Governo do Piauí converte 88 leitos de UTI Covid em leitos convencionais em 11 hospitais

Durante visita  às obras de reforma e modernização da UTI do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, no Centro de Teresina, a governadora Regina Sousa (PT) assinou nesta segunda-feira (30) o termo de habilitação de 88 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), que faziam parte do atendimento Covid-19, da Rede Estadual de Saúde, e que agora irão integrar o quadro definitivo de UTIs de nove hospitais do Estado. 

Governadora Regina Sousa e secretário de Saúde Neris Júnior visitam obras no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella

A aprovação da habilitação dos leitos foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) junto à Comissão Intergestora Bipartite do Piauí (CIB-PI) a habilitação. O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, acompanhou Regina Sousa na visita. 

Para o secretário Neris Júnior, os novos leitos ajudarão a melhorar o atendimento à população piauiense, principalmente àqueles do interior do Estado, que contarão com serviços de alta complexidade mais próximo de suas residências. “Este é mais um ganho para a saúde do Piauí. Com a habilitação destes leitos estaremos conseguindo oferecer um serviço de ponta, também, para àqueles que estão mais longe da capital”, destacou o gestor.

A governadora destacou a importância dessas novas UTIs para incrementar a saúde do Piauí. “Sempre que se ampliamos um serviço de saúde é algo muito positivo. Com o alívio da Covid-19, tivemos muitos leitos que eram destinados à doença, que agora serão direcionados para outras doenças, que estavam represadas durante este período e vai permitir desafogar os hospitais. Tudo que é destinado para melhoria da nossa população e é muito importante”, disse Regina Sousa.

Os leitos de UTIs, que antes faziam parte do atendimento dos acometidos pelas complicações da Covid-19, estarão nas seguintes Unidades de Saúde:

  •  (09) Hospital Regional Manoel de Sousa Santos- Bom Jesus); 
  • (10) Hospital Regional Senador Cândido Ferraz – São Raimundo Nonato; 
  • (07) Hospital Regional Tibério Nunes – Floriano; 
  • (10) Hospital Estadual Dirceu Arcoverde -Parnaíba; 
  • (10) Hospital Regional Justino Luz – Picos; 
  • (09) Hospital Infantil Lucídio Portella;
  •  (13) Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella – Teresina; 
  • (10) Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde- Teresina;
  •  (10) Hospital Getúlio Vargas – Teresina.

 “Este incremento na rede de alta complexidade é fundamental para que serviços mais complexos possam ser ampliados”, disse Neris Júnior.

Além dos hospitais estaduais, a Sesapi também obteve a aprovação em CIB, de 17 leitos de UTI para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), gerido pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina, e 10 para o Hospital Universitário (HU), gerido pelo Governo Federal. Com isso, foram 115 leitos habilitados, sendo 106 adultos e nove pediátricos.

Fonte: Com informações da Sesapi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.