O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) confirmou que passará a adotar o novo Manual Brasileiro de Exames Práticos da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com mudanças importantes nas regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir do dia 19 de fevereiro, todos os candidatos em processo de habilitação no estado deverão ser avaliados conforme as novas diretrizes. 

Entre as principais alterações está a retirada da prova de baliza para a categoria B, que inclui carros de passeio e outros veículos leves, dispensando a manobra tradicional isolada nos exames práticos. A obrigatoriedade da baliza permanece para as outras categorias. 
Outra modificação significativa é o aumento do limite de faltas que resultam em reprovação. Antes, o candidato era reprovado ao cometer quatro faltas; com o novo manual esse número sobe para 11 faltas, tornando o processo mais flexível. 
O novo modelo também elimimina as faltas eliminatórias automáticas. Agora, a reprovação só ocorrerá se o examinador constatar, com base em critérios técnicos, que o candidato não possui condições mínimas de conduzir o veículo com segurança durante a prova. 
As mudanças valem inclusive para candidatos que já estão no meio do processo de habilitação, e ajustes jurídicos e técnicos estão sendo concluídos pelo Detran-PI para a implantação do novo fluxo de exames práticos no estado. 
Especialistas em trânsito apontam que a retirada da baliza é parte de uma tendência nacional para tornar os exames mais próximos das situações reais de condução nas vias públicas e reduzir barreiras consideradas pouco representativas da direção cotidiana. Estados como São Paulo, Amazonas e Mato Grosso do Sul já haviam anunciado a eliminação dessa etapa antes mesmo da publicação das novas diretrizes nacionais. (Fonte:O Piauiense)
Aqui também no Piaui. se a oposição souber levar o pleito a serio tira o o PT do poder, O Rafael Fonteles só sabe fazer propaganda enganosa e fazer turismo com nosso dinheiro. La Na Bahia e Ceara o povo acordou e aqui também tem que acordar.