O Governo do Piauí divulgou nesta segunda-feira (05) o calendário de pagamento do IPVA 2026. Os proprietários de veículos que pagam o imposto já podem acessar o site da Secretaria de Fazenda (Sefaz-PI) e emitir o boleto. Para quem puder pagar em cota única, os descontos chegam a 15% no valor total do IPVA, mas há também a opção de parcelar o pagamento.
Quem explica é a superintendente da Receita Estadual do Piauí, Graça Ramos. “O pagamento da cota única é até o dia 30 de janeiro e quem optar por pagar o valor inteiro até esta data tem 15% de desconto. Em fevereiro, o desconto será de 10% para quem pagar a cota única. Quem pagar a cota única em março já não terá desconto”, diz.

IPVA 2026: confira o calendário de pagamento e onde emitir o boleto
Para aqueles que optarem por parcela o IPVA 2026, há a possibilidade de pagar a primeira cota em janeiro, a segunda em fevereiro e a terceira em março, contanto que o valor integral seja quitado até no máximo 31 de março. Esses prazos também valem para a taxa de licenciamento do veículo, sem a qual o proprietário fica impedido de circular regularmente por todos o país.
No Piauí, pelo menos 450 mil veículos são obrigados a pagar o IPVA. Mas há aqueles que são isentos. São eles: motos de até 170 cilindradas, veículos com mais de 15 anos de fabricação, veículos de pessoas com deficiência e veículos de socorro como ambulâncias e carros de combate a incêndio. As motocicletas são a grande maioria dos veículos isentos de pagar o IPVA.
“Só de motos isentas no Piauí temos cerca de 828 mil por conta das cilindradas. Mas mesmo com estas isenções, a expectativa é que o Estado arrecade algo em torno de R$ 650 milhões só com o IPVA 2026”, informa Graça Ramos. O valor do imposto, ela diz, será destinado ao custeio das despesas estaduais e acabará retornando ao contribuinte por meio de melhorias públicas.
O boleto de pagamento do IPVA 2026 pode ser emitido no site da Sefaz, na aba IPVA. Acesse aqui.