Comunidade São José recebe Sistema Simplificado para tratamento de água

Aproximadamente oitenta famílias da comunidade São José (Céu), na Ilha Grande de Santa Isabel, foram beneficiadas com a implantação de um sistema simplificado de abastecimento de água, também conhecido como Salto-Z.
O Sistema vai propiciar às pessoas beberem água de boa qualidade, sem nenhuma impureza. Foi o que afirmou Danda Oliveira, Chefe do Serviço de Saúde Ambiental da Superintendência Estadual da Funasa, no Piauí.
Danda disse ainda que o sucesso do empreendimento e a boa qualidade da água se deve a uma tecnologia desenvolvida pela Funasa do Pará, que está sendo patenteada e sendo implantada com sucesso em outros Estados. Nesse sentido, para sua implantação, aqui estiveram: Maria Leila Costa Rosal, chefe do serviço de saúde ambiental da Funasa do Pará e Eládio Braga de Carvalho, que é auxiliar técnico de pesquisa, também da Funasa do Pará.
Danda Oliveira destacou também que é de grande importância esse sistema porque vai beneficiar toda a comunidade do Céu e outras comunidades vizinhas, no que diz respeito a uma melhor qualidade de vida. Mas – segundo ela – isso só foi possível graças ao convênio firmado entre a Prefeitura de Parnaíba e a Fundação Nacional de Saúde, beneficiando não só a Comunidade São José mas também outras comunidades como Ininga, Boa Vista, Alto do Batista e Rebentão.
Ela esclareceu, por outro lado, que inicialmente a Funasa ficará responsável pela qualidade da água fornecida para as comunidades e a Prefeitura se responsabilizará pelas outras questões como, por exemplo, manutenção do sistema.
Já o Prefeito Mão Santa, falando durante a inauguração do sistema, disse que a água para o consumo humano tem que ser pura, potável, e de boa qualidade e que essa obra é só uma das 100 que serão entregues comemorando os 100 dias de seu governo.(Superintendência de Comunicação – PMP)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.