Prefeita de Luís Correia não promove concurso e entra na mira do Ministério Público

O Ministério Público Estadual abriu procedimento administrativo com o intuito de investigar e apurar a viabilidade de concurso público no Município de Luís Correia, administrado pela prefeita Maninha Fontenele (PT), com a finalidade de evitar a utilização irregular e abusiva de contratações temporárias, promovidas indefinidamente. A portaria foi assinada pelo promotor de justiça Yan Walter Carvalho Cavalcante.

O procedimento atende a representação formulada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Luís Correia (SINDSERM), onde relatou a ausência de concurso público desde o ano de 2018, o que tem propiciado na prática reiterada de contratações temporárias pelo Município.

Provocado pelo MPPI a emitir esclarecimentos, a prefeitura reconheceu a existência de vacâncias e da utilização de reiteradas contratações temporárias, entretanto, não apresentou nenhum plano ou cronograma de realização de concurso público.

Na avaliação do promotor, a utilização reiterada e prolongada de contratações temporárias, em substituição a concurso público, “afronta os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, previstos no caput do art. 37 da Constituição Federal”.

Neste sentido, foi encaminhado ofício ao Município para que envie, num prazo de 20 dias, um cronograma atualizado acerca de eventual planejamento para realização de concurso público.

Solicitou à Câmara Municipal de Luís Correia cópias das leis municipais que tratam da contratação temporária de servidores e informação sobre percentual máximo de contratações temporárias previsto em legislação municipal.

Requereu também do TCE-PI informações sobre auditorias ou fiscalizações recentes acerca da política de pessoal adotada pelo Município.

Outro lado

Viagora procurou a prefeita para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da reportagem a gestora não atendeu as ligações e não respondeu os questionamentos encaminhados através do WhatsApp. (Viagora)

Sogro do governador Rafael Fonteles – o Araujinho já soma mais de 330 milhões em licitações no Piauí

O empresário Araujinho e sogro do governador Rafael Fonteles (PT), tem se consolidado como um dos maiores vencedores de licitações realizadas pelo Governo do Piauí. Levantamento no sistema oficial de concorrências públicas aponta que, somente entre 2024 a 2025, a construtora ligada ao empresário já firmou contratos que totalizam R$ 330.149.006,67.
Os valores envolvem obras e serviços em diferentes órgãos da administração estadual, como a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), a Secretaria de Transportes (Setrans) e a Secretaria de Segurança Pública. Entre os editais finalizados, há contratos individuais que superam a marca de R$ 100 milhões.
Embora todos os processos tenham sido realizados por meio de licitação, a presença de Araujinho entre os principais contratados do governo desperta atenção pela relação familiar direta com o governador. O volume expressivo de recursos conquistados reforça o debate sobre a necessidade de maior fiscalização e transparência nos contratos públicos, especialmente quando envolvem parentes próximos de autoridades políticas. (Fonte: O Piauiense)

Deputados homenageiam 100 anos de Petrônio Portela

Nesta terça-feira (23), ocorre a solenidade em homenagem ao Centenário do advogado Petrônio Portela na Assembleia Legislativa do Piauí.

O presidente da ALEPI, deputado Severo Eulálio é autor da proposta de homenagem. “É uma data importante para o Piauí e para o Brasil, considerando sua contribuição significativa para a redemocratização do país. Petrônio foi um político brasileiro que desempenhou papel crucial na transição do regime militar para a democracia”, frisou Severo Eulálio.

O presidente destacou a trajetória política de Petrônio, que foi prefeito de Teresina, governador do Piauí, senador da República e Ministro da Justiça. “É importante ressaltar, também, que já são 40 anos do Palácio Petrônio Portella, sede desta Casa, um marco para a história do Piauí”, acrescentou.

Petrônio Portella Nunes (Valença do Piauí, 12 de setembro de 1925 — Brasília, 6 de janeiro de 1980) foi um advogado e político brasileiro de atuação destacada como fiador da distensão política empreendida pelos presidentes Ernesto Geisel e João Figueiredo.[1] Era tido como a “estrela civil da ditadura”.
Filho de Eustáquio Portella Nunes (prefeito de Valença do Piauí duas vezes distintas) e Maria Ferreira de Deus Nunes, mudou-se para Teresina aos onze anos de idade acompanhado de seus genitores a fim de prosseguir em seus estudos. A seguir foi morar na cidade do Rio de Janeiro onde trabalhou como funcionário da atual Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, atividade que exerceu de modo concomitante com suas obrigações de universitário. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (à época chamada de Universidade do Brasil), exerceu a profissão de advogado na capital piauiense tendo sido ainda professor da Escola Técnica de Comércio do Piauí. (politicapiaui)

João Vicente Claudino volta à cena política com filiação ao Progressistas

O ex-senador João Vicente Claudino oficializará sua filiação ao Progressistas na próxima quinta-feira, em cerimônia na sede estadual do partido, que contará com a presença do presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira, e de outros nomes importantes da legenda. Com a filiação, João Vicente reforça sua participação na política estadual e deve disputar uma vaga majoritária na chapa do partido.

Caso Ciro Nogueira seja confirmado como candidato a vice-presidente da República, como vem sendo cogitado nacionalmente, João Vicente assumirá a candidatura ao Senado. Se, por outro lado, Ciro decidir disputar a reeleição ao Senado, João Vicente Claudino ocupará a posição de primeiro suplente, cargo que já foi ocupado por seu falecido pai, João Claudino, durante o primeiro mandato de Ciro Nogueira. A filiação de João Vicente Claudino marca seu retorno à cena política e reforça o protagonismo do Progressistas no cenário estadual. (Silas Freire/Encarando)

Rafael Fonteles terá recursos para resolver crise hídrica no semiárido, mas depende de vontade política.

O governador Rafael Fonteles afirmou há cerca de um mês, durante discurso em São Raimundo Nonato, que a problemática da água no semiárido piauiense só poderia ser resolvida com R$ 2 a 3 bilhões, valor que o estado não dispunha na ocasião.

Agora, o cenário mudou: nos próximos dias, o estado terá em caixa R$ 2 bilhões e alguns milhões adicionais, resultado de um empréstimo avaliado pelo ministro da Economia, Fernando Haddad. A situação coloca o governador diante de uma oportunidade histórica: investir os recursos para combater a escassez de água e melhorar a vida dos piauienses. A grande dúvida que permanece é se haverá vontade política para executar essas ações. (Silas Freire)

“Não vou hesitar em fazer com que os processos tramitem”, diz Fábio Novo sobre casos de infidelidade partidária

O deputado Fábio Novo (PT) comentou os seguidos episódios de interação entre membros da base governistas e líderes da oposição, como o senador Marcelo Castro (MDB) e Florentino Neto (PT) e vários prefeitos e vereadores. O primeiro esteve em agendas no interior do Piauí com o senador Ciro Nogueira, já o segundo, comentou sua “gratidão” ao presidente do Progressistas, pelos recursos enviados à Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa e ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba.

Fábio, que é presidente estadual do PT, afirmou que irá conduzir a situação e assumiu a possibilidade de dar tramitação a processos dentro do partido.

Fábio Novo (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

“Não vamos inventar a roda, não estou pedindo nada anormal. Estou pedindo que se cumpra o regimento interno do partido e que se cumpra a Lei Partidária, isso não vale só para o PT, vale para todos os partidos. É normal que um presidente do partido peça fidelidade partidária, anormal é eu estar sendo questionado porque vou exigir a fidelidade partidária. Se os questionamentos e processos chegarem ao partido, não vou hesitar em fazer com que eles tramitem e se cobre a fidelidade”, comentou Fábio Novo.(Guilherme Freire)

Governo petista avalia retirar embaixadora em Washington para fustigar Trump

Diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti (Foto>Jefferson Rudy/Ag. Senado)

A ala ideológica radical do Ministério das Relações Exteriores, que contamina a política externa brasileira, tenta fazer Lula (PT) agravar a crise com os EUA chamando de volta a embaixadora Maria Luiza Viotti, que já não tem muito a fazer em Washington. Essa turma defende até que Viotti abandone os EUA no voo de Lula, nesta quarta (24). Seria em “resposta” às sanções contra autoridades brasileiras acusadas de violar direitos humanos e de perseguir adversários ou de ajudar os violadores.

Cada vez pior

Chamar de volta a chefia da embaixada é gesto grave, na escala de tensões entre países. Precede o rompimento das relações diplomáticas.

Vergonha mundial

Com três ministros, o governo Lula está entre os mais sancionados, no mínimo, com proibição de entrar em território americano.

Recorde supremo

No STF, a situação é ainda pior: nenhum país tem oito dos ministros de suprema corte sancionados, um deles incurso na Lei Magnitsky.

Passeio garantido

Mesmo limitado a circular apenas entre hotel e a ONU, o ministro Ricardo Lewandowski não se fez de rogado e acompanhou Lula a Nova York.(Cláudio Humberto)

Rombo bilionário dos Correios é denunciado à PGR

Sede dos Correios em Brasília. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado).

O escandaloso rombo de mais de R$4 bilhões nas contas dos Correios, só no primeiro semestre deste ano, parou na Procuradoria-Geral da República. A ação é parte da ofensiva do deputado Evair de Melo (PP-ES), que ainda acionou o Tribunal de Contas da União para passar um pente-fino nas contas da estatal. O parlamentar compara, por exemplo, o déficit de todo 2024, R$2,6 bilhões, com os R$4,4 bilhões em seis meses, além de quase sete vezes o prejuízo registrado em 2023. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Todo esse péssimo resultado ocorreu sob gestão de Fabiano Silva dos Santos, do grupo Prerrogativas, que deixou o comando da estatal

Evair também quer convocar o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, alçado ao posto pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP)

O parlamentar lembra ainda que os Correios vieram de anos de lucro na gestão de Jair Bolsonaro, mas desandou de 2023 adiante.(Diário do Poder)

DIREITO DE RESPOSTA

Em relação à matéria publicada no site Blog do B Silva com o título “Senador Marcelo Castro contraditório: Wellington Dias não manda nem na sua suplente”, a senadora Jussara Lima esclarece que a informação é inverídica.
Até o momento, a PEC da Blindagem nem sequer foi pautada para votação no Senado Federal, motivo pelo qual não houve qualquer manifestação ou voto de sua parte.
senadora Jussara Lima
A senadora reafirma, de forma transparente, que é contra a proposta, por entender que ela fere princípios democráticos e o combate à corrupção, e reitera seu compromisso com o interesse público, a ética e a responsabilidade com o povo piauiense e brasileiro.
Jussara destaca, ainda, que mantém com o ministro e senador Wellington Dias uma relação de respeito, confiança e alinhamento em pautas que beneficiem o Piauí e o Brasil, sempre pautada pelo diálogo e pelo bem da população.

Deputado Merlong busca garantir novo aporte de R$ 4,5 milhões e acordo definitivo entre o SUS e o hospital São Marcos

O deputado federal Merlong Solano (PT), líder da bancada piauiense em Brasília, se reuniu, nesta segunda-feira (22), com o secretário estadual de Saúde, Antônio Luís; a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Leopoldina Cipriano; o diretor-geral do Hospital São Marcos, dr. Marcelo Martins; e o deputado federal Francisco Costa (PT). O encontro, realizado no escritório parlamentar de Merlong em Teresina, teve como objetivo discutir soluções para a situação financeira do Hospital São Marcos, referência no tratamento oncológico no Piauí e Maranhão.
Atualmente o hospital opera por meio de contratos emergenciais de curta duração firmados com a Prefeitura de Teresina, o que gera insegurança para a continuidade dos atendimentos. Merlong defende a construção de um contrato definitivo com o Sistema Único de Saúde (SUS), que assegure estabilidade financeira à instituição e evite riscos de interrupção dos serviços.
“O que estamos buscando é garantir segurança no atendimento, para que o São Marcos tenha condições financeiras de continuar prestando o serviço de excelência que oferece, sem risco de interrupção dos tratamentos. Já tratamos do assunto com o ministro Padilha, recebemos uma equipe do Ministério da Saúde aqui no Piauí e, na semana passada, tivemos uma reunião muito produtiva em Brasília em que discutimos a liberação de uma nova ajuda emergencial de R$ 4,5 milhões para o hospital. Agora, precisamos avançar para sair desses contratos precários, de apenas dois ou três meses, e assegurar um contrato definitivo e de longo prazo, que deixe claro quais serviços o SUS vai contratar e qual a remuneração justa para viabilizar esse atendimento”, destacou o parlamentar.
Merlong reforçou ainda que a bancada federal do Piauí está unida na defesa da continuidade do tratamento oncológico no estado. “A bancada do Piauí está comprometida em garantir que o Hospital São Marcos continue prestando um serviço fundamental a todos os pacientes oncológicos. Nossa prioridade é dar estabilidade ao hospital, fortalecer a rede pública de saúde e assegurar que nenhum paciente em tratamento tenha sua assistência interrompida”, afirmou.

Animais silvestres são reintroduzidos na natureza em Caxingó e Buriti dos Lopes

Nesta segunda-feira (22), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) reintroduziu 26 animais silvestres em áreas de soltura cadastradas nos municípios de Caxingó e Buriti dos Lopes. A ação acontece no Dia Nacional de Defesa da Fauna e dentre as espécies reintegradas o veado-catingueiro se destaca.

De acordo com a Semarh, no dia 11 de abril de 2025, o animal foi entregue por um cidadão do Batalhão da Polícia Militar em Parnaíba. Depois de 160 dias de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Semarh, o animal que é considerado vulnerável e está sob ameaça de extinção em várias regiões do Brasil, retornou ao habitat natural.

Foto: Divulgação / Governo do Piauí
Reintegração de animais silvestres na natureza

Segundo Danielle Melo, gerente de fauna e proteção animal da Semarh, essa ação de soltura é muito importante, com a anotação da data de entrada do animal. “Cada animal devolvido ao seu ambiente representa uma vitória contra o tráfico e a caça ilegais, crimes que ainda ameaçam gravemente nossa fauna. O veado-catingueiro é um símbolo de resistência e sua reintrodução reforça nosso compromisso em garantir que espécies ameaçadas continuem a habitar o Piauí”, destacou.

A Semarh informou que somente neste ano, 102 animais silvestres já foram reabilitados e reintroduzidos na natureza. Além do veado, animais como chicos-pretos, bigodes-de-coleira, golinhos, pêgas, garibaldis, caburé-de-orelhas, gavião-carijó, tucano-toco, jabuti-tinga e corujas-suindara, foram libertados.

Foto: Divulgação / Governo do Piauí
Reintegração de animais silvestres na natureza

Conforme o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, a soltura de animais mostra à sociedade que o poder público atua de forma técnica e responsável. “Também reforça a mensagem de que todos nós temos um papel na defesa da fauna. Denunciar crimes ambientais e apoiar ações de conservação são atitudes que ajudam a proteger o futuro da nossa biodiversidade”, disse. (Viagora)

Corrida Intermed promove solidariedade e entrega mais de 700 kg de alimentos a instituições sociais em Parnaíba

A Casa das Samaritanas e a Oficina Esperanza foram beneficiadas com as doações

A 1ª Corrida Intermed – Movimento que Cuida, realizada em agosto em Parnaíba, mostrou que esporte e solidariedade podem caminhar juntos. Além de reunir mais de 800 participantes em percursos de 3, 5 e 10 km, o evento resultou na arrecadação de 700 kg de alimentos não perecíveis doados à Casa das Samaritanas e à Oficina Esperanza, duas instituições que desenvolvem um trabalho fundamental de acolhimento e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social no litoral do Piauí.
A entrega foi marcada pela emoção e pelo reconhecimento do impacto que iniciativas como esta geram na vida de tantas famílias. Para o diretor da Intermed, Humberto Cacuro, a entrega dos alimentos simboliza o elo entre esporte, saúde e responsabilidade social, valores que guiaram a 1ª Corrida Intermed. “A Intermed tem como compromisso cuidar da saúde das pessoas, mas também entende que saúde é um conceito amplo, que envolve bem-estar, solidariedade e dignidade. Por isso, estendemos esse cuidado ao social, apoiando instituições que transformam vidas”, afirmou.
Entre as beneficiadas está a Casa das Samaritanas, única instituição de acolhimento feminino e de outras feminilidades da Planície Litorânea. Localizada na Rua Bandeirantes, em Parnaíba, a casa abriga atualmente 36 mulheres e oito crianças em situação de vulnerabilidade. Lá, recebem acompanhamento em saúde, educação, alimentação e projetos de reinserção social, além de apoio na reconstrução dos vínculos familiares.
A presidente fundadora da instituição, Luisa Teles, destacou a relevância da doação. “A Casa das Samaritanas agradece muito, de coração, a doação desses alimentos. Chegou na melhor hora. Que outras empresas façam como a Intermed e nos ajudem, porque nós, que temos esses projetos sociais, servimos de cinco a seis refeições por dia. Hoje a Casa está com 36 acolhidas e 8 crianças. Então, é muito bom receber essa garantia alimentar”, declarou.
Outra instituição contemplada foi a Oficina Esperanza, organização não governamental que desenvolve ações de arte e cultura voltadas para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.
A coordenadora do projeto, Rosângela Santos, destacou a relevância da iniciativa: “Esses alimentos são de grande importância, pois podem compor cestas básicas destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade, além de integrarem o lanche que as crianças recebem diariamente aqui na oficina. Agradecemos imensamente por essa doação, fruto de uma corrida solidária, e esperamos que ações como essa se repitam, não apenas para nós, mas também para outras instituições. Esse gesto reforça a responsabilidade social da Intermed, que tem feito a diferença na vida de muitas pessoas. Nosso muito obrigada mais uma vez.”
A 1ª Corrida Intermed, que integrou as comemorações dos 181 anos de emancipação política de Parnaíba e também os 30 anos de atuação da Intermed no Piauí, reuniu atletas amadores, famílias e corredores de várias regiões, numa manhã de celebração ao movimento e à vida. Com largada em frente à unidade da Intermed na cidade, os participantes puderam escolher entre os percursos de caminhada e corrida, embalados por música, atividades culturais e muita energia positiva.

Senador Marcelo Castro contraditório; Wellington Dias não manda nem na sua suplente

Assim não, Marcelo!

“A PEC da Blindagem é um grave retrocesso. No Senado essa proposta não passará. Estarei firme na defesa da democracia.”
A voz, de macho, é do senador Marcelo Castro.

Santa hipocrisia

Na Câmara, ele mandou o filho, Zé Neto, votar a favor.

Foto: ReproduçãoOs deputados federais (todos) do Piauí que votaram a favor da PEC da Blindagem/bandidagem. Nenhum tem menos que um processo ou condenação

Os deputados federais (todos) do Piauí que votaram a favor da PEC da Blindagem/bandidagem. Nenhum tem menos que um processo ou condenação

E ela, também!

A senadora Jussara votou contra a vontade de Wellington Dias, o dono do mandato. E contra a vontade de Lula também.
Ela está entre os que votaram a favor da PEC da Bandidagem.

Foto: Reprodução/DivulgaçãoSenadora Jussara Lima

Jussara Lima: não ajuda ao PT e ao Governo em nada. Votou a favor da PEC da Blindagem pensando em casa. Nao foi, não?

Vou voltar!

Wellington Dias deu uma entrevista dizendo que, se for preciso, volta para o Senado só para votar contra essas PECs.
Pura cascata. Ele sabe que não controla Jussara, que, por sua vez, é controlada por Kassab. Ela vota os interesses do PSD.

Sem controle

Lembram que, logo no início, Jussara votou contra os interesses do governo e Lula não perdoou, dizendo que Wellington não controlava nem a suplente.

Não ajuda em nada

Dias atrás, a mídia nacional destacou que entre os próprios petistas há a conclusão de que Jussara não ajuda em nada o governo. (Portalaz/Direto da redação)

Carro desgovernado colide contra poste da Equatorial em Avenida de Parnaíba

Equipe da CITRAN foi acionada por volta das 5hs 30 da manhã deste domingo (21), para atender ocorrência de acidente de trânsito do tipo colisão contra um poste da Equatorial na Avenida Dr. João Silva Filho, na região do bairro Planalto em Parnaíba-PI. 

No local do sinistro, os policiais da divisão de trânsito da policia militar encontraram o veículo modelo L200 Triton de cor preta, e um poste da Equatorial aos pedaços, em consequência da forte colisão. 

Mesmo com o emplacamento em dia, o veículo foi removido do local e levado ao pátio pelo motivo de estar abandonado. 

Forte colisão

Divisão de trânsito
Local do sinistro (Fotos enviadas por colaboradores)

(Fonte:Portal do Catita)

Welington Dias tem como certa a indicação de Merlong como vice

O ministro Welington Dias tem como certa a indicação do deputado Merlong Solano como candidato a vice de Rafael Fonteles, representando seu grupo político. Uma fonte da coluna ligada ao ministro contou que Dias já teria até tratado do assunto com Lula, que lhe garantiu que fará uma intervenção no momento certo. A mesma fonte disse que o pedido de desculpas de Solano pelo voto favorável à PEC da Blindagem foi sugerido por WD para que Merlong não se queimasse politicamente. (Silas Freire)

Revista Veja denuncia corrupção no governo Rafael Fonteles

No fim de semana, a coluna Radar, da revista Veja, publicou denúncia contra o governo do Piauí, sob gestão de Rafael Fonteles. A reportagem revelou a assinatura de um contrato milionário, no valor de R$ 8 milhões, com uma empresa cujo proprietário está interditado pela Justiça por problemas mentais.

De acordo com a publicação, o Ministério Público Federal já acionou o TCE, o TCU e a Controladoria-Geral da União para apurar possível ato de improbidade administrativa. Com este, já são três escândalos em apenas uma semana envolvendo a gestão de Fonteles, o que aumenta a pressão política e levanta questionamentos sobre a condução administrativa do governo estadual. (Silas Freire)

Deu no Portalaz: Gracinha Mão Santa que causava ciumeira agora está causando ódio nos adversários e falsos aliados

Gracinha em ambiente em recepção alegre

Gracinha em ambiente em recepção alegre

Dá-lhe, Gracinha!

Gracinha Mão Santa, quando “madrinha” do prefeito “outro Francisco”, causava grande ciumeira nos adversários e até nos falsos aliados, que a cercavam.

Agora, com a corajosa decisão de abdicar de um grande espólio político, a prefeitura, e romper com as velhas lideranças, ela está causando ódio.

Então, é sinal de que fez o caminho certo. O povo é o que mais importa Perdem tempo os pistoleiros com artigos sem qualquer sentido. (Fonte:Portalaz/Direto da Redção)

Georgiano avança com novos apoios em Parnaíba

Georgiano avança com novos apoios em Parnaíba

Por Thiago Trindade

Georgiano Neto está focado em ser o deputado federal mais votado em 2026. Ele mantém uma agenda intensa e ganha novos apoios na pré-campanha. Em Parnaíba, o avanço consistente . Novos apoiadores incluem:1. Vereador Batista do Catanduvas 2. Vereador Geraldinho 3. Vereador Beto Teles 4. Ex-Vereador Ricardo Veras 5. Ex-Vereador Assis Car  Suplente de Vereador Pirata 7. Liderança política Ferreira Neto.

Georgiano Neto segue firme e sem trégua no seu propósito de ser o campeão de votos para Federal em 2026. Agenda intensa e novos apoios. Em Parnaíba, a  pré-campanha a Deputado Federal avança de forma consistente.

Confira os novos apoiadores: 

Georgiano é apoiadores em ParnaíbaGeorgiano e apoiadores em Parnaíba

Vereador Batista do Catanduvas
Vereador Geraldinho
Vereador Beto Teles
Ex-Vereador Ricardo Veras
Ex-Vereador Assis Car
Suplente Vereador Pirata
Liderança política Ferreira Neto

(Fonte: Ascom)

Deu na imprensa:”Gracinha Mão Santa e a fortaleza que se revela pós-traição”

Há exatamente um ano, em especial nos meses de agosto e setembro de 2024, a deputada estadual Gracinha Mão Santa enfrentava um dos seus maiores desafios: eleger o sucessor do pai, Mão Santa, diante de um embate sem precedentes, onde o governo do estado não somente tinha o seu candidato, mas destinava grande parte de sua energia e recursos com objetivo de elege-lo.

Lançamento da pré-candidatura de Francisco Emanuel - Foto: Izequiel Sá/Lupa1Lançamento da pré-candidatura de Francisco Emanuel – Foto: Izequiel Sá/Lupa1
Prefeito Mão Santa e engenheiro Francisco Emanuel - Foto: ReproduçãoPrefeito Mão Santa e engenheiro Francisco Emanuel – Foto: Reprodução

O candidato escolhido pelo grupo de Mão Santa, um jovem, de nome Francisco, homônimo do grande líder, com histórico de dedicação ao serviço público e de demonstração reiterada de gratidão a família Mão Santa pelas oportunidades até ali recebidas. A escolha recaiu sobre alguém até então considerado de boa índole, livre de vícios e de más intenções. A vitória veio.  Foi sofrida, deixou enormes marcas, mas chegou e garantiu que o modelo de gestão aprovado nas pesquisas e nas urnas pudesse continuar pelas mãos do “novo Francisco” , sob as orientações e esforço de ajuda da família Mão Santa e todos os demais que gravitavam em torno. Uma legião de pessoas de bem que auxiliaram Mão Santa e Gracinha por 8 anos seguidos.

pior havia sido superado: vencer a máquina do governo. Dali para frente era trabalhar mais e fazer Parnaíba avançar.  

Tudo ia bem até que o novo prefeito, sem nada que justificasse tal medida, rompeu com todos que o fizeram chagar ao posto mais alto e desejado da cidade.

Francisco Emanuel, prefeito de Parnaíba - Foto: DivulgaçãoFrancisco Emanuel, prefeito de Parnaíba – Foto: Divulgação

Um golpe.  Uma traição. 

Não outro conceito para o gesto intempestivo e cruel de Francisco Emanuel. 

O resto da história, até aqui, todos já sabem. 

O que não esperavam era que além de trair, Francisco iria perseguir e buscar defenestrar a família que o fez, em especial a deputada Gracinha. Contratou pistoleiros eletrônicos, usou de artimanhas inconfessáveis e seguiu seu propósito, só não contando com o fato de Gracinha ser uma fortaleza inabalável. Muitos podem até questionar o temperamento forte da deputada, algumas de sua explosões, e têm razão quando o fazem, mas não podem acusá-la de covarde, traiçoeira, incompetente, muito menos de medrosa. Gracinha segue firme, enfrentando as artimanhas do traidor, dentro da sua maior e mais expressiva base eleitoral que é Parnaíba, mas avança com muita desenvoltura em novas e importantes bases eleitorais.

Aniversário de Gracinha Mão Santa mobiliza Parnaíba e destaca força do seu trabalho junto ao povo - Foto: DivulgaçãoAniversário de Gracinha Mão Santa mobiliza Parnaíba e destaca força do seu trabalho junto ao povo – Foto: Divulgação
Deputada Gracinha Mão Santa - Foto: DivulgaçãoDeputada Gracinha Mão Santa – Foto: Divulgação

A dedicação sobre novo o partido a se filiar pode esperar, mas a batalha para garantir sua permanência na assembleia e assim se preparar para uma candidatura a prefeitura de Parnaíba em 2028, segue em ritmo acelerado, a despeito das perseguições e ataques. Em paralelo o prefeito, em deslumbre que não cessa, comete absurdos que podem tira-lo do cargo antes mesmo do final do mandato. O tempo que dedica a perseguição compromete o que deveria ser entregue a gestão. As licitações fraudulentas, os indícios de enriquecimento ilícito, o nepotismo desenfreado e a inércia em avanços são as suas marcas. Parnaíba certamente não abrirá mão de sua representatividade genuína. A segunda maior cidade do Piauí certamente vai preservar sua independência, elegendo quem realmente a defende e luta por ela. O rateio de promessas vazias que chega a cidade pelas mãos do prefeito, advindas dos que esperam o seu apoio no próximo ano não levará a lugar algum que não seja a muita raiva, de muitos, quando as urnas se abrirem. Avante Gracinha. Traidores não prosperarão. (Fonte: Lupa1)

Após anos de desavenças políticas, Ciro Nogueira e Heráclito Fortes fazem as pazes

Uma das brigas mais emblemáticas da história política do Piauí parece ter chegado ao fim. É o que anunciou, por meio das redes sociais, o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas. Em um registro sorridente ao lado do histórico adversário político, Ciro diz que a paz entre os dois foi feita como forma de atender ao ultimo pedido do pai e ex-deputado já falecido.

O acirramento dos ânimos entre os dois ficou mais evidente, no pleito eleitoral, em que o então presidente Lula pediu que os piauienses não votassem em Heráclito e Mão Santa para o Senado Federal. Para quem não lembra, Ciro já foi aliado de Lula e do PT no Piauí e no Brasil.  

Após anos de desavenças políticas, Ciro Nogueira e Heráclito Fortes fazem as pazes//Reprodução/Redes Sociais

Heráclito está afastado da vida política, mas é um figura respeitada e com trânsito na política de Brasília. Ciro continua no Senado e já não esconde de ninguém o desejo de ser vice-presidente na chapa que pode ter Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, como candidato a presidente em 2026. O que éssa amizade reserva aos piauienses só o tempo irá dizer.

Fonte: Portal A10+