Nova etapa da adutora do Litoral beneficia praias de Barramares, Arrombado, Macapá e Maramar

Mais uma etapa da adutora do litoral foi inaugurada nesta terça-feira (29). Desta vez foram beneficiadas as comunidades de Barramares, Arrombado, Macapá e Maramar, que já poderão contar com água tratada e pronta para consumo diretamente nas torneiras de residências e comércio.

Participaram da solenidade o governador Wellington Dias, o secretário de fazenda e coordenador do Pro Piauí, Rafael Fonteles e o diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral. 

“É mais uma etapa que estamos entregando, garantindo água de qualidade em uma região, onde, normalmente essa água é salinizada. Então, é um grande dia, um dia histórico, uma obra importante para a qualidade de vida de todos que vivem aqui e também para quem visita, porque impulsiona o turismo e, consequentemente, o desenvolvimento econômico do estado”, disse o governador Wellington Dias, ressaltando que os investimentos na obra, cerca de 70 milhões de reais, são recursos próprios do governo do estado. 

O secretário de fazenda ressaltou os impactos da adutora do litoral na geração de emprego e renda.  “Sabemos da importância dessa região e de seu potencial turístico, então, a entrega da adutora do litoral representa, além da segurança no abastecimento hídricos das comunidades beneficiadas, a garantia de desenvolvimento do turismo nesta região, impulsionando a economia local, gerando emprego e renda para a toda a população do Piauí”, disse Fonteles.

De acordo com Leonardo Sobral, nos próximos meses serão beneficiadas a população das comunidades de Sobradinho, Carapebas, Mexiriqueira e Camurupim, todos em Luís Correia; e ainda Cajueiro da Praia (sede) e os povoados Barra Grande e Barrinha, localizados no mesmo município. A previsão de conclusão da obra é setembro de 2022.

“Já entregamos Carnaubal e hoje chegamos a Maramar, Macapá, Arrombado, Barramares. São residências e estabelecimentos comerciais que agora contam com água nas torneiras pronta para o consumo, uma nova realidade que representa também novas e muitas outras conquistas em qualidade de vida e em desenvolvimento econômico para toda a região litorânea do estado, porque ela viabilizará investimentos no comércio que já existe, mas também o surgimento de novos empreendimentos, fomentando o turismo local e consequentemente a economia da região”, disse Leonardo Sobral. 

Com investimentos da ordem de R$ 70 milhões, a adutora do litoral é considerada uma das obras hídricas mais importantes para a população do norte do estado, sendo responsável pelo abastecimento de água nos municípios litorâneos de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, beneficiando uma população de cerca de 200 mil habitantes.  

Todo o sistema adutor possui cerca de 82,44 km de extensão da tubulação principal, além de quatro estações elevatórias, 14 unidades de reservatórios e uma unidade reservatório pulmão, localizada no bairro Pindorama, em Parnaíba, com capacidade de 3.540m³, aproximadamente 3 milhões de litros de água tratada e pronta para consumo da população. No total, o projeto possibilitará mais de quatro mil e trezentas ligações domiciliares externas.

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.