Finalizado o 2º turno da corrida eleitoral, o PT só conseguiu eleger um prefeito de capital (em Fortaleza) e ficou apenas em 9º lugar no ranking geral de partidos com mais prefeitos. Para se ter ideia do resultado ruim do partido de Lula, a agremiação ficou atrás até mesmo do PSDB, partido que está em declínio há alguns anos.
Enquanto prefeitos petistas foram eleitos em 252 cidades, os tucanos conseguiram se eleger em 276. Partidos como Republicanos e PSB também elegeram mais prefeitos que o PT.
Apesar de pífio, o desempenho do PT em 2024 foi levemente melhor do que em 2020 – quando conquistou 184 prefeitos – e exatamente igual ao de 2016, quando a sigla também elegeu 252 prefeitos. Em 2016, vale lembrar, foi o ano do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, um dos piores da história recente do partido.
PL campeão nas grandes cidades
Enquanto o PT amargou desempenho ruim, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi o que mais elegeu prefeitos nas cidades com mais de 200 mil habitantes. Foram 16 gestores eleitos em grandes centros.
A segunda legenda com mais prefeitos eleitos nesse grupo foi o PSD, que assegurou o comando de 15 dos maiores municípios. O terceiro lugar ficou com o União Brasil, com 14 eleitos. O PT, do presidente Lula, ocupa só a 8ª colocação desse ranking, com 6 prefeituras conquistadas nas cidades acima de 200 mil habitantes.(Gustavo Almeida)