Municípios do Piauí podem aplicar terceira dose a partir desta semana

 Em agosto, o Ministério da Saúde anunciou uma recomendação para que idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas tomem a terceira dose da vacina contra a covid-19. Segundo a pasta, o reforço deve ser feito preferencialmente com o imunizante da Pfizer.

A nota técnica nº 27/2021, da Secretaria Especial de Enfrentamento à Covid, destaca que a medida está sendo tomada porque os idosos e os indivíduos com alto grau de imunossupressão apresentaram menor proteção pelo esquema padrão da vacinação aos mais diversos tipos de imunizantes.

Para vacinar esse público, o Ministério da Saúde encaminhou inicialmente 20 mil doses ao Piauí. Por conta da logística dos municípios, uma vez que a vacina da Pfizer deve ser armazenada em baixa temperatura, os imunizantes ficaram guardados na Rede de Frio e serão distribuídos para as regionais de saúde nesta quinta-feira, dia 23. 

De acordo com o secretário Florentino Neto, a partir dessa remessa, as secretarias municipais podem começar a aplicar a vacina desses grupos específicos. As pessoas em condição de imunossupressão (transplantadas, com HIV, neoplasias, em hemidiálise, etc) deverão tomar o reforço vacinal 28 dias após a data da sua última vacinação, enquanto que os maiores de 70 anos devem aguardar pelo menos seis meses.

“A decisão considera o reforço vacinal como necessário para uma resposta mais efetiva contra casos graves da doença e óbito”, esclarece o gestor. Segundo ele, é importante que as pessoas incluídas nesse grupo prioritário da terceira dose não percam a oportunidade de se vacinar.

ASCOM/SESAPI

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.