Um vídeo que circulou nas redes sociais nesta segunda-feira (22) gerou forte repercussão e expôs uma grave crise no município de Fartura do Piauí. No registro, o prefeito Orlando Costa (PT) aparece emocionado durante uma reunião na Bahia, onde pediu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), parte da vazão de água disponível na barragem de Remanso, que fica na divisa com o Piauí.
Na ocasião, o gestor destacou que Fartura foi uma das cidades que mais deu votos ao presidente Lula no estado, mas hoje enfrenta uma situação crítica: a população não tem sequer água potável para beber. Ao final do discurso, Orlando Costa chorou ao relatar o sofrimento dos moradores do município. A cena foi considerada humilhante por muitos internautas, que apontaram a contradição entre os altos investimentos em publicidade institucional pelo governo do Estado e a dura realidade enfrentada por parte da população.
A situação também reacende o debate sobre a eficácia das políticas públicas voltadas ao abastecimento hídrico no semiárido piauiense. (Silas Freire)