Os usuários da telefonia móvel do estado do Piauí deverão incluir a partir desde domingo (31) o nono dígito à frente dos números atuais dos celulares. Está previsto que além dos usuários piauienses, os de Alagoas, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte também terão o dígito 9 acrescido à frente dos números atuais dos celulares a partir do dia 31 do mês. 
Essa regra vale tanto para chamadas feitas a partir de telefones fixos, públicos ou privados, quanto de outros celulares, independente da operadora e do local de onde a pessoa está ligando. Também será preciso incluir o nono dígito para enviar mensagens de texto. Já as ligações para telefones fixos nesses estados não mudam.
Na primeira fase de implantação, as chamadas para telefones celulares realizadas com apenas oito dígitos ainda serão completadas, mas o usuário ouvirá uma mensagem orientando sobre o novo formato. Após o período de transição, as discagens com oito dígitos não serão mais completadas. 
A mudança, que já foi feita nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima, atende a resolução nº 553 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de 14 de dezembro de 2010. O nono dígito na telefonia móvel será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016.
    