Governo do Estado vai prejudicar ZPE de Parnaíba???

Agrocera – empresa instalada na ZPE de Parnaíba

Administradora da Zona Processamento de Exportação de Parnaíba (ZPE Parnaíba) será extinta. A ZPE está entre as empresas que passarão por um processos de extinção devendo ser realizado por meio de uma Parceria-Pública Privada, onde uma empresa privada assume os serviços, assim como o governo já fez no caso do abastecimento de água de Teresina.

A ZPE de Parnaíba não deslanchou e acredita-se que o motivo principal é a falta de infraestrutura viária para escoar a produção e receber matéria prima para processamento. A ZPE de Parnaíba está localiza numa região sem estrutura portuária, aquaviária e ferroviária que seriam importantes para reduzir custos deixando os produtos competitivos e isto afasta empresários que buscam outras ZPE`s que disponham desta infraestrutura, é o caso da ZPE do Pecém que fica ao lado de um porto marítimo, uma ferrovia e um aeroporto com voos constantes para qualquer parte do mundo. Nem vamos falar do modal dutoviário que também não dispomos, até porque nada produzimos que justificasse.

As empresas que se dispõem a se instalar na ZPE de Parnaíba vem em busca da matéria prima local para reduzir custos do transporte, a exemplo da cera de carnaúba que a matéria prima, a palha de carnaúba, é volumosa e o produto final, a cera, é pequeno. Outro atrativo seria a industrialização de frutas oriundas dos Tabuleiros Litorâneos, mas este também ainda não deslanchou.

Como a ZPE de Parnaíba está praticamente inviabilizada, apesar de reconhecer o esforço dos governadores, atual e anteriores, pelos motivos expostos o governo deverá encontrar dificuldades para encontrar uma empresa que queira fazer uma Parceria Público Privada, apontando pra um futuro sombrio.

(Com informações de  José Wilson)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.