No mês passado, o presidente Lula determinou a antecipação do repasse, que deve injetar até R$ 30 milhões na economia brasileira. Normalmente a primeira parcela do 13° do INSS acontecia em agosto.
O pagamento para os beneficiários que recebem mais de um salário mínimo inicia em 2 de maio.
Quem tem direito?
De acordo com o governo, o 13º é devido a aposentados, pensionistas e pessoas que receberem, ao longo de 2024, benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão, nesses casos, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício.
Quem recebe salário-maternidade também tem direito ao repasse. Porém, ele é pago junto com a última parcela do benefício e, por isso, a pessoa não recebe o valor extra junto com os demais beneficiários. Já quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao idoso e à pessoa com deficiência não tem direito ao valor adicional.
Como consultar ?
O segurado pode consultar o benefício acessando o site aplicativo Meu INSS ou pelo site. Nos dois casos é preciso realizar o login com a conta gov.br. Para acessar os dados de pagamento basta clicar na opção “Extrato de pagamento” na tela inicial.