Nota de Esclarecimento: Cancelamento do Processo Seletivo Simplificado Unificado
para Contratação de Agentes Temporários Ambientais – ICMBio Parnaíba

Prezados(as) Candidatos(as) e Interessados(as),
Vimos, por meio desta nota de esclarecimento, informar o cancelamento do Processo Seletivo Simplificado Unificado para contratação de Agentes Temporários Ambientais (ATAS) para o ICMBio Parnaíba. Em decorrência de falhas identificadas no processo, consideramos necessário anular todas as etapas realizadas até o presente momento, incluindo as inscrições homologadas e os Testes de Aptidão Física (TAF), que ocorreram nos dias 26 e 27 de junho de 2023, nos municípios de Parnaíba/PI e Chapadinha/MA, respectivamente.
Tendo em vista a importância da transparência, lisura e garantia de igualdade de oportunidades, a decisão de cancelamento foi tomada visando corrigir as falhas identificadas e promover um processo seletivo justo e adequado para todos os candidatos.
Informamos ainda que, em virtude do cancelamento, cada unidade responsável pelas áreas de conservação envolvidas, sendo a APA Delta do Parnaíba, a RESEX Marinha Delta do Parnaíba, a RESEX Chapada Limpa e a Coordenação Regional Parnaíba, irá elaborar e conduzir um novo edital e processo seletivo em separado. Dessa forma, será garantida a autonomia e adequação dos procedimentos às particularidades de cada unidade, assegurando uma seleção justa e transparente.
Ressaltamos que a anulação das etapas realizadas até o momento não prejudica o compromisso do ICMBio e das unidades envolvidas em promover a contratação de Agentes Temporários Ambientais para o fortalecimento das ações de conservação e preservação nas áreas protegidas mencionadas.
Pedimos desculpas pelos eventuais transtornos causados e reforçamos nosso compromisso em conduzir um novo processo seletivo pautado pela lisura, transparência e igualdade de oportunidades.
Em breve, divulgaremos informações sobre o novo edital e os procedimentos a serem seguidos para participação no processo seletivo. Recomendamos que acompanhem os canais oficiais de comunicação do ICMBio e das unidades envolvidas para se manterem atualizados.
Agradecemos a compreensão de todos(as) e reafirmamos nosso compromisso com a conservação do patrimônio ambiental e a promoção de práticas transparentes em nossas ações.
Atenciosamente,
Gestão da APA Delta do Parnaíba, 30 de junho de 2023