Por Izabella Lima
Seis pessoas foram presas durante a Operação “Acampamento do Tráfico”, deflagrada nesta terça-feira (13), no bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba. A ação resultou ainda na apreensão de drogas e duas armas de fogo, segundo a Polícia Civil.
A operação foi coordenada pela 1ª e 2ª Divisão de Repressão e Combate ao Tráfico de Drogas, com apoio da Força Tática do 2º Batalhão da Polícia Militar, do 27º BPM e do Núcleo de Inteligência.
De acordo com a polícia, as investigações começaram em 2024, quando uma primeira operação identificou e desativou um acampamento clandestino utilizado como base para o tráfico de drogas em uma área de mata do bairro. Nos últimos dias, os investigadores constataram que a estrutura criminosa havia sido reativada por um dos alvos da investigação anterior.
Após o recebimento das informações, equipes passaram a monitorar o local e constataram intensa movimentação de usuários, que entravam na área de mata para comprar drogas. Nesta terça-feira, por volta do meio-dia, uma campana policial voltou a identificar a presença de usuários e de um veículo vermelho nas proximidades do acampamento.
Fuga registrada por drone
Horas depois, a operação foi deflagrada. Durante a aproximação das equipes, três suspeitos fugiram pela área de mata, e a ação foi registrada por imagens aéreas captadas por drone. Pelas imagens, foi possível observar que os indivíduos dispensaram entorpecentes e uma pistola durante a fuga.
Ainda durante a operação, outros dois homens chegaram ao local com a intenção de comprar drogas e foram abordados e conduzidos pelos policiais.
Arma e drogas apreendidas em residência
Foto: Reprodução / Polícia Civil
Em continuidade às diligências, o carro vermelho foi localizado estacionado em uma rua próxima, em frente a uma residência. O condutor do veículo foi abordado e entregou espontaneamente uma porção de entorpecente encontrada no interior do automóvel, além de indicar seu endereço.
No imóvel, os policiais localizaram mais drogas e um revólver calibre .38, o que resultou na condução do suspeito à unidade policial.
Crimes investigados
Ao todo, seis pessoas foram presas. Os envolvidos devem responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ou posse ilegal de arma de fogo, tanto de uso permitido quanto de uso restrito.
Os presos e o material apreendido foram encaminhados à Central de Flagrantes e permanecem à disposição da Justiça.
