
Em entrevista concedida à Rádio Liderança em Parnaíba, nesta quarta-feira, o secretário de estado da saúde, Florentino Neto, numa espécie de prestação de contas, destacou os importantes e fundamentais avanços verificados no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, desde que assumiu a Secretaria de Saúde (Sesapi). “Seis meses após assumirmos a Secretaria, implantei a Casa da Gestante, para as mães que vem de outros municípios e que, após o parto, por um problema qualquer, o bebê tem que ficar hospitalizado e ela não pode retornar à sua cidade de origem. Agora ela vai para a Casa da Gestante”- disse o secretário.

Repórteres da Rádio Liderança entrevistam o Secretário Florentino Neto
Ele também enfatizou os dois mais novos serviços 24 horas implantados no Hospital pela SESAPI – a neurocirurgia e a cirurgia pediátrica. E agradeceu as “equipes de profissionais tão guerreiras, de profissionais tão batalhadores, que têm exercido sua missão com grande profissionalismo, com grande técnica e agora recebem outros colegas para aperfeiçoar e aumentar a capacidade e a resolutividade do hospital. Temos que reconhecer os avanços. Na minha gestão o hospital Dirceu evoluiu muito e hoje temos um hospital diferente do que recebemos quando entramos na secretaria”- pontuou.
Florentino enumerou alguns desses avanços: “implantamos 32 leitos de obstetrícia, 10 leitos de UTI neonatal, 10 leitos de cuidados intermediários neonatal, coisa que antes não existiam. Implantamos também o Centro de Parto Normal e hoje a maternidade do Hospital Dirceu é a que possui o menor com o número de partos cesarianos no Nordeste. É primeiro lugar em parto humanizado no Nordeste”, destacou Florentino
Ele também lembrou da sua alegria de quando prefeito, haver lutado pela implantação dos cursos de medicina, junto com a Universidade Federal, além viabilizar as condições para uma instituição particular aqui se estabelecer e implantar um curso de medicina, que foi a IESVAP.”

“Como secretario de saúde eu implantei a Residência Médica no HEDA. Residência médica em pediatria, cirurgia geral, em clinica medica e agora também em terapia intensiva. “Eu dizia lá atrás que, com os cursos de medicina em Parnaíba, seria definitivamente uma cidade universitária. E hoje ela o é. Eu dizia também que quando esses meninos se formassem iriam trabalhar em nossos hospitais. E na hora que eles se formaram, no início da Covid, grande parte deles que tiveram inclusive sua formatura antecipada, foi trabalhar lá no Dirceu. Por tudo isso, eu tenho como prestar conta ao povo da minha terra”, comemora o secretário. “Fiquei feliz de ver pessoas, filhos de gente daqui passando nesses cursos de residência. Fico muito feliz de ter meninos e meninas de Parnaíba formados aqui e fazendo residência aqui, especializando-se aqui mesmo em nossa cidade”.
Finalizando Florentino citou ainda outros benefícios implantados na sua gestão pela Secretaria de Saúde: “na Urgência e Emergência, eu aumentei 8 leitos na sala vermelha que é uma semi UTI; 6 leitos na sala amarela, dois leitos de estabilização pediátrica colocados, são 16 leitos para cuidar de pacientes graves na urgência, sendo que mantivemos os 10 leitos de UTI geral. Saímos de 135 leitos no hospital para 290 leitos, na época da pandemia e agora estamos com 260 leitos. Temos o maior índice de parto normal no Nordeste e o UNICEF disse que o Hospital Dirceu é o hospital Amigo da Criança e destaque na estratégica de qualidade do Ministério da Saúde”.