo Tribunal Federal tem como base os áudios obtidos por hackers que invadiram o celular de Moro e de procuradores da Lava Jato, mas a defesa do presidiário esquece, ou finge, que as condenações foram confirmadas em 2ª e 3ª instâncias no TRF-4 e no Superior Tribunal de Justiça, respectivamente. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

As provas incluídas no caso levaram o TRF-4 não apenas a manter a condenação, mas aumentar pena de corrupção e lavagem de dinheiro.

Depois de preso, Lula também teve recursos e habeas corpus negados no STJ, que decidiu por unanimidade manter a condenação do petista.

Lula também coleciona derrotas no STF. Curiosamente, os pedidos da defesa do petista costumam furar fila, mas todos foram rejeitados.

Topique: Líder da organização criminosa alvo da Polícia Federal está sem tornozeleira

_Luiz Carlos Magno, empresário dono da Locar Transportes (Foto: Reprodução) 

Apontado no âmbito de relatório de Inteligência da Polícia Federal como que sendo um dos líderes da quadrilha que atuava no transporte escolar no Piauí, o empresário Luiz Carlos Magno está sem tornozeleira eletrônica, uma das medidas cautelares impostas pelo juiz da 3ª Vara da Justiça Federal do Piauí após a soltura do hoje réu no âmbito da ação penal oriunda da Operação Topique.

A decisão mandando suspender tal medida cautelar foi dada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília. 

Magno é sócio proprietário da Locar Transporte e hoje responde por inúmeros crimes supostamente praticados.

Os denunciados como integrantes da quadrilha respondem pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, fraude em licitação, superfaturamento de contratos com lesão a recursos da educação, lavagem de bens ativos e pagamento de propina.

Sobe para 53 número de municípios atingidos por óleo no Nordeste

Adema/Governo de Sergipe

Subiu para 53 o número de cidades afetadas pela mancha de óleo que atingiu o litoral do Nordeste desde o início do mês.

Segundo o balanço mais recente divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já são 112 localidades em oito estados afetadas pela mancha. Apenas na Bahia ainda não houve registro do problema.

Uma investigação do Ibama, que monitora a situação desde o dia 2 de setembro, com apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, indica que o petróleo que está poluindo as praias é o mesmo, e a origem não é do Brasil.

De acordo com a investigação do instituto, o petróleo que está poluindo todas as praias é o mesmo. Trata-se de petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo, como gasolina. No entanto, sua origem ainda não foi identificada. Em análise feita pela Petrobras, a empresa informou que o óleo encontrado não é produzido pelo Brasil.

Mesmo sendo de origem estrangeira, os responsáveis estão sujeitos a multas de até R$ 50 milhões, em conformidade com a Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/1988.

O Ibama informou que requisitou apoio da Petrobras para atuar na limpeza de praias. Nos próximos dias, a empresa disponibilizará um contingente de cerca de 100 pessoas.

O instituto orienta as pessoas que identificarem manchas de óleo em alguma praia a entrar em contato com a prefeitura do local e com o instituto por meio da Linha Verde, no número 0800618080.

Até o momento, o petróleo foi encontrado em nove tartarugas, seis delas mortas, e em uma ave, também morta. Segundo o Ibama, não há evidências de contaminação de peixes e crustáceos, mas a avaliação da qualidade do pescado capturado nas áreas afetadas para fins de consumo humano é competência do órgão de vigilância sanitária.


Fonte: Com informações da Agência Brasil

Janot diz em livro que tinha na PGR vinho, cerveja, uísque, cachaça, rum, vodca, gim…

Frequentador assíduo de bares em Brasília, Janot foi fotografado nos fundos de um deles conversando com advogado da JBS.Ex-procurador que cogitou matar ministro chamava de “farmacinha” seu bar na repartição pública

Em seu livro “Nada Menos que Tudo”, lançado neste mês, no qual o ex-procurador geral da República Rodrigo Janot revela seu plano de assassinar o ministro Gilmar Mendes, ele conta que mantinha ao lado do seu gabinete, na PGR, uma “farmacinha” abastecida com vinho, cerveja, uísque, cachaça, rum, vodca, gim etc. A revelação dá sentido a frequentes insinuações de Gilmar Mendes sobre “embriaguês” de Janot.

“Na hora do aperto, quando a turma estava arrancando os cabelos, a farmacinha cumpria uma função terapêutica”, diz o ex-PGR em seu livro.

A razão do plano de assassinato seria insinuações que Gilmar teria feito sobre sua filha em 2017. Na sexta-feira (27), o ministro do STF se pronunciou em carta recomendando tratamento psiquiátrico a Janot, além de colocar sob dúvida a sua atuação como procurador.

A cena é descrita no livro de memórias de Janot, “Nada Menos que Tudo”, lançado neste mês, embora o nome de Gilmar não seja mencionado na obra.

Leia um resumo com os principais episódios mencionados por Janot no livro.

O APELO DE TEMER POR CUNHA
O livro começa com o relato de um encontro de Janot com o então vice-presidente Michel Temer (MDB) e o deputado Henrique Eduardo Alves (MDB-RN) no Palácio do Jaburu, em que teriam pedido que o PGR arquivasse investigação sobre o deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ).

“Eu chamei o senhor aqui porque quero conversar não com o procurador-geral da República, mas com um brasileiro preocupado com o Brasil, com um patriota”, disse Temer, segundo Janot.

“Cunha é um louco, pode reagir de forma imprevisível e colocar o Brasil em risco. Confiamos no senhor como brasileiro e como patriota para manter a estabilidade do país”, disse Alves.

Nesse momento, segundo Janot, o então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chegou para participar da reunião e testemunhou a conversa. Alves sugeriu que ele arquivasse a investigação sobre Cunha.

O APELO DE TEMER POR CUNHA
O livro começa com o relato de um encontro de Janot com o então vice-presidente Michel Temer (MDB) e o deputado Henrique Eduardo Alves (MDB-RN) no Palácio do Jaburu, em que teriam pedido que o PGR arquivasse investigação sobre o deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ).

“Eu chamei o senhor aqui porque quero conversar não com o procurador-geral da República, mas com um brasileiro preocupado com o Brasil, com um patriota”, disse Temer, segundo Janot.

“Cunha é um louco, pode reagir de forma imprevisível e colocar o Brasil em risco. Confiamos no senhor como brasileiro e como patriota para manter a estabilidade do país”, disse Alves.

Nesse momento, segundo Janot, o então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chegou para participar da reunião e testemunhou a conversa. Alves sugeriu que ele arquivasse a investigação sobre Cunha.

Menciona a ida de Sergio Moro para o governo Bolsonaro e acrescenta: “Horizontalizar implicaria uma investigação com foco num determinado resultado? Eu não quis imaginar isso lá atrás e também não quero me esticar nesse assunto agora, mas isso ainda me incomoda um bocado, sobretudo quando penso em dois episódios separados no tempo, mas muito parecidos”. Cita os vazamentos do depoimento de Youssef sobre Lula e Dilma em 2014 e da delação de Palocci em 2018.

As declarações de Youssef “eram destituídas de qualquer valor jurídico. Youssef não compartilhava da intimidade do Palácio do Planalto e não tinha provas do que dizia”. Janot desconfia de “atuação com viés político”.

Após examinar delações de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef, decidiu que os próximos acordos que envolvessem pessoas com foro seriam conduzidos por seu gabinete. E resolveu tomar novos depoimentos dos dois colaboradores.

O ministro do STF Teori Zavascki autorizou 21 inquéritos contra 50 políticos. “Não era a bomba atômica que se imaginava. […] Mas abriu uma avenida para a Lava Jato avançar.”

Janot também justifica o arquivamento dos casos de Dilma e Aécio: “Se o delator diz apenas que ‘ouviu dizer’, que não foi testemunha do suposto crime e não tem como indicar provas, o caso deve ser arquivado”.
Avisou os parlamentares que seriam investigados, mandando o assessor entregar a petição num envelope, pessoalmente. No caso de Cunha, “como ele estava em guerra comigo, achei por bem repassar o aviso pelo vice-presidente Michel Temer, com quem o deputado mantinha estreitas relações”. Também avisou o então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Em 4 de março de 2015, desceu para ver manifestantes na porta da PGR, cerca de 30 pessoas. “[…] achava, de fato, importante receber apoio popular. Eu sabia que a reação do mundo político seria forte e, portanto, nenhuma ajuda poderia ser desprezada”.

Recebeu Rogério Chequer, do Vem Pra Rua, nessa época. Chequer sugeriu alvos para investigações e deixou com ele um kit do movimento.

Após a divulgação da lista de investigados, comemorou com a equipe. “Tiramos um dia de folga e esvaziamos algumas garrafas de vinho”.

Menina grava estupro para que adultos acreditem em denúncia

“É algo que deve envergonhar a todos nós”, disse a promotora Mariela Nuñez sobre um caso de abuso sexual que chocou seu país: o de uma menina de dez anos que gravou os estupros a que foi submetida pelo pai de uma amiga para que os adultos acreditassem nela. A menina costumava brincar e escutar música na casa da amiga da mesma idade, na cidade de Artigas, norte do Uruguai. Segundo Nuñez, o pai da amiga”´aproveitava momentos em que a esposa estava trabalhando, mandava a filha ao mercado para ficar a sós com a menina e começava a tocar suas partes genitais”.

O abuso se repetiu diversas vezes ao longo de um ano, tendo sido testemunhado pela filha do abusador em alguns momentos, de acordo com as investigações. Tanto que as duas meninas articularam juntas o plano de gravar os estupros. “(A filha) disse à amiguinha que sabia o que seu pai estava fazendo com ela, que tinha muito medo do pai e que ninguém acreditaria nelas, motivo pelo qual planejaram filmar tal situação, algo que conseguiram fazer depois de várias iniciativas”, afirmou Nuñez, de acordo com a imprensa uruguaia. Em comunicado, a promotora uruguaia pediu que o caso sirva de alerta para que as crianças sejam escutadas com mais atenção.

“Esse ato valente de uma menininha estuprada deveria servir não apenas para que se faça justiça, mas sim para que toda a sociedade tome consciência de que essas coisas acontecem com mais frequência do que acreditamos e que as crianças não mentem, não inventam”, afirmou, segundo a imprensa local. “É um caso extremamente doloroso que mostra a visão das crianças sobre o mundo adulto.

Essa visão de que não acreditamos em sua palavra, a ponto de (a menina) submeter-se voluntariamente à violação para registrá-la. Não dá para separar o lado de promotora do de mãe e avó. (…) As consequências desse caso são imensuráveis. Arruinou a vida de duas meninas.” Nuñez disse também que o acusado era “uma pessoa respeitada, de classe média, de quem ninguém suspeitaria uma atitude semelhante. Ele só negava (o estupro), mesmo diante das provas. Custou muito até que admitisse e não deu uma explicação. Eu mesma tive de sair do interrogatório para conter minha própria ira e cumprir com a minha função”.

As meninas, que não foram identificadas, gravaram os abusos com uma “ceibalita”, como são chamados os notebooks que o governo uruguaio entrega a todos os estudantes do país. O caso chegou à Justiça depois que a menina mostrou os vídeos à tia. Em seguida, o pai da vítima denunciou os abusos. O acusado, identificado apenas pelas iniciais JCSB, é um homem de 62 anos, sem antecedentes criminais. Ele foi preso. Se condenado, sua pena pode variar de dois a seis anos de reclusão. Sua mulher e outro filho também chegaram a ser detidos, mas foram libertados, segundo a Justiça, pela ausência de “elementos que demonstrassem que eles tinham conhecimento dos fatos”. 

Fonte: BBC Brasil

Governo lançará campanha para prevenir suicídio em Teresina

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, irá lançar a campanha “Acolha a Vida”, na segunda-feira (30), das 8h às 12h, no Hotel Blue Tree, centro Sul da capital. O objetivo é disseminar informações sobre prevenção do suicídio e automutilação, especialmente entre crianças, adolescentes e jovens, para que a população possa saber como agir diante desses casos.

O evento será aberto ao público e direcionado para profissionais de saúde, professores, líderes comunitários e religiosos, conselheiros tutelares, assistência social e segurança. A solenidade de abertura contará com a presença da Secretária Nacional da Família, Dra. Ângela Gandra, de um especialista e autoridades locais. Em seguida, está previsto curso de capacitação sobre os fatores de risco e de prevenção do suicídio.

As taxas de suicídio no Piauí evidenciam um grave problema de saúde pública e ações de prevenção são fundamentais. “Nesse momento, estamos construindo o plano de prevenção ao suicídio, fortalecendo a rede de saúde mental. Através de capacitações como essa, queremos também divulgar a nossa rede de tratamento gratuito, como o Provida, as Unidade Básicas de Saúde e os CAPS de Teresina”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.

De acordo com Luanna Bueno, gerente de saúde mental da FMS, o tema abordado é relevante, já que é importante realizar o manejo adequado e precoce dos casos, cujos primeiros sinais podem aparecer na infância e adolescência. “Todos podem contribuir com a prevenção do suicídio. A sociedade tem que se apropriar dessas informações para também dá apoio nessa causa de valorização da vida”, comenta.

Prima e assessores de Rejane Dias enriqueceram rápido

Segundo informações colhidas junto à investigação da ‘Operação Satélites‘, Pauliana Amorim, prima da deputada Rejane Dias, tem um patrimônio injustificável e, em nomes de terceiros. Essas pessoas, agora terão que comprovar como esses bens foram adquiridos e se suas rendas são compatíveis com tal objeto.

Movimento parecido também se encontra no ex-secretário, Helder Jacobina, que chegou a circular em uma Land Rover avaliada em R$ 500 mil, que está no nome de um irmão. O coronel Rolnald também não fica atrás e chama atenção até dos seus ex-vizinhos, no bairro Sacy.

O coronel coleciona carros bem caros na sua garagem! Durante a operação, a PF confiscou cerca de R$ 10 milhões, somente nas contas dos investigados, outros milhões estão em nomes de laranjas, e agora, a luta é para comprovar tanto patrimônio milionário. (Por:Silas Freire)

Desgoverno total na saúde: Médicos estão 5 meses sem receber do Estado

O Conselho Regional de Medicina (CRM) se reuniu ontem com o Ministério Público do Piauí (MP-PI) para ajuizar uma ação contra o estado, para obrigar o governo a pagar 5 meses de salários atrasados dos médicos, em 16 municípios do Piauí.

A tentativa de uma reunião com a Sesapi já não inspira confiança, segundo o CRM, por várias vezes o estado já marcou data para realizar o pagamento desses profissionais, mas nunca cumpre. Por isso, não tem outra saída a não ser judicializar a questão.

O detalhe, é que a maioria desses profissionais são contratados na informalidade e ainda não recebem seus salários. No Hospital Justino Luz, em Picos, os médicos pediram demissão em massa, e a situação do Piauí vai ficando cada vez mais difícil.

É de causar estranheza, a polícia do Piauí nunca mais prendeu um traficante

Observadores da área criminal estão estranhando o comportamento da secretaria de Segurança do Piauí em relação ao combate ao tráfico de drogas..O início da primeira gestão do secretário Fábio Abreu foi marcada por prisões, apreensões de grandes quantidades de drogas, e um trabalho conjunto com o juiz da 7° Vara de Teresina Dr. Almir Tajra, inclusive, com o confisco dos bens dos traficantes e doações para casas de recuperação, além das forças de segurança.

Agora, estranhamente não se sabe o porquê, pelo menos em 2018 e 2019, a política de combate ao tráfico de entorpecentes praticamente parou. A polícia estadual só emprega em prender pequenos ‘aviões’ de drogas os verdadeiros escravos químicos, os chamadoa ‘pirangueiros’.

Enquanto isso, a droga em todos os suas escalas está a solta na capital e no interior. Para ser justo, a PRF é quem mais tem feito esse trabalho e os próprios PRF’s estranham os braços cruzados da secretaria de Segurança para essa modalidade criminosa.

Por:Silas Freire

Janot não cometeu crime ao cogitar o assassinato do ministro Gilmar Mendes

Ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e seu novo hobbie: a aviação - Foto: TwitterCriminalista, Kakay é um dos críticos de Janot, mas lembra que “cogitar não é crime”

Apesar de haver confessado seu plano de assassinar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-procurador geral da República Rodrigo Janot não está sujeito a processo. “Cogitação não é crime”, diz o criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, um dos críticos da atitude de Janot, que considerou um “incentivo à barbárie”, revelando que foi armado ao STF para matar o ministro. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A rebordosa de Janot começou antes mesmo de a sexta (27) terminar, com a PF fazendo busca e apreensão em sua casa e escritório.

A Lava Jato foi a maior vítima das maluquices de Janot. Os ministros do STF estão todos – todos – horrorizados.

Advogados experientes preveem muitas alegações de suspeição de atos de Janot na Lava Jato. O STF terá muito trabalho.

Janot pode não ser bom do juízo, mas não é um assassino, por isso não conseguiu puxar o gatilho. É a única boa notícia nessa confusão.

Prefeitura: Por que tem que ser Zé Hamilton o candidato das oposições?

O destruidor de Parnaíba, W. Dias e o ex-prefeito Zé Hamilton

POR: BERNARDO SILVA

As oposições de Parnaíba, principalmente os setores ligados ao governador Wellington Dias, apostam todas as fichas na possível candidatura do ex-prefeito Zé Hamilton para suceder Mão Santa. Seria o único nome competitivo. Por que será? Por competência do ex-deputado estadual, considerado o pior de sua safra? Ou porque, dentre os outros nomes postos, Hamilton seria o menos ruim?

Complicado avaliar a possibilidade desta candidatura olhando pelo lado da competência, principalmente considerando que, pelo ritmo da administração Mão Santa, seu sucessor teria que ser alguém, no mínimo, proativo, capaz de assimilar o sentimento popular e agir, com ações rápidas e soluções lógicas.

Zé Hamilton em propaganda eleitoral em favor do PT

Foram 8 anos de administração  de Zé Hamilton, sempre coadjuvado pelo jovem Florentino Neto, a quem preparou para sucedê-lo, porque se dizia cansado, já tendo dado sua contribuição à cidade, devendo passar a vez para os mais jovens. Elegeu Florentino e deu no que deu.

Foram 8 anos em que não se falou em zona rural, onde os moradores daqueles povoados sequer tinham água para beber, problema enfrentado de frente pelo atual prefeito, Mão Santa, tão logo assumiu e que tomou algumas providências junto à Funasa, provocando a reação do governo do Estado que resolveu “ensaiar” algumas ações para resolver o secular problema nunca antes visto pelo Agespisa.

Em 8 anos, Zé Hamilton deu muito chá de cadeira em vereador. Ouvimos deles isso na Câmara. E comenta-se, que ele dizia não gostar de vereador. E, por conta disso, pra quê atender requerimento de vereador?!!! Quanta diferença para o atual prefeito, Mão Santa, que mantém abertas as portas de seu gabinete para qualquer um. E todos se sentem contemplados, até mesmo os da oposição, com as obras que a prefeitura realiza atendendo os anseios de todos. Tem vereador que posa para fotos perto de obras, com seus requerimentos nas mãos, agradecendo o prefeito pelo atendimento às reivindicações, coisa que não ocorreu nem na gestão Zé Hamilton e nem na de seu sucessor, Florentino.

Zé Hamilton aqui prometia acabar com o problema do Piscinão, n Bairro Piauí, executando uma obra de quase 9 milhões e meio de reais, o que não aconteceu

Mas é um direito do Zé Hamilton ser candidato. Como é direito de qualquer um eleitor, que esteja em dia com seus direitos político-eleitorais. Mas ele precisa responder por que, nesses anos todos, não resolveu o problema do piscinão do Bairro Piauí, embora tenha recebido dinheiro para tal; E por que não aplicou os mais de 8 milhões, da emenda parlamentar do deputado Paes Landim, na Orla da Pedra do Sal. E por que também os recursos do PAC I, para a obras de esgotamento sanitário, não foram aplicadas devidamente, dando à cidade o resultado esperado? E agora diz que deixou a cidade 80% assistida pelo saneamento básico. A atual secretária de infraestrutura, Gracinha Moraes Sousa, contesta.

E, só pra terminar: Foram 8 anos de Zé Hamilton, mais 4 de sua cria política, Florentino Neto, que inviabilizaram a educação e a saúde do município, na sua infraestrutura. E não é por acaso que há quase 3 anos o Mão Santa reforma e inaugura escolas e postos de saúde, que estavam sucateados. Alguns postos de saúde, por exemplo, sem condições mínimas para funcionar como tal. É isso que credencia Zé Hamilton para disputar pela 4ª vez o mandato de prefeito de Parnaíba? E ainda por cima apoiado por Wellington Dias?

Zé Hamilton concede entrevista ao blogdobsilva: “E tem que ser eu candidato pela 4ª vez?” (Zé defendendo a participação dos mais jovens)

 

Médicos cirurgiões pedem demissão coletiva em hospital do Piauí

Sete médicos cirurgiões pediram demissão coletiva  do Hospital Regional de Picos, na última quarta-feira (25/09). O comunicado foi feito a direção técnica, a coordenação de cirurgia do Hospital e ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI). As informações são do Folha Atual.

Os profissionais informaram que a categoria está há cinco meses sem receber pagamento e que os mesmos não possuem contratos formais de trabalho.

Diante da falta de condições laborais mínimas, os médicos cirurgiões contratados entregaram a escala de plantões à coordenação de cirurgia. O setor hoje conta com três profissionais concursados e sete contratados que estão lotados em plantões durante toda a semana para atender os pacientes.  

Os profissionais ainda informaram que se a situação não for reparada, na próxima terça-feira (01/10) não haverá cirurgiões para realizar atendimentos. Os mesmos reivindicam que sejam efetuados pelo menos os pagamentos de maio e junho de 2019, bem como seja definido um calendário fixando datas para pagamento dos atrasados para que assim possam retornar as atividades.

“Sabemos que a situação afeta diretamente a população, as pessoas que precisam de atendimento, mas tem se tornado inviável trabalhar sem receber. Falta medicamentos, insumos, faltou até água, vimos acompanhantes carregando água em baldes para dar banho nos seus familiares, a situação é caótica. Aqui destaco que até o momento ainda não fomos procurados pela direção do Hospital”, informou o cirurgião.  

O assessoria do hospital informou que nesta sexta-feira (27/09), no turno da tarde, ocorrerá uma reunião com profissionais para discutir as condições de trabalho e buscar alternativas para sanar as deficiências atuais.  

Vale ressaltar que os atrasos salariais também atingem técnicos e enfermeiros que estão há quatro meses sem receber pagamento. (Jhone Sousa)

Eletrobrás vai acabar se não for privatizada, diz Paulo Guedes

Pedro do Coutto

Ao comparecer no final da tarde de quarta-feira na Comissão Mista do Congresso, o ministro Paulo Guedes afirmou que a Eletrobrás estará condenada a desaparecer se não for privatizada e obtiver recursos para investimentos. O titular da Economia foi convidado para fazer exposição sobre o projeto da reforma tributária. Mas tocou em vários pontos da política econômica, começando pela Eletrobrás.

A privatização da holding da energia, segundo o senador Davi Alcolumbre, está encontrando resistências para ser aprovada, e contra a privatização já se posicionaram 48 senadores.

INVESTIMENTOS – Paulo Guedes frisou também que os investimento programados pela Eletrobrás para este ano é de 3,5 bilhões de reais, recursos muito abaixo daqueles que devem ser feitos por quem assumir sua administração. Temos de considerar que, privatizada, a Eletrobras estará apta a receber de 10 a 30 bilhões por parte da empresa ou das empresas que vierem assumir a direção da política de energia do país.

Guedes disse que a Eletrobrás é responsável por 30% da energia no Brasil. Na minha opinião, cometeu um engano. Somente Furnas produz 20% e por suas linhas anexadas a Itaipu distribui outros 20 milhões de kw. Mas vamos em frente. Por esse motivo vamos acelerar sua privatização.

INCIPIENTE – A reportagem de Marcelo Correia, Manoel Ventura e Eliane Oliveira, em O Globo, destacou amplamente a palestra de Guedes na Comissão Mista. Os repórteres acentuaram que o relator da proposta de reforma, deputado Agnaldo Ribeiro considera ainda incipiente a proposição no Congresso.

Inclusive, a presença do ministro da Economia terminou criando forte reação quando disse que os economistas lotados na Comissão de Orçamento são escravos de constituintes defuntos que elaboraram a Constituição de 1988.

A meu ver, está faltando uma projeção capaz de refletir o valor patrimonial e financeiro da holding de energia. Esse cálculo ainda está para ser feito. E o Ministério de Minas e Energia, matéria de Rafael Bitencourt, confirmou que tem de haver uma avaliação de riscos e custos para o novo modelo.

OUTRO ASSUNTO – A pesquisa do IBOPE sobre o governo Bolsonaro, matéria publicada pelo O Globo, concluiu levantamento apontando que Bolsonaro é aprovado por 31% da opinião pública e reprovado por 34%.

Diferença pequena, sobretudo levando-se em conta que geralmente os presidentes quando iniciam seus mandatos enfrentam uma realidade entre os compromissos assumidos na campanha e a transformação em projetos concretos baseados nesses compromissos.

A maior diferença registrou-se quanto à maneira de governar, foi de 50 a 44%. No que se refere a perspectivas para o mandato no campo positivo registrou 37% contra 31%. A queda foi puxada pelas mulheres. Para elas, a perspectiva de o restante do governo ser ótimo ou bom caiu de 34% para 30% entre junho e setembro, enquanto entre os homens permaneceu em 44%.

REDUÇÃO – Este resultado poderia ser interpretado de maneira positiva. Entretanto, representa uma redução relativamente à pesquisa anterior do mesmo IBOPE. É que o índice positivo declinou nos últimos três meses, enquanto o índice contrário subiu no mesmo período.

Em matéria de pesquisa, o importante é interpretar as tendências. A opinião pública está aguardando a concretização de projetos de governo.

Pacientes que aguardam transplantes estão com pagamento de passagens em atraso

Piauienses que aguardam transplantes de órgãos em filas fora do estado estão com o pagamento de passagens em atraso. Sem o benefício, os pacientes estão impossibilitados de dar andamento a bateria de exames necessária para receber o órgão. 

O custeio do transportes desses pacientes é previsto por lei e feito pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi.

Imagem ilustrativa

O aposentado Etevaldo Lopes Pimentel convive com uma doença nos rins e aguarda transplante em um hospital especializado em São Paulo.

“É muito complicado, muitas vezes temos anemia muito alta, você não consegue andar, fazer suas atividades de casa. Eu precisaria voltar para São Paulo amanhã porque na sexta-feira (27) teria que fazer um exame chamado cateter e segundo o TFD disse que não tem passagem porque o governo está devendo as empresas aéreas”, reclama.

Outra paciente renal, Alice Fonseca relata estar angustiada com a situação. Ela já perdeu duas viagens por conta do atraso nas passagens e foi orientada a custear as despesas com o transporte, mesmo estando desempregada.

“Até com um salário mínimo não dá pra pagar as passagens. E não é só a gente que vai, vai um acompanhante porque às vezes a gente passa mal e muitas vezes lá em São Paulo não tem nenhum familiar ou amigo para nos acompanhar”, conta.

“A gente fica com medo de não poder ir porque o órgão tem um tempo de espera. Além da espera do órgão, a gente fica na espera das passagens, são duas ansiedades”, completa

A Sesapi emitiu nota informando que trabalha junto com a Secretaria de Estado da Fazenda, para cumpiri um cronograma para atualizar o pagamento das empresas que fazem a emissão das passagens aéreas.

Nota Sesapi – Cidadeverde.com

Com relação a compra das passagens dos pacientes que fazem o tratamento fora de domicílio, a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Estado da Fazenda, estão fazendo um cronograma para atualizar o pagamento das empresas que fazem a emissão das passagens aéreas. O pagamento, inclusive, já foi iniciado.

Fila para transplante

No Piauí, mais de 500 pessoas estão na fila de transplante. 

Lourdes Veras, coordenadora da central Estadual de Transplantes conta que por ano são realizadas 180 cirurgias de córnea para uma demanda de 200 pacientes. “Precisamos ter uma captação maior e ampliar também o território porque atualmente estamos apenas na cidade de Teresina”, disse. 

Foto: Reprodução TV Cidade Verde

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

Divulgado o edital do concurso do IBGE, com 68 vagas para o Piauí

O IBGE lançou hoje  novo Edital  para o Censo Demográfico 2020 com um total de vagas para todo o país de 1.343 vagas para coordenador censitário subárea e outras 1.315 para agente censitário operacional, distribuídas por 1.031 municípios de todos os estados. No Piauí serão oferecidas 35 vagas para a função de Coordenador Censitário Subárea em 31 municípios-sede, bem como serão oferecidas 33 vagas para a função de Agente Censitário Operacional no município de Teresina. A função de Coordenador Censitário Subárea exige nível superior completo, enquanto que a função de Agente Censitário Operacional exige nível médio completo.

As inscrições estão abertas até 15 de outubro de 2019 e serão feitas pelo site da Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do processo seletivo.

As provas estão previstas para 8 de dezembro e serão realizadas em todos os municípios onde há vagas. As remunerações mensais serão de R$ 3.100 para coordenador censitário subárea e de R$ 1.700 para agente censitário operacional. Além disso, os candidatos a coordenador censitário subárea devem ter carteira nacional de habilitação definitiva ou provisória, dentro do prazo de validade, no mínimo para categoria B.

        A jornada de trabalho para ambos os cargos será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Os contratados terão direito aos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, além de férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação que regulamenta este tipo de contratação.

O período máximo da contratação é de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a Lei nº 8.745/93. Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por igual período, de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários. O desempenho dos contratados será avaliado mensalmente.

O pagamento da taxa de inscrição para as duas funções deverá ser feito até 1º de novembro, sendo de R$ 58 para coordenador censitário subárea e de R$ 42,50 para agente censitário operacional.

O candidato somente poderá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Simples), que estará disponível no site da FGV. A GRU deverá ser paga em espécie em qualquer agência do Banco do Brasil, ou via internet banking do mesmo banco, sendo de inteira responsabilidade do candidato a impressão e guarda do comprovante de inscrição. 

Eduardo Bolsonaro espalha boato e imagem falsa da jovem ativista Greta Thunberg

Mesmo ciente da montagem, Eduardo propagou a falsa notícia

Mariana Agunzi
Folha

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) postou, na noite desta quarta-feira, dia 25, uma imagem falsa para atacar a jovem ativista Greta Thunberg. A imagem mostra Greta fazendo uma refeição dentro de um trem, enquanto crianças estão do lado de fora olhando para a comida.

A publicação divulgada pelo filho do presidente Jair Bolsonaro, escolhido para ser embaixador do Brasil em Washington, é na verdade uma montagem feita a partir de postagem que a própria sueca fez em seu Instagram em janeiro deste ano.

“Vocês roubaram minha infância…” disse a garota financiada pela Open Society de George Soros.

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter

FAKE NEWS – Na mesma postagem, Eduardo compartilha ainda uma notícia relacionando Greta Thunberg ao investidor George Soros. “Vocês roubaram minha infância… disse a garota financiada pela Open Society de George Soros”, escreveu ele na rede. O boato de que Greta seria financiada (ou mesmo neta) do húngaro-americano surgiu a partir de outra montagem realizada sobre foto da ativista com o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore.

Confrontado pelos seguidores por compartilhar uma imagem falsa, Eduardo Bolsonaro disse que sabia e que em nenhum momento escreveu que Greta era neta de Soros. O deputado compartilhou ainda um link do portal “Estudos Nacionais”, que reafirma que a menina seria financiada pelo investidor, ainda que sem apresentar provas.

Por fim, o filho do presidente publicou nesta quinta-feira, dia 26, uma foto de uma sátira com o discurso da menina na cúpula do clima na ONU. “Você vem até nós, os jovens, em busca de esperança. Como ousam?”, criticou Greta no discurso. “Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias, mas eu tenho sorte. Pessoas estão sofrendo, pessoas estão morrendo, ecossistemas inteiros estão entrando em colapso”, disse.

Vocês roubaram meus sonhos! 😂

Ver imagem no Twitter

#DESCULPAGRETA –  A hashtag “desculpa Greta” liderou os trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter nesta quinta-feira. Como resposta às publicações do filho do presidente Jair Bolsonaro, os usuários da rede pediram desculpas à ativista.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Eduardo Bolsonaro, pretenso candidato à embaixada nos EUA, mais uma vez, prova que além de não ter qualificação e sensibilidade, não possui o mínimo de responsabilidade para assumir um cargo desta magnitude. Enquanto Bolsonaro, pai, articula para garantir o “filé mignon” do filho despreparado, o mesmo prefere não se reservar ao silêncio, mas fazer piada com assuntos que têm pautado a agenda mundial. A ironia, o deboche e sobretudo a ciência sobre a propagação de boatos e inverdades é inaceitável, sobretudo vindo de alguém que quer ocupar uma posição que representará o país. (Marcelo Copelli)

Senador Ciro Nogueira já gastou R$ 185 mil da cota parlamentar

Ciro Nogueira, senador piauiense e presidente nacional do Progressistas, foi o senador que mais recorreu à cota parlamentar em 2019 para pedir ressarcimento com gastos de locomoção, hospedagem, alimentação e combustíveis.

Um levantamento feito pelo O Antagonistacom  dados do Portal da Transparência do Senado indicou que Ciro utilizou R$ 185.304,63 da cota com essas despesas, de fevereiro a setembro.

Em declaração de bens feita ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para as eleições 2018, Ciro Nogueira declarou possuir R$ 23,31 milhões em bens móveis e imóveis.