Chineses irão construir cidade dos sonhos no litoral da Bahia

A cidade dos sonhos será construída na Bahia. Não para baianos, nordestinos ou brasileiros. De jeito nenhum. Será uma urbe totalmente planejada e moderna. Mas para chineses. Sim, eles. Os chineses avançam sobre o Nordeste.

“Pense numa cidade com edifícios de até 30 andares num ambiente em que o esgoto é 100% coletado e tratado”, assinalou o jornalista Levi Vasconcelos, colunista de A Tarde. “O aquífero, bem avaliado, para tirar dele o máximo de água doce possível. Se não der, dessaliniza a do marzão em frente. E a energia? No máximo possível, eólica e solar.”

Um sonho. Mas é isso que está sendo gestado, ainda em fase embrionária, pelo governo baiano, via João Leão, agora no Planejamento. O palco do espetáculo é a Ponta dos Garcez, em Jaguaripe, joia do Brasil Colonial hoje quase esquecida, área que começa na outra banda do lado sul da ilha de Itaparica e se estende por quase 14 km de praias bucólica e quase intactas

Informa-se que essa faixa que vai ao sul, até a desembocadura do rio Jiquiriçá, pertence ao banqueiro Daniel Dantas. “Os chineses miram a outra área ao do Jiquiriçá até o Taquary, em Valença, terras hoje com a Andrade Mendonça”, acrescenta o colunista.

Heráclito Arandas (PSD), prefeito de Jaguaripe, diz que a coisa anda. Já houve várias reuniões com representantes do governo e chineses para discutir o assunto: “Nossa parte é adequar a área, seguindo a lei, para esse tipo de negócio. É algo complexo, mas eu não tenho a menor dúvida de que a ponte Salvador-Itaparica vai dar um forte impacto aqui e estamos nos organizando.”

A bela Jaguaripe era paraíso para os portugueses antigos. Tanto tempo esquecida pelos brasileiros. E agora está sendo redescoberta pelos chineses. (Toni Rodrigues, com informações de A Tarde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *