Cocal alcança resultado histórico na OBMEP 2025

Cocal alcança resultado histórico na OBMEP 2025

município de Cocal conquistou um resultado histórico na 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2025), alcançando o seu melhor desempenho em toda a série histórica e obtendo o melhor resultado municipal da planície litorânea.

Ao todo, os estudantes da rede municipal de Cocal somaram 47 premiações (27 nacionais e 20 estaduais), totalizando 6 medalhas de ouro, 9 de prata, 15 de bronze e 17 Menções Honrosas.

Cocal alcança resultado histórico na OBMEP 2025 | Foto: DivulgaçãoCocal alcança resultado histórico na OBMEP 2025 | Foto: Divulgação

Entre os destaques, o estudante Ronielson Alves dos Santos, do Grupo Escolar José Antão dos Santos, conquistou a tão sonhada medalha de ouro nacional, juntando-se ao seleto grupo de 11 estudantes piauienses de escolas públicas a conquistar uma das 500 medalhas de ouro da OBMEP 2025. Ronielson ficou em 1º lugar entre os estudantes piauienses do Nível 1, que compreende alunos do 6º e 7º anos, levando o nome de Cocal ao topo do ranking estadual.

A conquista de 30 medalhas (10 em âmbito nacional e 20 em âmbito estadual) colocou Cocal à frente de municípios da região, inclusive superando Cocal dos Alves, que obteve um total de 8 medalhas nacionais e 13 estaduais, reforçando o protagonismo da rede municipal de ensino cocalense no cenário educacional.

O resultado ganha ainda mais relevância ao se considerar o desempenho do estado: das 11 medalhas de ouro conquistadas pelo Piauí por estudantes da rede pública, 7 foram oriundas de redes municipais e 4 da rede estadual de ensino. Cocal figura entre as redes municipais responsáveis por essa conquista, ao lado de cidades como Teresina (2), São Miguel do Tapuio (2), Bom Jesus (1) e Castelo do Piauí (1).

As escolas municipais premiadas incluem o Grupo Escolar José Antão dos Santos, a Unidade Escolar José Rodrigues de Almeida, o Grupo Escolar Antônio Montal Veras e a Unidade Escolar Chico Monção, evidenciando que o bom desempenho é fruto de um trabalho coletivo, contínuo e bem distribuído em toda a rede.

O sucesso também reflete o empenho dos professores, com destaque para os educadores Maria Eduarda Rodrigues Cerqueira, Erisvaldo Veras Brito e Jonatas Mateus Machado, premiados pelo trabalho pedagógico que contribuiu diretamente para os resultados alcançados, além do professor Rafael de Brito Vieira, coordenador de matemática da rede municipal. 

Para a gestão municipal, os números confirmam que investir em educação pública de qualidade gera resultados concretos. O desempenho histórico na OBMEP 2025 reforça o compromisso da gestão do prefeito Cristiano Britto e da secretária municipal de Educação, Adriana Luiza, que colhem os frutos de decisões importantes voltadas à criação de oportunidades para os estudantes cocalenses.

No ano de 2025, foi criado o projeto Cocal Olímpica do Saber, coordenado pela professora Elizete Costa, que democratizou a participação dos estudantes em diversas olimpíadas do conhecimento e assegurou o acompanhamento e o apoio aos estudantes classificados para as fases finais das competições.

Cocal segue avançando, mostrando que a educação é o caminho mais seguro para transformar realidades e construir um futuro de oportunidades para seus estudantes.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.