Com kits em falta, Piauí não realiza testagem rápida para o coronavírus

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) atualizou os números relacionados ao covid-19 no estado. De acordo com o último levantamento, o Piauí tem 62 casos notificados, 43 suspeitos, 19 descartados e, até o momento, nenhum caso foi confirmado.

Foto: Ascom/Sesapi

Entretanto, há informações de que os kits para coleta acabaram. Além disso, pacientes também reclamam da demora no resultado das amostras que foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Por conta disso, há especulações de que o número de casos investigados no estado podem ser bem bem maiores dos que os divulgados.

Ao serem questionados sobre as informações, a Sesapi comunicou que o Ministério da Saúde está liberando testagem rápida apenas para pacientes em estado grave. Já em relação aos kits, a secretaria afirmou que o estado vai receber dois mil kits para a realização dos exames.

“No momento estamos seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e fazendo o envio das amostras negativa, no nosso Painel Respiratório, para o centro de referência ”, explica o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.(Laurivânia Fernandes)

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.