O deputado federal Florentino Neto (PT) manifestou repúdio aos ataques pessoais recebidos nas redes sociais, sobre o indeferimento de projetos industriais para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). “Eles omitiram, maldosamente, o número de empresas que já funcionam nossa ZPE e o número de projetos já aprovados”, afirmou o Deputado.
Deputado federal Florentino Neto
O parlamentar explica que qualquer empresa pode apresentar projetos para se instalar na ZPE, mas a instalação depende do cumprimento de requisitos legais atestados pelos membros do Conselho Nacional das ZPEs, e não pela Frente Parlamentar de Apoio às ZPEs, presidida por ele. “Quando a empresa não preenche os requisitos, seu projeto não é autorizado, mas a maioria dos projetos apresentados pela ZPE de Parnaíba tem sido aprovada e, portanto, têm grande potencial gerador de empregos e desenvolvimento”, completou.
De acordo com o deputado, o seu trabalho tem sido incansável desde a origem da ZPE em 2009 até o momento atual em que lidera uma Frente Parlamentar na Câmara Federal em favor do movimento de ZPEs no Brasil. “Nenhum parlamentar no Brasil trabalhou tanto em prol do Programa de ZPEs, quanto o deputado federal Florentino Neto”, reconheceu o presidente da ZPE Piauí, Álvaro Nolleto. E prosseguiu: “O trabalho que o deputado Florentino vem desenvolvendo em favor das ZPEs no Brasil e, principalmente, da ZPE de Parnaíba, é digno de aplausos, sendo reconhecido nacionalmente pelos resultados que já estão aparecendo”, assegurou.
Florentino Neto destaca que a ZPE de Parnaíba é uma das duas ZPEs brasileiras em pleno funcionamento, devidamente alfandegada e abrigando atualmente duas indústrias e um hub de tecnologia com 13 startups que prestam serviços para o Brasil e o exterior. Além disso, outras quatro indústrias têm projetos aprovados pelo CZPE, com previsão de instalação em breve. “Nosso trabalho e empenho estão presentes em todas as etapas”, assegurou.
Florentino Neto destacou a contribuição que a ZPE já vem dando à balança comercial do Estado. “Só nesse primeiro semestre de 2024, a ZPE dos piauienses exportou 250 toneladas de produtos industrializados para os Estados Unidos, Venezuela, Holanda, Alemanha e Japão, numa demonstração clara da sua importância para o nosso Estado”, disse. O deputado elogiou o esforço do governo do Estado, que através da Investe Piauí, por estar atraindo grandes investimentos na área de energias renováveis para instalação na ZPE de Parnaíba. “São indústrias voltadas para produção de Hidrogênio Verde, que vão colocar o Piauí no topo do ranking de produção de energia, demonstrando mais uma vez que a ZPE do Piauí é um grande gerador de empregos e desenvolvimento para o nosso Estado”, frisou.
*Criação da Frente Parlamentar*
Por iniciativa do deputado federal Florentino Neto, foi criada em 2023 a Frente Parlamentar em Defesa das ZPEs e também a subcomissão das ZPEs, dentro da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados. O deputado explicou que essas iniciativas têm focado no acompanhamento das demandas do movimento de ZPEs no Brasil, beneficiando os projetos da ZPE Piauí.