Notável jurista Evandro Lins e Silva, orgulho do Piauí, faria hoje 110 anos

Imagem: Acervo/O GloboImagem: Acervo/O Globo

Um dos maiores piauienses de todas as épocas, o notável jurista Evandro Lins e Silva (Evandro Cavalcanti Lins e Silva)faria nesta data 110 anos de idadenascido em Parnaíba (PI) em 18 de janeiro de 1912. Evandro foi Procurador Geral da República, de setembro de 1961 a janeiro de 1963. Erafilho de Raul Lins e Silva e Maria do Carmo Cavalcanti Lins e Silva. Seu pai também foi da cerreira jurídica, sendo juiz no Estado do maranhão.

Imagem: Acervo/O Globo

Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República, de janeiro a junho de 1963 e foi Ministro das Relações Exteriores do Brasil, de junho a setembro de 1963. Coroando sua carreira jurídica, foi Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) com exercício de setembro de 1963 a janeiro de 1969, quando foi aposentado, com base no Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, punido pela Ditadura, juntamente com os ministros Vítor Nunes Leal e Hermes Lima.

Autor de numerosos trabalhos de Direito Penal e Processual Penal, entre outros sobre Legítima Defesa, Culpa Penal, Crimes Políticos, A Liberdade Provisória no Processo Penal, Pena de Morte, Privatização das prisões, etc., publicados em revistas técnicas, jornais e memoriais, além de pareceres e inúmeros arrazoados forenses, Evandro Lins e Silva também dedicou-se à vida acadêmica, Lecionando Direito Penal na CEUB, de Brasília, no ano de 1968.

Foi Membro do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil em vários períodos, entre 1944 e 1961, e, e após a aposentadoria, de 1983 a 1995.

Faleceu no Rio de Janeiro (RJ) em 17 de dezembro de 2002, aos 90 anos, Filho de Raul Lins e Sílvia e Maria do Carmo Cavalcanti Lins e Silva, foi casado com Maria Luísa Konder, falecida em 1984, casamento que redundou em quatro filhos, onze netos e dois bisnetos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.