Longe das escolas desde março, quando se deu o início da pandemia de Covid-19 no Piauí, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e VII etapa da Educação de Jovens e Adultos matriculados na rede estadual de ensino poderão ,a partir desta terça-feira (20), retornar para sala de aula.
“Nossas escolas fecharam as portas, mas as aulas continuaram acontecendo de forma remota. Voltar para chão da escola é importante para retomar as relações pessoais que existem nas aulas e que são fundamentais no aprendizado, além de reforçar a preparação dos estudantes que farão o Enem em janeiro”, ressalta Ellen Gera, secretário de Estado da Educação.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem feito um intenso trabalho de orientação às instituições de ensino da rede estadual e um recurso no valor de 4 milhões de reais já foi distribuído entre as escolas para adaptações e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
“Quando tivemos o retorno confirmado pelo decreto de 21 de setembro de 2020, intensificamos a preparação dos gestores para receber os estudantes. Promovemos capacitações em parceria com a Vigilância Sanitária sobre os protocolos que deveriam ser adotados, treinamos as equipes das escolas quanto à limpeza e desinfecção correta dos ambientes, utensílios e objetos. Fizemos um repasse no valor de R$ 4 milhões para que as unidades sinalizassem os ambientes escolares e comprassem materiais de higiene necessários, como álcool em gel, sabonetes, máscaras, equipamentos para uso de álcool em gel e adequação de alguns espaços: instalação de pias na entrada e adequação de banheiros”, informa o secretário.
A retomada não é obrigatória aos alunos e professores, que continuaram tendo à sua disposição as aulas remotas. Para receber os estudantes, cada escola elaborou um plano de retorno, que foi enviado para a Seduc e deve ser cadastrado na Plataforma do PRO Piauí – propiaui.pi.gov.br.(Efrém Ribeiro)