Piauí deve ter dois nomes na executiva nacional do MDB

A nova executiva nacional do MDB vai contar com a participação de dois nomes do estado do Piauí. A informação foi confirmada pelo ex-ministro e atual presidente do Conselho deliberativo do Sebrae no  Distrito Federal, João Henrique Sousa, que deve ser reconduzido para  a composição da executiva. Além dele, o senador Marcelo Castro vai ocupar a tesouraria do partido.

Os piauienses fazem parte da articulação que deve levar o deputado federal Baleia Rossi à presidência nacional do MDB. “É o candidato que nós todos estamos apoiando, e acho que haverá unanimidade sobre o nome dele. O Piauí, que já me tem na executiva nacional, deverá ter na nova executiva o senador Marcelo Castro como tesoureiro nacional do partido”, informou João Henrique. 


João Henrique atualmente é do Conselho Deliberativo do Sebrae/DF – Foto: Assis Fernandes/O Dia

Já o senador Marcelo Castro, presidente estadual do MDB, confirma que o seu nome é um dos cotados para compor a nova executiva nacional da sigla.  Ele também defende o consenso para eleger o deputado Baleia Rossi como novo presidente nacional. “O MDB do Piauí apoia esse projeto do Baleia Rossi porque ele é  um consenso dentro do partido”, disse.

A eleição para escolha do novo presidente nacional do MDB deve acontecer no próximo mês de outubro. Até o momento, o deputado federal Baleia Rossi é o candidato único, devendo ser eleito por aclamação. 

Por: Natanael Souza, do Jornal O Dia

Piauí faz caça às bruxas

Deputado Franzé, no plenário da Assembleia Legislativa

O governador Wellington Dias sancionou a lei determinando a retirada, dos prédios públicos, de nomes de torturadores e apoiadores de atos contra os direitos humanos durante o regime militar.

Trata-se da Lei de nº 7.248, publicada no Diário Oficial do Estado de 13 de setembro.

O projeto de lei foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Franzé Silva (PT. A nova lei proíbe também que pessoas incluídas no relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV) sejam homenageadas com nomes em prédios do governo estadual.

Por ela, fica então vedado atribuir a prédios, rodovias, repartições públicas e bens de qualquer natureza que pertençam ao Estado o nome de qualquer pessoa que conste no relatório final da Comissão Nacional da Verdade, se ela é considerada responsável por violação dos direitos humanos durante o período militar.

Faxina

O Governo do Estado tem o prazo de um ano para fazer a alteração na denominação de qualquer bem público que se enquadre nessa situação.

Não será só a retirada de nomes, mas de placas, retratos ou bustos que enalteçam pessoas que foram reconhecidas pela Comissão Nacional da Verdade como apoiadoras da ditadura.

Também fica cassada qualquer tipo de honraria estadual concedida a tais personalidades.

Além disso, a lei estabelece que fica vedado o uso de bens ou recursos públicos de qualquer natureza em eventos oficiais ou privados em comemoração ou exaltação ao Golpe Militar de 1964.

Na contramão

O Piauí toma a iniciativa de aprovar essa lei justamente quando o país lembra os 40 anos da Lei da Anistia, um esforço de pacificação do país.

Da Lei da Anistia, que corrigiu muitas injustiças e aberrações do regime militar, muita gente boa também tirou proveito sem nenhuma glória.

Essa lei estadual está totalmente na contramão do espírito da anistia.

Essa caça às bruxas à moda da esquerda brasileira é uma radicalização desnecessária e que não leva a lugar nenhum. Apenas atesta que os que estão na frente e por trás dela não têm o que fazer.

Por que não vão trabalhar? Por que também não fazem obras para nelas pôr os nomes de seus ídolos políticos?

Sim, ditadura nunca mais! E abaixo a demagogia!

  

Renan é indicado para compor CPMI das fake news

Folha de S. Paulo – Painel
Por Daniela Lima

Renan Calheiros (MDB-AL) foi indicado para compor a CPMI das fake news. O senador quer levar ao palco deste colegiado a discussão sobre as mensagens de Deltan Dallagnol e Sergio Moro reveladas pelo The Intercept, apesar de elas estarem no centro de outra investigação parlamentar.

Descontada a provocação, o objetivo do senador na CPMI, dizem seus aliados, é provocar discussão sobre o aperfeiçoamento da lei que regulamenta atuações na internet. Renan busca fórmula para inibir a ação de robôs que propagam conteúdos falsos ou difamatórios.

Sergio Moro e a Lava Jato estão na mira de cinco deputados do Piauí

Deputados federais de oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) conseguiram apresentar à mesa da câmara um requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tem como principais alvos a Lava Jato (maior operação de combate à corrupção do mundo) e o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Entre os parlamentares interessados nas investigações com poder de polícia estão os piauienses (a) Rejane Dias (PT), Iracema Portella (PP), Margarete Coelho (PP), Assis Carvalho (PT) e Marina Santos (Solidariedade).

Iracema Portella, por exemplo, é integrante do Partido Progressistas presidido pelo senador Ciro Nogueira, citado em delações de investigados na operação. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) é autora do pedido apresentado na última quarta-feira (11).

A ofensiva visa aprofundar a investigação com base nas mensagens obtidas criminosamente e nunca submetidas à perícia técnica oficial (divulgadas pelo Site Intercept) e apurar se houve “violência à Constituição e aos códigos da magistratura e do Ministério Público” no exercício das atividades de Moro e procuradores.

O grupo sugere até que, caso seja constatado conluio entre autoridades e uso da estrutura do Judiciário para fins políticos, podem ser configurados os crimes de fraude processual, prevaricação, advocacia administrativa e abuso de autoridade.

Analistas apontam que o interesse dos inconformados parece ser mesmo tentar um jeito de punir o ex-juiz Sergio Moro e de acabar com a Lava Jato. A instalação da comissão depende de despacho do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Falta de agentes penitenciários põe segurança de presídios do Piauí em risco

Um déficit no efetivo dos presídios no Piauí coloca em risco a segurança e saúde de presos e agentes penitenciários. De lados opostos das grades, agentes e presos compartilham problemas causados pelo não preenchimento de vagas necessárias nos quadros da Secretaria de Justiça do Estado.

Agentes relatam viver uma rotina de perigo, sem funcionários suficientes para manter os procedimentos de segurança indicados para lidar com presos, em tensão constante desde a transferência de detentos perigosos. Os agentes têm funções de retirar presos de celas superlotadas para audiências e para atendimento em unidades de saúde.

Ao OitoMeia, um agente penitenciário, que preferiu não se identificar por medo de represália, denunciou a situação do sistema prisional. Ele cita a inauguração da Cadeia Pública de Altos que será inaugurada no dia 23 de setembro.

“Temos 38 agentes esperando a convocação e mais 166 agentes esperando o curso de formação. Essa Cadeia Pública de Altos têm que existir no mínimo com 80 agentes e o governo do Piauí não fez nomeação para essa cadeia. Já vai tirar de onde não tem. Tudo isso agrava. É um complicador que pode causar um conflito mais na frente. Sem falar na carga de trabalho dos servidores, que já é pesada”, denunciou o agente.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), o desgaste emocional leva muitos profissionais da área a adoecer e denunciam que faltam até mesmo motoristas para escolta de presos quando existe uma situação de emergência.

GOVERNO DO ESTADO

O governador Wellington Dias agendou, nesta segunda-feira (2), a data de inauguração da Cadeia Pública de Altos. A solenidade ocorrerá dia 23 de setembro. A definição se deu em audiência com o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, e diretores da Sejus. A nova unidade consolida o avanço no sistema prisional e será a maior do estado, com capacidade para 604 presos.

“Teremos modelagens cada vez mais caminhando para ressocialização, trabalho, educação, religião, integração com a família, esporte, cultura. Um sistema onde pessoas privadas de liberdade possam trabalhar”, ressaltou Wellington Dias.

O novo presídio é composto por módulos de saúde, educação, visita íntima, laboratório de informática, biblioteca, além de espaço para trabalho. O investimento na construção foi de R$ 30 milhões. O presídio receberá presos classificados como alto risco e terá uma sistemática de procedimentos diferenciados de segurança.

“Levando o alto risco pra Cadeia de Altos, onde haverá uma segurança bem maior, eu posso trabalhar melhor o médio e baixo riscos. Vamos equilibrar o número de presos no sistema”, pontuou Carlos Edilson, secretário de Justiça.

A Cadeia Pública de Altos é uma alternativa importante para reduzir o déficit de vagas no sistema prisional do Piauí. O governo estuda ainda o chamamento de mais 43 agentes penitenciários aprovados no último concurso, caso se encerre a restrição no percentual estabelecido para gastos com pessoal, na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Eles têm a força: CPI dos Planos de Saúde ‘morreu’ antes mesmo de ser criada

A Agemed e Assistência Médica Infantil (AMI) são as duas operadoras mais afetadas Foto: EBCLobby de empresas que faturam R$ 175 bilhões barrou investigação no Senado

O poderoso lobby dos planos de saúde, que faturam R$175 bilhões por ano, não apenas consegue tornar dóceis os órgãos oficiais criados para fiscalizá-las, como sufoca qualquer tentativa de investigação. Em 2018, senadores emplacaram uma CPI para investigar os aumentos abusivos de planos de saúde. A então senadora Lídice da Mata (PSB-BA), hoje deputada, foi a autora. Mas a CPI nunca saiu do papel. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A CPI dos Planos de Saúde foi criada na prática em julho de 2018. Seis meses depois, “morreu” sem nenhum senador indicado.

Em 2017, planos de saúde aumentaram em média 13,5%, quase cinco vezes a inflação de 2,9%. Não foram processados por crime de usura.

Um dos objetivos da CPI era investigar por que a Agência Nacional de Saúde Suplementar é tão leniente com os planos que deveria fiscalizar.

“A ANS está mais preocupada com o pleito dos planos de saúde”, disse Lídice da Mata. E não está nem aí com os cidadãos, faltou dizer.

Pré-candidatos terão que desembolsar R$ 350 para participar da seleção de partido

O Partido Novo 30, dito baluarte da nova política nacional, está em campanha ferrenha para selecionar candidatos para as próximas eleições, inclusive no Piauí. Diferente dos outros partidos, a sigla tem um método diferente para a escolha de seus pré-candidatos a prefeito e vereadores. Eles terão que passar por um processo seletivo. Não seria coisa de outro mundo a não ser por uma pequena peculiaridade: Os interessados terão que desembolsar a pequena bagatela de R$ 350! Isso porquê, de acordo com Wallace Miranda, presidente do Novo no Piauí, a legenda tenta dar contornos empresariais para a escolha dos candidatos.

Ele ainda disse que a cobrança “é necessária”, já que o partido vive de doações. Entretanto, é importante chamar atenção para um dos pontos onde se concentra algumas das maiores críticas do partido à atual política nacional, de que os políticos são, em sua esmagadora maioria, homens brancos e ricos. Mas com uma seleção que acontece dessa forma, qual o perfil de candidato você acha que será escolhido? O que fica na verdade, é o questionamento: Será que o Novo, é realmente um partido novo? Reflitamos!(Por:Silas Freire)

Evento gratuito em Parnaíba reúne robótica, cultura e arte

Dias 20 e 21 de setembro acontece em Parnaíba-PI a terceira edição do Arttron, evento que integra tecnologia,  cultura e arte, com realização de palestras, feira de ciências, atrações culturais, corrida de robôs, além da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no Piauí.

Podem participar do Arttron estudantes de escolas públicas e privadas e de universidade, além da comunidade em geral. Gratuito, o evento é realizado pela Tron Ensino de Robótica Educativa e a Fecomércio e conta com apoio da OBR, CNPq, UFPI, UESPI, IFPI-Parnaíba.

Inscrições

Para disputar a corrida Long Line e assistir às palestras é preciso se inscrever no site do evento. Também no site estudantes que desejam apresentar projetos na Feira de Ciências têm até dia 16/09 para submeter os resumos dos trabalhos. O cronograma de apresentações será divulgado dia 18/09.?

Programação

Na sexta-feira (20), no espaço da Fecomércio, às 9h30, haverá a Palestra Magna Tecnologia, Educação e Nova Geração, com o Prof. Dr. Gildário Lima, sócio-fundador da Tron e presidente do Conselho da OBR no Piauí. Às 11h, será realizada a eliminatória da Corrida Long Line, destinada a robôs seguidores de linha, dividida nas categorias: plataformas open-source, como Arduino; e plataformas fabricadas, por exemplo, Lego. O robô deverá efetuar 3 voltas completas no circuito em menos tempo.

À tarde, às 14h, ocorre a 1ª Etapa Estadual da OBR, em que alunos de 133 equipes de 9 cidades do Piauí colocarão seus robôs na arena de competição para cumprir percursos e desempenhar tarefas. Paralelo à OBR, será realizada também a partir das 14h a Feira de Ciência e Arte com a apresentação de pesquisas por meio de projetos científicos realizados por alunos do Piauí, com temáticas relacionadas às áreas de ciência, tecnologia, inovação e arte.

Já no sábado (21), as atividades começam no Auditório do SENAC, às 8h, com apresentação de Pitchs e projetos orais, selecionados das inscrições na modalidade Feira de Ciências. Em seguida, às 9h30, ocorre a Palestra Magna O futuro e as máquinas pensantes, conduzida por Marcelo Mesquita, doutorando em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia/UFPI e sócio-fundador da Tron.

À tarde, das 14 às 18h, no Espaço da Fecomércio,  haverá a 2ª Etapa Estadual da OBR, em que os robôs devem ser montados, programados, desenvolvidos e ajustados apenas pelos estudantes. Equipes inscritas no Nível 0 participarão apenas da primeira etapa no estado. As equipes inscritas nos Níveis 1 e 2 poderão se classificar para a Etapa Nacional. Também às 14h, seguem as apresentações de projetos da Feira de Ciências e Arte e às 19h solenidade de encerramento e entrega das medalhas e premiações.

Fonte: ASCOM

Para onde foi o dinheiro?

Por:Cláudia Brandão

Servidores públicos estaduais estão levando um susto danado quando vão sacar o dinheiro referente ao salário do mês de agosto. Ao conferirem o extrato bancário, eles dizem que constatam que o pagamento não foi depositado. Sem saber o que aconteceu, porque não foram avisados previamente, muitos ficam desesperados , na incerteza de como irão arcar com as despesas do mês.

Depois de baterem cabeça para descobrir o que houve, descobrem que o dinheiro foi depositado em uma conta salário, diferente da que os servidores já vinham recebendo.  E eles precisam solicitar a transferência da dita conta para a sua pessoal. O problema todo é que ninguém foi informado sobre essa mudança, feita sem o consentimento ou comunicação prévia aos interessados.

Tem gente que até hoje está sem entender o que aconteceu. Alguns recorreram à imprensa para denunciar o que consideram uma falta de respeito para com o servidor, no que estão cobertos de razão. Se havia alguma mudança programada, os servidores precisariam ser informados e orientados com antecedência. A maioria deles ganha um salário baixo e é com esse rendimento que sustentam a família. O tempo que perdem para descobrir onde o dinheiro foi parar e fazer a transferência faz falta na hora de botar a comida na mesa. Sem contar a angústia desnecessária que sofrem com o problema. Uma maldade, de fato.

O Piauí pede empréstimo para recuperar estradas feitas com empréstimos

Dos quatro pedidos de autorização de novos empréstimos que o Governo do Piauí encaminhou à Assembleia Legislativa, na semana passada, um será para a recuperação de estradas.

No total, o governo quer mais R$ 3 bilhões de financiamentos. Desse valor, R$ 1 bilhão e meio será destinado à recuperação de aproximadamente 4 mil quilômetros de rodovias estaduais.

A informação é do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Limma (PT).

O líder do governo afirmou também que o Piauí é um dos quatro Estados do Brasil com maior capacidade de endividamento, o que o credencia a contrair novas operações de créditos.

Buraco sem fundo

Muito bem! O que espanta é que metade dos recursos desses novos financiamentos seja destinada justamente à recuperação de estradas que foram feitas há muito pouco tempo.

E através de financiamentos que certamente o Estado ainda não terminou de pagar, pois um dos empréstimos é para fazer o alongamento da dívida estadual.

Ou seja, é para pagar em 30 anos o que o Piauí deveria pagar em cinco, dez ou 15. Esta é uma operação razoável e aceitável, especialmente em tempos de crise.

O que assusta – ou pelo menos chega a ser curioso – é o Piauí estar fazendo novos empréstimos já para refazer as estradas feitas com empréstimos que ainda nem pagou.

Assim, pode é inventar dinheiro para encher esse buraco!

(Com informações do Congresso em foco.com)

Começa a “temporada de caravana no PT”

PT on the road

De O Estado de S. Paulo – Direto da Fonte
Por Sonia Racy

Vem aí “temporada de caravana” no PT. Após percorrer o Nordeste, Fernando Haddad vai retomar as viagens pelo Brasil. Começando por Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste.

E Dilma Rousseff parte semana que vem para a Europa, pela fundação Perceu Abramo. No seu discurso, a defesa da Amazônia e a reafirmação do legado Lula.

Lula usa aliança na mão e já planeja casamento

Lula já usa aliança na mão esaquerda planeja se casar.

De O Estado de S. Paulo – Direto da Fonte
Por Sonia Racy

Lula está usando aliança na mão esquerda e, segundo amigos que estiveram com ele, empolgado para casar com Janja, a socióloga Rosângela Silva, 52 anos.

Ela mora em Curitiba e há duas semanas foi incluída como “família” na lista de visitantes autorizados do ex-presidente na sede da PF.

Casório

Lula quer festa, mas só quando deixar a prisão. O vice-presidente do PT Alexandre Padilha, porém, é da ala “pessimista com a Justiça”. À coluna, ele disse achar “dificílimo” o petista deixar a prisão ainda este mês. 

Governadores escondem que receberam verba federal para obras nos estados

Em Alagoas, por exemplo, não há qualquer menção aos R$ 85 milhões para duplicação de trecho da AL-101

O governo Bolsonaro libera recursos para obras e programas no Nordeste, mas até parece que os governadores da região combinaram esconder a origem do dinheiro que banca escolas, unidades de saúde e até obras viárias, como a duplicação da rodovia AL-101 Norte, em Alagoas. Ali, as placas oficiais escondem, ignorando a lei, a origem dos R$ 85 milhões do Ministério do Turismo, que financiam o trecho. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

No Estado governado por Renan Filho, as placas exaltam “mais uma obra do Governo de Alagoas”, sem citar o dinheiro federal.

A assessoria do governo alagoano diz que só há obrigação de citar a verba federal em uma placa. Mas na placa indicada não há referência.

Os R$85 milhões foram liberados pelo então ministro do Turismo Marx Beltrão. Era 2018, governo Temer, também odiado pelo clã Calheiros.

ONGs receberam milhões para fazer o que já é feito por INPE e Defesa

O sobrevoo da floresta amazônica durante horas mostra um verdadeiro "oceano verde" que nega notícias alarmantes e frequentemente falsas sobre "desmatamento" e "queimadas".

As ONGs Imazon e TNT Brasil receberam R$25,7 milhões para fazer trabalhos como “monitorar o desmatamento por meio de imagens de satélite”. Ideia boa, não fosse o fato de que nenhuma delas possui um satélite e o Brasil tem ao menos três sistemas que fazem isso. O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) tem dois sistemas (DETER e Prodes) e a Defesa usa o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

No caso do INPE, o DETER faz análise da situação em tempo real e o Prodes engloba dados mais precisos que são consolidados anualmente.

O Sipam é utilizado em operações de busca e salvamento, cartografia e análises climáticas, além de monitorar o desmatamento na Amazônia.

Auditoria do Ministério do Meio Ambiente mostra que 85% dos recursos recebidos pelo Imazon foi para pagamento de salários, luz, telefone etc.

No caso da TNT Brasil, a auditoria encontrou R$2,1 milhões pagos sem qualquer comprovação dos gastos como notas fiscais ou recibos.

Guedes conta que Bolsonaro ligou, ‘entubado’, para vetar nova CPMF

Resultado de imagem para paulo guedes

Entubado e no leito hospitalar em que se recupera da quarta cirurgia resultante do atentado sofrido em 2018, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) telefonou para o ministro da Economia, Paulo Guedes, para afirmar que não quer a criação de um novo imposto similar ao da CPMF. A informação foi revelada pelo próprio ministro, nesta sexta-feira (13), em entrevista a correspondentes estrangeiros no Rio de Janeiro. Bolsonaro está internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

“Estávamos simulando um imposto de transação financeira, só que o presidente sempre foi contra esse imposto e pediu pra não colocar”, afirmou Guedes, segundo a Reuters.

O ministro demonstrou irritação, ao afirmar que detalhes do estudo sobre o imposto ainda não deveriam ter sido levados a público. E confirmou que a equipe econômica trabalhava com uma alíquota de 0,4% para o tributo sobre pagamentos.

Paulo Guedes também disse que Marcos Cintra, ex-secretário especial da Receita Federal exonerado esta semana, já havia pedido desligamento do cargo “inúmeras vezes” por entender que atrapalhava o governo.

“Eu dizia: se você tiver que cair um dia que caia junto com o imposto”, afirmou Guedes. (Com informações do G1)

Deputados oferecem R$ 100 mil por informações sobre “mandante” do atentado contra Bolsonaro

“Queremos chegar a uma recompensa de R$ 500 mil, diz Trutis

Fábio Zanini
Folha

Dois deputados federais do PSL estão oferecendo recompensas no valor de R$ 100 mil cada por informações que levem ao suposto mandante do atentado cometido há um ano contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL). O autor do ataque, em Juiz de Fora (MG), é Adélio Bispo de Oliveira, que, segundo a Polícia Federal, agiu sozinho. Mas essa conclusão não convence parte dos apoiadores do presidente.

O primeiro a ter a ideia foi Loester Trutis (MS), que publicou um vídeo nas redes sociais com a oferta do pagamento. “Vamos oferecer uma recompensa de R$ 100 mil para informações que levem à prisão e à condenação do mandante, porque eu acredito que exista uma ajuda externa para o Adelio. Algumas questões não foram esclarecidas”, afirma Trutis no vídeo. A seu lado aparece Ciro Fidélis, apresentado como um empresário de Campo Grande. Dono de lojas na cidade, ele também é assessor do parlamentar na Câmara. O valor da recompensa seria pago pelos dois.

QUESTIONAMENTOS – “Há questões importantes: quem paga o advogado do Adelio, que é extremamente caro? Como ele tinha dinheiro para fazer viagem ao interior e acompanhar os filhos do Bolsonaro? Como ele tinha quatro celulares no seu apartamento, e por quê? Como ele pagava cartão de crédito internacional, se não tinha trabalho?”, questiona Fidélis. Trutis pede que informações sejam fornecidas via WhatsApp, para depois serem encaminhadas por ele à Polícia Federal. O deputado faz ainda um apelo para que familiares, amigos e ex-militantes do PSOL, partido ao qual Adelio pertenceu, deem informações.

No vídeo, o parlamentar usa uma camisa amarela que mandou fazer com os dizeres “Meu Partido é o Brasil”, idêntica à que Bolsonaro vestia no dia do atentado. Só que com uma diferença: um risco vermelho na altura da barriga, simbolizando o local onde a faca perfurou o presidente. Na verdade, o atentado não resultou em sangramento externo, mas nos órgãos internos do então candidato.

COMPROVAÇÃO – Após o vídeo de Trutis, seu colega de bancada Bibo Nunes (RS) tomou a mesma atitude. “Quero informação confiável sobre o caso. Não é chegar qualquer coisa. Se for informação comprovada sobre o atentado, dou R$ 100 mil do meu bolso”, afirmou. Ele diz que confia no trabalho da PF. “Mas também tenho o direito de achar que alguém mandou matar”, declarou Nunes. De acordo com Trutis, empresários têm entrado em contato com ele oferecendo ainda mais dinheiro. “Queremos chegar a uma recompensa de R$ 500 mil, diz ele.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
–  Loester Trutis, eleito deputado federal na “onda Bolsonaro”, diz que uma parte do valor de R$ 100 mil sairá de seu bolso, enquanto a maior parte vai ser repassada por Fidelis,  “empresário” e sócio da loja Casa dos Botões. Como assessor do deputado, Fidelis recebe um pouco mais de R$ 12 mil. O outro deputado, Bibo Nunes, bateu na mesa e disse que também banca do próprio bolso. Ou essa galera está com grana sobrando ou só busca os seus 15 minutos de fama. Fora isso, toda a investigação da Polícia Federal, acatada pela Justiça, indicou que Adélio Bispo, preso desde então em Campo Grande, agiu sozinho. Na Justiça Federal, Adélio foi considerado inimputável, por ser doente psiquiátrico e foi determinada a internação sem prazo para terminar. Oferecem uma bolada por respostas para dúvidas que a PF já esclareceu. Factoide. (Marcelo Copelli)

Governo quer limitar acesso a subsídio do Minha Casa Minha Vida

O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou que o governo planeja reduzir o acesso a famílias que podem ter até 90% do imóvel subsidiado pelo programa Minha Casa Minha Vida.

A ideia é reduzir o teto da renda das famílias que têm direito à faixa 1 do programa, na qual não há cobrança de juros e cujo valor pago pelo mutuário pode chegar a apenas 10% do custo da residência.

Atualmente, para ter acesso a esse subsídio as famílias não podem ter renda superior a R$ 1.800. O governo estuda baixar esse valor para de R$ 1.200 a R$ 1.400.

Segundo Canuto, o objetivo é priorizar a destinação de recursos do Tesouro para famílias sem acesso a financiamento imobiliário, o que já aconteceria para famílias com a renda beneficiadas atualmente.

O ministro prometeu que o governo poderá anunciar todas as mudanças no MCMV em dezembro.

Canuto afirmou ainda que a tendência é que o governo mantenha no próximo ano o uso de recursos do FGTS para pagar a subvenção do programa nas faixas 1,5, 2 e 3, a exemplo do que foi feito nesta semana para destravar o crédito que dependia de dinheiro do Orçamento da União.

“Financiamentos de R$ 150 mil não estavam acontecendo pelo aporte de R$ 2.000 a R$ 3.000. O que a gente fez foi uma política de destravamento. A probabilidade é que se mantenha”, afirmou.

O Minha Casa, Minha Vida responde por 70% do setor de construção.

Fonte: Estadão Conteúdo 

TCU e MPF investigam irregularidades no Conselho Federal de Farmácia

Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF).Promoção pessoal, gastos com passagens, diárias etc complicam o presidente do CFF

O atual presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, virou alvo de representação no Ministério Público Federal por usar a estrutura da entidade para promoção pessoal, no Pará, onde vive, e de investigação no Tribunal de Contas da União (TCU), sob acusação de irregularidades em gastos com passagens, diárias, cursos, além de repasses irregulares a conselhos regionais. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O TCU apura o financiamento de reuniões e institutos privados, além de associações, o que é contra os preceitos dos conselhos de classe.

No âmbito do MPF, a denúncia inclui o uso de dinheiro do CFF na campanha eleitoral para o Conselho Regional de Farmácia do Pará.

Questionado, o CFF informou ainda não ter sido notificado nem conhecer o teor das denúncias. Por isso, “não pode” se pronunciar.

Sede do Conselho Federal de Farmácia CFF), em Brasília.

Senador Elmano Férrer assinou mais uma vez a CPI da Lava Toga

Elmano assinou mais uma vez a CPI da Lava Toga (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

VEÍN QUER A LAVA TOGA

O senador Elmano Férrer (Podemos) assinou o terceiro requerimento que tenta criar no Senado Federal a CPI da Lava Toga. Ele foi o 27º senador a se colocar favorável ao pedido. Segundo o site O Antagonista, Elmano já começou a ser pressionado pela “turma do acordão”, grupo que luta de forma voraz para impedir a criação da CPI.

VEÍN QUER A LAVA TOGA 2

Essa não é a primeira vez que o Veín assina requerimento para criar a polêmica CPI. Em março, ele já havia assinado um primeiro requerimento que tentou instalar a Lava Toga. Ao assinar desta vez, Elmano reforça a coragem, já que a pressão de setores do governo contra a CPI é muito maior. Ele é um dos vice-líderes do governo no Senado.

NÃO É COMIGO

O governador Wellington Dias (PT) se esquivou como pôde de falar sobre o banco Brasil Plural, onde o Estado do Piauí vai pegar mais de R$ 2 bilhões emprestados. Questionado sobre as dúvidas em relação à capacidade financeira do banco e sobre as citações da instituição na Lava Jato, Wellington disse que quem controla banco é o Banco Central. Gustavo Almeida)

Sexta-feira 13, com dinheiro no bolso

Aplicativo Caixa Econômica Federal- FGTS.

Começam hoje os saques do Fundo de Garantia  por Tempo de Serviço – FGTS – das contas ativas e inativas para quem tem poupança na Caixa Econômica Federal e faz aniversário de janeiro a abril. Aqui no Piauí. Como cada trabalhador pode sacar até R$ 500 por conta, a estimativa é de que aqui no Piauí 799.387 pessoas sejam beneficiadas com esse dinheiro, que soma R$ 259 milhões.

Evidentemente, não é o dinheiro que irá fazer deslanchar a economia, mas, certamente, trará uma boa contribuição, já que parte dele vai para o consumo, fazendo circular a moeda no comércio lojista, e parte vai para pagamento de dívidas. No segundo caso, ao limpar o nome no Serasa, os consumidores voltam a ter crédito para poderem tomar empréstimos ou consumir produtos de bens duráveis lá na frente. De qualquer forma, ajuda.

No próximo mês, os trabalhadores serão chamados a optar se desejam, ou não, aderir ao saque aniversário a partir do próximo ano. Em caso afirmativo, eles deixarão de ter a reserva financeira para ser usada em caso de demissão sem justa causa ou para compra de um imóvel, por exemplo. Os saques passariam a ser anuais, de acordo com o mês de aniversário do trabalhador, e seguindo a uma tabela de percentuais que variam conforme o saldo disponível.

Muitos ainda estão indecisos, mas o que os economistas recomendam é que a pessoa avalie qual seu projeto. Se há risco de ser demitido ou se tem a intenção de comprar a casa própria, melhor deixar o dinheiro guardado para ter um colchão de reserva a ser usado em uma necessidade. Caso contrário, o trabalhador pode sacar anualmente para realizar pequenos sonhos ou mesmo para aplicar em um investimento mais lucrativo que o próprio FGTS. (Por: Cláudia Brandão)