Mão Santa chama de absurda e imbecil lei sancionada por Wellington Dias

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, chamou de absurda e imbecil a lei sancionada pelo governador Wellington, determinando a retirada, dos prédios públicos, de nomes de torturadores e apoiadores de atos contra os direitos humanos durante o regime militar. Trata-se da Lei de nº 7.248, publicada no Diário Oficial do Estado de 13 de setembro.

Prefeito de Parnaíba Mão Santa

“A gente tem que respeitar a história (esse Piauí está uma esculhambação). Esses retardados fizeram uma lei absurda, para retirar o nome de logradouros públicos de quem foi simpático ao período revolucionário. Eles estão escarrando na cara de João Paulo dos Reis Velloso, que por 10 anos foi a luz do regime militar; de José Pinheiro Machado, Alberto Silva…se eu fosse um vereador de Luís Correia eu entrava no cenário nacional. Eu faria um pronunciamento acabando com esses bandidos que assaltaram a dignidade política da história. Quem tem bastante luz não precisa apagar e nem diminuir a luz dos outros”, disse Mão Santa, destacando que grande parte do progresso do país, em todos os setores, se deve ao período revolucionário.

Mão Santa citou, como exemplo, que “as duas pontes construídas aqui, foram eles (os militares). A ponte do Jandira e a Ponte Simplício Dias, foram Figueiredo e Geisel. E pra mostrar que eles não têm valor e quem manda no Piauí e na Parnaíba somos nós (o povo). Nós vamos aderir ao que pretende o meu amigo, presidente Bolsonaro, e vamos construir um colégio militar, que vou botar o nome do Marechal Castelo Branco e a Ponte que vamos construir, em parceria com o governo federal, vai se chamar General Ernesto Geisel. Esses aí não mandam em nada não. O Bolsonaro nos livrou dos comunistas, dos corruptos e do PT, desgraça maior do país. Eu Já determinei que o secretário de educação e sua equipe faça a adesão ao projeto da Escola Militar. Esses que estão aí não fizeram nada. Geisel e o Figueiredo pelo menos fizeram as pontes. O Ernesto Geisel, por exemplo, foi da Petrobrás e nunca roubou um litro de gasolina e esses bichos roubaram a Petrobrás toda. Então, não tem moral, não tem nada. E essa lei não vale pra Parnaíba”, destaca Mão Santa

O prefeito conclui dizendo que “o Piauí hoje tem um dono. Não tem  oposição, não tem imprensa livre, não tem nada…livre é Parnaíba, a luz é Parnaíba. E nós não temos medo não. Nós vamos é homenagear aqueles que fizeram alguma coisa. Temos que respeitar a história. E eles nos ofenderam porque a luz do período revolucionário foi o parnaibano João Paulo dos Reis Velloso. Esse povo não tem condição de tirar nada. Que me tirem da política e do coração do povo do Piauí”- finalizou.

Governo tem pressa para aprovar empréstimos

Resultado de imagem para Governo piaui tem pressa para aprovar empréstimos

O governador Wellington Dias tem pressa para aprovar os pedidos de autorização para os novos quatro empréstimos em tramitação na Assembleia Legislativa.

Na semana passada, ele reuniu a bancada do governo para discutir o tema e pedir empenho dos deputados na aprovação dos empréstimos. A seguir, entrou com pedido de urgência na tramitação das mensagens.

Ontem, ele despachou o secretário de Governo, Osmar Júnior, para ir à Assembleia pedir mais agilidade na votação.

Osmar Júnior esclarece que a pressa para aprovação dos projetos decorre do prazo para encerramento do exercício financeiro de 2019, que se encaminha para o fim. Para concluir as tratativas com as instituições financeiras dispostas a emprestar o dinheiro, o governo precisa ter em mãos a papelada com a aprovação da Assemleia

Reunião conjunta

Após a visita do secretário, o presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (MDB), convocou para hoje uma reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça; Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação e de Administração Pública e Política Social, para discutir os projetos, que somam R$ 3,7 bilhões.

São operações de crédito para empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto ao Banco Brasil Plural; US$ 115 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento; além da abertura de crédito adicional suplementar, no valor de R$ 1,2 bilhão, vinculado às despesas com precatórios, Fundo de Previdência e dívida pública.

Themísocles Filho atendeu a solicitações do deputado Francisco Limma (PT), líder do Governo, e dos deputados Nerinho (PTB) e Henrique Pires (MDB).

O governo tem esmagadora maioria na Assembleia e decidiu acelerar a votação das mensagens depois que a bancada de oposição passou a criar dificuldades para a sua aprovação, inclusive com o recurso da obstrução através do pedido de vista.

A reunião conjunta de hoje das comissões técnicas promete pegar fogo, mas o governo vai ganhar de lavagem no voto.

Segurança no Piauí lançará programa que visa combater roubo de celular

Crédito: Portal Meio Norte

O secretário estadual de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, esteve nessa quarta-feira (18), no programa Banca de Sapateiro, na TV Rádio Jornal Meio Norte, anunciou as ações de repressão e combate que estão sendo desenvolvidas com relação aos recorrentes casos de roubos de aparelhos celulares em Teresina. Ele anunciou o lançamento do programa “Protege Celular“, que visa combater esse tipo de crime.

“Nós observamos a dinâmica dos roubos de celulares e montamos uma frente no combate a esse crime. Nós estaremos lançando um programa que vai ser capitaneado pela Polícia Civil, onde estaremos cercando o indivíduo que comete esse tipo de roubo, fazendo com que deixe de ser atrativo agilizando a captura desse celular o mais rápido possível, além disso vamos fornecer a população mais facilidade no registro do B.O. Então, vamos lançar agora no inicio de outubro o programa “Protege Celular”, que será um banco de dados, inclusive pedimos que a população faça seu cadastro que é totalmente sigiloso, mas que vai facilitar na identificação do aparelho roubado e dispensa a apresentação de nota fiscal nos casos de roubo e a partir do momento que aconteça algo com esse celular já vamos ter acesso as informações dele pelo sistema e isso também facilita no registro do B.O. A lista completa do banco de dados também estará disponível para a população”, afirmou.

Crédito: Portal Meio Norte

O secretario adiantou ainda que estará nomeando um delegado especificamente para fazer esse tratamento de recuperação de celular já que não é necessário um mandado judicial, basta um oficio do delegado para operadora para que logo após o registro do B.O em pouco tempo o cidadão já ter seu aparelho de volta. “Nosso entendimento é de que todo esse processo vai fazer com que esse indivíduo tenha essa atração e lucratividade que tinha com o roubo do celular, já que com o sistema de cadastro desses aparelhos ele vai ter uma maior dificuldade de comercializar, uma vez que o cidadão terá como consultor se aquele celular tem algum registro de furto ou roubo”, esclareceu.

Além disso, o secretário de segurança afirmou que tanto o policial militar quanto o civil receberá uma gratificação por bater uma determinada meta na recuperação de celulares roubados. “Eu não tenho duvida de que em pouco tempo esse tipo de crime vai diminuir bastante na capital”, disse. (Meio Norte)

Por atraso salarial, médicos e enfermeiros ameaçam suspender atividades em todo o Piauí

Por falta de pagamento, médicos e enfermeiros de hospitais estaduais de vários municípios ameaçam paralisação estadual nas próximas semanas.  Em alguns casos, o atraso no pagamento já acumula cinco meses. 

De acordo com a médica Miriam Parente, membro do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Piauí, médicos já ameaçam deixar as atividades em hospitais do interior. “A gente tem entrega de escalas médicas, por exemplo no Hospital de São Raimundo Nonato, ameaça de entrega nos hospitais de Floriano, Piripiri e Uruçuí. A gente vai de norte a sul do estado todo mundo insatisfeito com atraso de pagamento salarial”. 

Profissionais terceirizados da saúde da Maternidade Dona Evangelina Rosa e do Hospital Infantil também estão com salários e podem paralisar.

De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem, menos de 50% dos servidores da saúde são efetivos no estado. “A maioria dos profissionais é serviços prestados ou celetista. Se houver esse movimento (paralisação), vai fechar muitos serviços, principalmente na área da assistência e vai colocar em risco a vida do paciente”, alertou a presidente do Coren, Tatiana Melo.

Os servidores denunciam que além do atraso salarial não está sendo repassado o vale-transporte.

“O salário é uma coisa básica e quando eles falam que vão parar ou que não vão mais ir trabalhar o gestor faz assédio moral”, afirmou a presidente do Coren.

Audiência do MP

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 12ª Promotoria de Justiça, realizou em caráter de urgência uma audiência pública nesta terça-feira para tratar da situação dos terceirizados na maternidade Evangelina Rosa e de outros hospitais do Piauí. 

O promotor Eny Marcos Vieira alerta que em algumas unidades de saúde a paralisação já acontece e aponta para os reflexos que uma suspensão no atendimento pode causar. “Alguns hospitais já pararam e como os pacientes vão ser tratados. A pergunta que o Ministério Público faz ao senhor secretário de saúde do Estado é: quem vai cuidar dos pacientes se não há contraprestação do serviço prestado?”, questiona.

Por meio da assessoria, o Sindicato dos Médicos do Piauí também criticou os atrasos e destacou que a maioria dos médicos que trabalha nas urgências e emergências dos hospitais do interior são por contratos com “vínculos precários”. O sindicato da categoria também assinalou que se os médicos do interior pararem o funcionamento dos hospitais da capital será sobrecarregado.

Segundo o Coren, há atrasos de pagamentos de enfermeiros referentes aos meses de fevereiro, abril, maio, junho e agosto. 

Presidente da CNI visita escolas no Piauí e promete “recursos consideráveis”

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, está em Teresina nesta quarta-feira (18) para visitar uma escola do Sesi e uma do Senai que serão reconstruídas. A visita também serve para definir o valor de novos investimentos no setor industrial do Piauí.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), Zé Filho, grande parte dos recursos para as obras é proveniente do departamento nacional e foi autorizada por Robson Braga. 

A primeira escola visitada foi a Escola Sesi Conselheiro Saraiva, no Distrito Industrial. O presidente da CNI foi recebido com carinho pelos estudantes, que apresentaram a ele uma série de projetos desenvolvidos na escola na área de tecnologia e inovação.

“Nos dá muito ânimo quando vemos a indústria investir na formação das crianças. Aqui vejo meninos inteligentes, preparados. Isso é que vai mudar o Brasil. Junto com o presidente da Fiepi, José Filho, vamos viabilizar mais investimentos necessários”, declara Robson Braga.

O presidente da CNI não revelou o valor dos próximos investimentos, apenas garantiu que serão de grandes proporções. “Vamos colocar muitos recursos aqui para modernizar as escolas e são investimentos importantes na educação fundamental e básica e também na profissional, bastante consideráveis”, afirmou.

Os projetos apresentados ao presidente da CNI foram: uma prótese de braço, um sistema de adaptação para que as cadeiras de rodas possam subir calçadas com mais facilidade, um aplicativo que avisa quando o botijão de gás está secando e um robô programado para resgatar vítimas em locais de difícil acesso.

Zé Filho acrescenta que a visita de Robson Braga tem o objetivo de mostrar o que a indústria tem feito pela educação local e avaliar novas formas de investimento.

“Nós vamos reformar essas escolas. Quando ele voltar para inaugurar, vai ver a diferença. Essas escolas são da década de 70. Ele também veio ver como precisamos desses investimentos. Queremos preparar a nossa juventude para o futuro, a meninada para essa nova fase da tecnologia e inovação, da indústria 4.0”, disse.

A Escola Sesi Conselheiro Saraiva tem capacidade para 715 alunos, do ensino infantil ao médio. Com a reconstrução, a capacidade subirá para 2.210 alunos. A obra está em fase de licitação. Quando for iniciada, os alunos serão transferidos para outro prédio. A educação tecnológica está presente na grade curricular da escola do 1º ano do ensino fundamental até o final do ensino médio, com o objetivo de qualificar os alunos para o mercado de trabalho, já que a falta de mão de obra qualificada é um dos principais desafios do setor industrial.

A segunda escola a ser visitada foi o Centro de Formação Profissional do Senai Candido Athayde, no bairro Primavera. Lá, as obras já foram iniciadas.

Indústria no Piauí

Robson Braga considerou que, apesar da produção industrial do Piauí ainda ser pequena, o estado tem muito potencial em diversas áreas, especialmente na agroindústria. 

“É um estado muito rico para o plantio de diversas culturas e isso está despertando interesse de pessoas do Sul que querem vir para cá e, certamente, isso vai atrair indústrias de diversos tipos. Tem a questão da mineração e a proximidade do Piauí quanto aos Estados Unidos, a saída para o mar, isso facilita a implantação de empresas voltadas para exportação”, pondera.

O presidente destacou que voltou há pouco tempo do Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA) e que viu que os europeus estão percebendo “que o Brasil não é só Sul e Sudeste”.

Professores da Uespi podem entrar em greve pela segunda vez em menos de um ano

Os professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) aprovaram um indicativo de greve durante uma assembleia com a categoria na última segunda-feira (16/09). Os docentes reivindicam a possibilidade de alteração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), o que poderá deixá-los por mais tempo em sala de aula. A categoria afirmou que a ampliação da carga horária poderá prejudicar os projetos de pesquisa e extensão.

“O Governo do Estado vai mandar para Assembleia Legislativa um projeto alterando o Plano de Cargos e Salários dos professores da Uespi. Na prática, o projeto aumenta a carga horária de ensino dos professores, que passarão mais tempo na sala de aula e sem tempo para fazer pesquisa e extensão. Uma universidade é ensino, pesquisa e extensão. A categoria decidiu que se o governador enviar o projeto para a Assembleia, sem dialogar com o sindicato, sem enviar para a Uespi avaliar nos conselhos internos, vamos entrar em greve”, declarou Antônio Dias, membro do Sindicato dos Docentes da Uespi (Adcesp). 

Os professores alegam ainda que o Governo do Piauí atendeu de maneira tímida as reivindicações do acordo que pôs fim a última greve, iniciada em março de 2019. Segundo a categoria, o apelo dos docentes já chegou nas mãos do desembargador Ricardo Gentil Eulálio do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ).

UESPI (Foto: Reprodução)

“Quanto à última greve, o governo permanece na mesma, não atendeu praticamente nada. Pagou as bolsas dos estudantes, mas já voltou a atrasar novamente, não realizou concurso para professor substituto, a comissão para concurso de efetivos não funcionou, a comissão de autonomia não foi instalada, não negociou com sindicato sobre reajuste salarial, não chamou os classificados no último concurso”, informou Antônio Dias ao OitoMeia.

O sindicato ainda não tem data para se reunir novamente, mas declarou que segue monitorando o projeto de alteração dos PCCS, e, caso seja viabilizado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), uma nova assembleia será marcada na próxima semana.

“Fizemos uma petição para o desembargador Ricardo Gentil Eulálio, ele disse que vai chamar as partes para se posicionarem diante dessa situação e enquanto isso vamos tentando tomar as providências, como tentar fazer com que a Justiça obrigue o governador a cumprir o dissídio coletivo. Se o projeto for enviado à Alepi e os deputados se mobilizarem para aprovar rapidamente, vamos nos reunir imediatamente”, pontuou o membro da Adcesp.

O outro lado

OitoMeia entrou em contato com a assessoria de imprensa do Governo do Piauí, e foi informado, através de nota, que o projeto está em fase de elaboração para que a divisão da carga horária dos professores da Uespi seja readequada entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. E garantiu, que assim que a proposta for definida, será levada para discussão junto à Administração Superior da Uespi e à Associação de Docentes. (Shelda Magalhães)

Filho de piauienses investe 5 milhões de dólares no cultivo da maconha em Portugal

O empresário Eduardo Sampaio, com origens em Corrente do Piauí, prepara um plano de investimentos na ordem de US$ 5 milhões para o cultivo de cannabis medicinal nas cidades de Évora e Aveiro, em Portugal, por meio da empresa Piauhy, que leva o nome do estado do nordeste brasileiro.

A Piauhy pretende construir três unidades de negócio no país, sendo a principal delas  na produção de medicamentos com cannabis a partir do laboratório em Évora.

O foco serão remédios no controle de epilepsia refratária. A segunda unidade, na cidade de Aveiro, irá se concentrar no processamento do cânhamo, variedade de cannabis com alto teor de canabidiol (CBD) e quase nada de tetrahidrocanabinol (THC, princípio psicoativo da planta).

O objetivo, segundo Sampaio, é produzir sementes ricas em CBD que podem ser usadas, por exemplo, para fazer para fazer cosméticos, bebidas, sorvetes e cappuccinos, de 10% a 15%, e baixíssima concentração de THC, algo menor do que 0,5%.

Apesar de ter sido criada em São Paulo, a companhia cresceu como pioneira na instalação de um laboratório farmacêutico certificado para produção de remédios com base de maconha no Uruguai. No país vizinho, são mais de 40 funcionários diretos.

O presidente é brasileiro, mas o grupo conta com sócios de diversas nacionalidades: da Itália, Argentina, Portugal, França, Uruguai e, futuramente dos Estados Unidos. Os profissionais vão desde empresários a engenheiros e neurocientistas.

Reação pública de repulsa provocou revogação do Fundão Sem Vergonha

O plenário do Senado se agitou, ouvindo a opinião pública, rebelando-se contra o Fundão que tinha apoio do presidente da Casa, Davi Alcolumbre - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.Acordo para acabar com novas regras é resultado da pressão da opinião pública

O acordo dos líderes no Senado, nesta terça (17), jogando no lixo a minirreforma eleitoral aprovada na Câmara, resultou da impressionante pressão da opinião pública, incluindo a avalanche de críticas nas redes sociais. Diante da repulsa geral, os senadores desistiram de comprar briga em defesa do Fundão Sem Vergonha. O acordo preserva o Fundo Eleitoral de R$1,7 bilhão, mesmo valor da eleição de 2018. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Diante da rebordosa, até Rodrigo Maia, que deixou prosperar o Fundão na Câmara, virou um crítico do aumento do valor para R$3,7 bilhões.

Se não houvesse o acordo de líderes no Senado, o projeto aprovado da Câmara seria rejeitado, incluindo o Fundão de R$1,7 bilhão.

Presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS) foi uma gigante contra o Fundão Sem Vergonha. Não aceitou análise do texto ”a toque de caixa”.

Senadores bateram o bumbo, como Jorge Kajuru e Leila Barros (DF), do PSB, Alessandro Vieira (SE) e Eliziane Gama (MA), do Cidadania.

“Machista e arrogante”: Teresa Britto rebate Franzé sobre processo por quebra de decoro

A Deputada  estadual Teresa Britto (PV) e o deputado estadual Franzé Silva (PT) protagonizam o mais novo imbróglio envolvendo os parlamentares da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Na sessão de segunda-feira (16/09), a deputada fez críticas aos pedidos de empréstimo do governador Wellington Dias (PT) e chamou os deputados da base governista de “subservientes”.

Franzé, considerado o interlocutor de Wellington Dias, não gostou do que ouviu e disse que vai entrar com um processo por quebra de decoro parlamentar, em desfavor de Teresa, para que haja “respeito” na Casa. Em entrevista ao OitoMeia, a deputada rebateu o colega e nomeou como “machista, arrogante e arbitrária” a atitude do petista.

“É porque sou mulher e faço parte de uma minoria na oposição. Pois não tem fundamento legal para isso, pois não existe nada de quebra de decoro. É uma atitude machista, arrogante e arbitrária. “, enfatizou Teresa Britto.

Na mesma sessão em que o conflito foi iniciado, os parlamentares aprovaram a pedido do líder do Governo, deputado Francisco Limma (PT), a urgência para a tramitação dos Projetos de Lei 26, 27, 28 e 29, que tratam da autorização para obtenção de empréstimos do Estado junto a instituições financeiras públicas e privadas.

Os recursos devem ser aplicados no alongamento do prazo de dívidas estaduais e na realização de obras, como recuperação e construção de estradas. Mas, Teresa Britto se mantém em posição contrária ao Governo e disse que vai apresentar parecer na próxima quinta-feira (19/09).

“Pedi uma reflexão para a Casa [quando questionada sobre as críticas aos deputados da base]. Quanto aos empréstimo, estamos preparando um parecer e devemos apresentar na quinta-feira pela manhã”, informou a parlamentar, ao OitoMeia

PL decide lançar candidatos a prefeito em Teresina e Parnaíba

A direção do partido no Estado definiu que disputará as prefeituras de Teresina e Parnaíba. Na capital, o candidato será o deputado federal Fábio Abreu.

Em Parnaiba, o PL lançará o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira, que já trabalha na articulação do palanque para 2020. O partido pretende lançar as pré-candidaturas ainda este ano. A informação é do jornalista Elivaldo Barbosa, em sua coluna de hoje, quarta-feira, no cidadeverde.com.

Bolsistas da Uespi estão sem receber o benefício há três meses

Alunos dizem que não podem contar com ajuda financeira, já que não sabem o dia que irão receber – Foto: Arquivo O Dia

Bolsistas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) revelam que estão há três meses sem receber o benefício. O transtorno atinge diretamente os alunos com bolsa de monitoria, corpo de dança e o auxílio moradia. Para quem cursa o ensino superior em universidade pública, a assistência estudantil é essencial para permanecer estudando. 

Paloma Araújo, aluna do curso de Ciências Contábeis no campus Prof° Barros Araújo em Picos, está no 7° período e, pela primeira vez, se inscreveu em um auxílio estudantil. Com a aprovação na monitoria em maio de 2019, a acadêmica acreditou ser uma oportunidade de enriquecer seu currículo e ter uma renda extra, já que ela é mãe, estudante e não trabalha

“A partir do momento que a gente sabe que passou, acabamos contando com o valor. De maio até agora, caiu um único mês que foi em setembro referente a maio. E os outros 3 [pagamentos] não têm previsão. Eu acho isso um descaso total com os estudantes, porque o campus de Picos é bem distante da cidade. Então a gente precisa de transporte, tirar xerox, se alimentar. E as bolsas ajudam muito nessa parte. E têm muito alunos que são carentes e precisam dessas bolsas para permanecer na Uespi”, destaca Paloma Araújo.

Já o acadêmico do curso de Educação Física, Marcos Vinicius, integra o grupo do corpo de dança no campus Picos e recebe uma bolsa no valor de R$ 400. Entretanto, o bailarino já chegou a acumular até cinco bolsas em atraso.

“É muito complicada essa situação, pois eles oferecem um programa remunerado, o pagamento nunca acontece da forma correta. Porém, é cobrada frequência, é um dinheiro que não podemos contar, pois ninguém sabe quando vai receber. Eles nunca têm uma resposta, sempre dizem que estão esperando uma resposta da Sefaz (Secretaria de Fazenda do Piauí) e, enquanto der pra eles irem enrolando, eles vão”, lamenta Marcos Vinicius.

Lucas Ibiapino, diretor de planejamento do Diretório Central dos Estudantes de Picos, o DCE 9 de Novembro, revela que já têm estudantes desistindo de estudar por conta das dificuldades que se estendem também aos terceirizados do campus. 

“Com os cortes de gastos das universidades, as bolsas estão atrasadas há dois ou três meses. Eu fico com pesar, pois só dou notícias tristes aos estudantes de Picos. É uma situação que o DCE não sabe mais o que fazer. E temos conhecimento que muitos alunos são de fora e desistem do curso por causa da falta de bolsas. O Governo parece deixar a gente de lado. Enquanto DCE sempre nos reunimos para mostrar a real situação, sempre mantemos contato com o setor responsável para dizer que estamos precisando de ajuda. E essa também é a situação dos terceirizados, que estão há quatro meses sem receber. E a Universidade é composta por todos”, acrescenta.

Contraponto

Procurada pela reportagem de O DIA, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) informou que, em relação ao atraso no pagamento de bolsistas e estagiários, já realizou todos os procedimentos que competem à instituição para solicitação da verba financeira. “A instituição comunica que vem mantendo contato contínuo com a Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí, responsável direta pela liberação, a fim de agilizar a regularização a situação”, completa a nota.

A reportagem também entrou em contato com a Sefaz, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Por: Sandy Swamy, do Jornal O Dia

Eleições 2020: O PT divido vai pra onde?

Em poucos meses, PT chega ao quarto nome (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Comentário do jornalista Gustavo Almeida, do portal Política Dinâmica avalia que  o Partido dos Trabalhadores está fazendo tudo certinho para perder mais uma eleição municipal em Teresina. Pelo menos é o que alguns dos seus líderes têm demonstrado com indecisões, acusações entre si e uma série de manobras erradas. Entre os partidos que se articulam para disputar a prefeitura da capital, o PT é o mais inconstante.

O fato novo nesta terça-feira (17) é a desistência do vereador Dudu da pré-candidatura a prefeito. Embora a intenção dele de disputar a PMT sempre fosse vista com desconfiança por muita gente, Dudu decidiu sair. Ele sai, mas não deixa o espaço vazio. Resolveu apoiar o nome de Daniel Oliveira, o mais novo pré-candidato a prefeito no PT.

Com essa mudança, o partido chega ao quarto pré-candidato colocado na pista em 2019, mesmo faltando pouco mais de um ano para a eleição. Até aqui, já foram pré-candidatos Franzé Silva, Dudu, Fábio Novo e agora Daniel Oliveira. Os dois primeiros recuaram e os dois últimos seguem pré-candidatos. No PT, a maioria defende candidatura própria.

Com esse troca-troca constante de pré-candidatos, o PT demonstra que está fazendo tudo certinho para, mais uma vez, perder a eleição para a prefeitura da capital, onde nunca ganhou. O partido não sabe quem quer. E pior que isso: não sabe o que quer.

E EM PARNAÍBA?

Fátima Carmino e Florentino Neto

Em Parnaíba o PT também ainda não demonstrou unidade. Uns defendem para 2020 irem a reboque numa possível candidatura de Zé Hamilton, repetindo a dobradinha PDT/PT, que durante 12 anos mandou na Parnaíba, com um petista de vice, que não seria Florentino Neto, claro, e por razões óbvias. Outros acreditam que o candidato deve ser mesmo o Florentino Neto, por vontade deste e do governador W. Dias, que o mantém na secretaria de saúde, embora bastante queimado, pela incapacidade de resolver as inúmeras questões da pasta.

Mas já se fala também em Fátima Carmino, a vereadora que, enquanto não dispensa um erro do governo municipal, a quem critica às vezes até injustamente, não enxerga um defeito ou uma omissão do governo Wellington Dias, a quem defende com unhas e dentes. E nesse “balaio de gatos”, Mão Santa surfa numa popularidade conquistada com muito trabalho e obras realizadas, num momento da pior crise que atravessa o país, graças a 13 anos de roubalheira dos governos do PT.

É do PT:Governador da Bahia gasta R$300 mil em evento de prefeitos em resort de luxo

Resort Vila Galé Marés, em Guarajuba, na Bahia. Foto: Divulgação

Com o aval e participação direta do governador Rui Costa (PT), o governo da Bahia patrocinou com R$ 300 mil o 7º Encontro dos Prefeitos da Bahia, realizado no último final de semana no luxuoso resort Vila Galé Mares, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (BA). O patrocínio do estado foi formalizado através da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia).

Além do governador da Bahia, Rui Costa, e do senador Jaques Wagner (PT), o evento reuniu mil participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais.

Para se hospedar no resort, qualquer pessoa deve pagar R$ 4.788,00 em um pacote mínimo de três diárias, no “apartamento família” para duas pessoas, com todas as despesas de alimentação e bebidas incluídos, entre os dias 20 e 23 de setembro.

Governador Rui Costa abriu 7º Encontro de Prefeitos da Bahia. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

(Com informações do Bahia Notícias)

Oposição consegue barrar votação de empréstimos de W.Dias na CCJ da Assembleia

A oposição conseguiu se articular e barrar a votação das mensagens de empréstimos do Governo do Estado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O governador Wellington Dias (PT) conseguiu que a Casa aprovasse o pedido de urgência da votação, mas após pedido de vista da oposição, a votação deve ser adiada até a próxima quinta-feira (19).  
Além dos pedidos de empréstimos, os parlamentares também colocariam em votação um pedido de abertura de crédito suplementar encaminhadas pelo Poder Executivo ao Legislativo. Com a manobra da oposição, será feita uma reunião conjunta na Comissão de Finanças e Tributação e na CCJ.

O líder do Governo na Casa, deputado Francisco Limma, criticou as tentativas de obstrução feita pelos deputados da oposição. O deputado João Madison (MDB) apresentou parecer favorável às três mensagens e disse que qualquer discussão sobre o mérito das propostas deve ser feita na Comissão de Finanças, cabendo à CCJ apenas a apreciação da constitucionalidade.

A primeira matéria trata da abertura de crédito adicional suplementar vinculado às despesas do Fundo de Previdência, Dívida Pública e Precatórios. O governo alega essa necessidade devido ao excesso de receita gerado a partir dos precatórios do Fundeb e da venda de imóveis do Estado. “Isso trará benefícios na medida em que alivia os cofres públicos. Estamos propondo apenas uma alteração no valor, que era de R$ 1,7 bilhão e passa para R$ 1,810 bilhão”, explicou.

O deputado Gustavo Neiva (PSB) protestou durante os debates na CCJ e questionou se o Estado envia pedido de crédito suplementar baseado em excesso de arrecadação, como explicar o atraso de até nove meses nos salários dos prestadores de serviço, no funcionamento das escolas e hospitais, no transporte escolar.

“Esses precatórios do Fundeb só podem ser usados na educação. Tem resolução do Tribunal de Contas da União proibindo que esses recursos sejam usados em previdência, não podendo ser usado sequer na remuneração de servidores da Educação, apenas na melhoria das escolas”, afirmou.

O deputado Marden Menezes (PSDB) protestou contra o tratamento que a bancada governista dá às minorias e disse que os deputados da oposição estão vivendo de migalhas, com o Regimento Interno sendo modificado a todo instante para massacrar a quem discorda do governo. “Vamos aproveitar esses dois dias do pedido de vistas para trabalhar, estudar as matérias. Não digo que não possamos votar a favor do empréstimo, mas precisamos tomar conhecimento do que vamos votar”, afirmou.

Lídia Brito
Com informações da Alepi

Projeto obriga candidato ficha suja a informar situação em propaganda eleitoral

Tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) projeto que estabelece a obrigatoriedade da informação sobre candidatos ficha suja em propagandas eleitorais. O PL 4.911/2019 aguarda designação do relator na comissão.

O projeto do senador Jorge Kajuru (Patriota-GO) altera a lei das eleições (Lei 9.504, de 1997), para estabelecer que materiais publicitários utilizados na propaganda eleitoral de candidatos declarados inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa contenham a informação “este candidato foi incurso na Lei Complementar nº 64/1990 e considerado ficha suja”. A Lei 64/1990 trata de casos de inelegibilidade, prazos de recursos e outros assuntos relacionados à eleição.

O PL assegura ao eleitor a informação sobre situação de inelegibilidade em que o candidato venha a incorrer após a formalização do pedido de registro de sua candidatura. Kajuru afirma que com a obrigatoriedade da informação, caberá ao eleitor informado a decisão política de dar ou não seu voto a um candidato ficha suja.

“É objetivo do projeto de lei propiciar o acesso do eleitor a toda informação relevante a respeito dos candidatos, de modo a garantir a deliberação refletida dos eleitores e sua responsabilidade política pela atuação dos mandatários eleitos”, justifica o senador.

O projeto foi inspirado em uma proposição de conteúdo similar apresentada pelo ex-senador Cristovam Buarque em 2012.


Fonte: Agência Senado

Polícia Civil: aprovados no concurso cobram curso de formação

Os aprovados para agentes no último concurso da Polícia Civil do Piauí estão cobrando da Secretaria de Segurança sua convocação. Reunidos em protestos na frente da Delegacia Geral, no Centro de Teresina durante a manhã de hoje (17), eles denunciaram o déficit de efetivo na Polícia Civil, que já chegaria a quase 1.400 profissionais.

Aprovados para agente no concurso da Polícia Civil cobram inclusão no curso de formação – Foto: Lalesca Setúbal/O Dia

O concurso foi realizado há um ano e meio para preenchimento de vagas de agentes, delegados e peritos e o resultado homologado em agosto do ano passado. A principal reivindicação dos aprovados é justamente a inclusão da categoria dos agentes na chamada para o curso de formação, que está previsto para começar ainda este ano.

“Fomos surpreendidos com a notícia de que o curso de formação inicialmente seria apenas com delegados e peritos e nós não tínhamos previsão de quando seria com os agentes. Se formos levar em consideração os quadros da Polícia Civil, o déficit de agente é maior, porque a lei prevê mais de 2.300 cargos e desse total nós podemos preencher 920 e ainda assim restaria um saldo de 1.300 vagas”, explica Helen Kássia, representante dos aprovados para agente da Civil.

Reunidos na porta da Delegacia Geral, eles buscavam uma resposta da Secretaria de Segurança e tentavam chamar a atenção para a necessidade de compor os quadros da Polícia Civil e reforçar o efetivo

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública informou que o cronograma para a formação dos novos delegados, peritos e agentes segue dentro do previsto e que, por questões estruturais da Academia de Polícia Civil do Piauí (Acadepol), a formação dos 250 aprovados acontecerão em duas etapas: primeiro as turmas de delegados e peritos e logo na sequência as turmas de agentes.

“Atualmente a Acadepol possui sete salas aptas para aulas, número insuficiente para adaptar todos os alunos, o que comprometeria na qualidade do curso”, diz a nota enviada pela Secretaria.

Por: Maria Clara Estrêla e Nathalia Amaral, com informações de Lalesca Setúbal

Programação:Festa de São Francisco 2019 é lançada na Paróquia de São Sebastião

A tradicional festa de São Francisco foi lançada na manhã desta terça-feira (17) durante solenidade realizada na Paróquia de São Sebastião, em Parnaíba. Este ano o tema do evento será “Com São Francisco, Batizados e Enviados em Missão”.

A programação contará diariamente com a Santa Missa às 06h, além de confissões às 16h, Animação e Santo Terço às 17h, culminando com a Novena e Santa Missa às 18h45. Haverá também convívio fraterno, comidas típicas, leilões e música ao vivo.

A festa de 2019, que ocorre entre 24 de setembro e 04 de outubro, é um dos maiores eventos do calendário cultural religioso e até mesmo turístico da cidade de Parnaíba, atraindo devotos de três estados: Piauí, Maranhão e também do Ceará. (Portal Costa Norte)

ONGs chegaram a receber R$1 bilhão por ano na era PT, mas CPI foi enterrada

Salários e despesas administrativas consomem até 90% dos recursos que deviam ir para a Amazônia. Foto: ReproduçãoPrimeira tentativa de investigar as relações entre governo e ONGs, em 2006, acabou em pizza

Senadores articulam uma nova CPI para investigar a paixão das organizações não-governamentais (ONGs) pelo dinheiro… do governo. Não é a primeira vez que essas entidades são alvo de investigação: em 2006, o Senado instalou a primeira CPI das ONGs proposta pelo então senador Heráclito Fortes. Acabou em pizza, mas ao menos descobriu que as ONGs tomavam do governo federal mais de R$1 bilhão por ano. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A CPI das ONGs investigou repasses de 2001 a 2006. Só para ONGs batizadas de “associações” e “institutos” foram mais de R$5 bilhões.

O total apurado pela CPI do faturamento entidades privadas “sem fins lucrativos”, segundo o Siafi, foi de R$13,7 bilhões.

A CPI foi enterrada pelo PT e aliados, que protegiam as ONGs. Eram tempos dos muitos roubos que a Lava Jato descobriria depois.

Políticos usam fundão eleitoral para repor os bilhões que a Lava Jato tirou

Minirreforma é reação às investigações por corrupção e quando dinheiro das empreiteiras jorrava. Foto: Edilson Rodrigues/Agência SenadoMinirreforma é reação às investigações por corrupção e quando dinheiro das empreiteiras jorrava

A minirreforma eleitoral, que o Senado deve votar nesta terça (17), é a reação dos políticos para repor a montanha de dinheiro que a cada eleição tomavam de empresas fornecedoras do governo. A investida do Congresso diretamente no bolso do contribuinte, sem a intermediação de empreiteiras, começou no auge da Lava Jato, quando o acintoso Fundo Partidário saltou de R$308,2 milhões em 2014 para R$811,3 milhões em 2015, enfiados goela abaixo do País. Era só o começo. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O Fundão Eleitoral de 2018 foi de R$ 1,7 bilhão, mas políticos tentam incluir no Orçamento previsão de até R$3,7 bilhões para a eleição 2020.

Vítimas da corrupção, os brasileiros terão de pagar as multas e até os advogados de políticos pilhados em vigarices gerais.

Com o Fundo pagando até advogado de candidato, vão se multiplicar casos de superfaturamento de honorários para o “caixa 2” da clientela.

A minirreforma autoriza partidos a fazer negócios como comprar sedes, aviões, carros, o que quiserem, com o dinheiro público do Fundo.

Governadores ranzinzas com Bolsonaro

Governadores do Nordeste se reuniram, ontem, em Natal, e deram mais aderência à resistência dialética da incorporação do discurso de que a Região tem que andar com suas próprias pernas diante da difícil relação com a União. Entre a prática e a teoria, no entanto, há uma distância muito grande.

Se o Governo não tem muito o que oferecer devido à falência do seu caixa, imagine os pobres Estados nordestinos. Alguns deles não pagam em dia sequer a folha de pessoal. Desde a chegada de Bolsonaro ao poder, o Nordeste reclama de discriminação. O próprio presidente foi para a linha de frente e agrediu os governadores da Bahia, Maranhão e Pernambuco.

O fosso se agigantou devido à má vontade dos gestores, todos de partidos de oposição, com a reforma da Previdência. Resultado: estados e municípios acabaram excluídos. Se essa relação azedar de vez e não adoçar, o Nordeste pagará um preço muito caro.