Choradeira de Merlong Solano não faz sentido

O deputado federal Merlong Solano (PT) tem se queixado publicamente do governador Rafael Fonteles, seu colega de partido. A causa do esperneio é o fato de Rafael não ter incluído os deputados federais na distribuição dos cargos estaduais.

Diferente do que fazia o ex-governador petista Wellington Dias, o novo mandatário do Palácio de Karnak decidiu que os parlamentares federais não devem ganhar pastas na gestão estadual porque já têm os cargos da União no Estado. Uma decisão acertada!


Merlong Solano (Foto: Pablo Valadares/Câmara)

Essa decisão de Rafael diminui o loteamento político na estrutura estadual. Portanto, foi uma boa sacada. O Governo Federal tem gordas estruturas no Piauí, o que já deveria satisfazer os membros da bancada federal. Merlong, por exemplo, ficou com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Serviço Geológico do Brasil, antigo CPRM. 

Mesmo assim, inconformado, ele foi para a imprensa alegar que a bancada federal está sendo desprestigiada pela gestão de Rafael e que o governador supervaloriza a bancada de deputados estaduais. Para Merlong, não se pode “abrir mão da presença da bancada federal.”

De todos os deputados federais, Merlong é o que menos tem direito a ficar fazendo beicinho. Isso porque o governador Rafael Fonteles deu a ele o que de mais precioso ele poderia ganhar: a titularidade de um mandato na Câmara Federal. Merlong, vamos lembrar, perdeu a eleição em 2022. Ficou na primeira suplência da federação PT/PV e PC do B.

No entanto, assumiu como titular já em 1º de fevereiro, primeiro dia da atual legislatura. Rafael indicou a ex-primeira-dama e então deputada federal reeleita Rejane Dias (PT) para uma vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), decisão que rendeu a Merlong a preciosidade de um mandato titular no começo da legislatura. A nomeação de Rejane para o TCE-PI foi a medida de maior desgaste do novo governador.

Por que então Merlong se queixa tanto? Rafael já fez muito por ele e o certo seria o deputado agradecê-lo. De todos os parlamentares federais da base do Palácio de Karnak, Merlong é justamente o que tem menos motivos para se queixar. Deveria era ficar quieto.(Por: Gustavo Almeida)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.