Epidemia de dengue atinge 127 municípios do estado do Piauí, diz Sesapi

O Piauí já tem 127 municípios com casos de dengue, segundo dados do boletim da 13ª Semana Epidemiológica de 2022, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi). Em 2021, nesse mesmo período, apenas 49 municípios haviam notificados casos, um aumento de 159%.

O Piauí, assim como muitos estados brasileiros, enfrenta uma epidemia da doença. O mosquito Aedes aegypit, é responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Somente em relação aos casos confirmados, o aumento é de 489,3%. Isso porque neste ano já foram confirmados 1.780 casos, enquanto no mesmo período, no ano de 2021, era 384 casos. Apesar desses dados, a Sesapi, informou que o número de casos prováveis, até a 13ª Semana Epidemiológica de 2022, na verdade seria de 2.876, já que muitos não são notificados.

A cidade de Teresina já registrou 2 óbitos, e segundo o boletim, foram registrados 33 casos da doença com sinais de alarme na capital, ou seja, que apresentaram maiores complicações da doença, como por exemplo, vômito persistente, dor abdominal intensa, sangramentos de mucosas, dor no fígado e queda de pressão. Logo depois aparece Campo Maior (7) e Parnaíba (4), entre as cidades onde a dengue apareceu com sinais de alarme.

As cidades com os maiores números de casos de dengue são: Teresina (424), Campo Maior (227), São Pedro do Piauí (197), Curimatá (166) e Piracuruca (107). 

Já os cinco municípios com maior incidência, levando em consideração a quantidade de casos a cada 100 mil habitantes são: Curimatá, São Pedro do Piauí, Antônio Almeida, Santa Filomena e Novo Santo Antônio.

Febre Chikungunya

Além da dengue, o Piauí também está registrando um aumento nos casos de Chikungunya que aumentaram em 3.009,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, que teve 21 casos, enquanto neste ano já são 279. Apesar dos dados, a Sesapi acredita que pode chegara 621 casos prováveis, levando em consideração os que podem não ter sido notificados.

No ano passado, nesse mesmo período, 11 municípios já tinham notificados casos da doença, e neste ano já são 42. As cidades com maior incidência para 100 mil habitantes são: São Pedro, Oeiras, São Julião, Curralinhos, Alagoinhas do Piauí e Simplício Mendes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.