O Parnaibano não tido opções ultimamente, quando o assunto é uma candidatura de alugém do município para deputado federal. O último candidato competitivo que logrou êxito na eleição foi Antônio José de Moraes Sousa, eleito em 2002 mas, por razões de saúde, não disputou a reeleição em 2006, embora não tenha renunciado à sua candidatura. Morreu em 2011.
Mas pela Câmara Federal também passaram os parnaibanos Pinheiro Machado e Alberto Silva, este último morreu aos 90 anos, em 2009, no seu segundo mandato de deputado. Foi também senador. Mas, de lá para cá, embora tenham surgido alguns candidatos da terra, ninguém mais se elegeu, razão pela qual os parnaibanos votam em candidatos de outros lugares, geralmente a pedido de vereadores. Mas este ano parece que a coisa muda de cenário. São 4 os candidatos à Câmara Federal. Se são competitivos ou não, o tempo dirá. Confira os nomes:
Candinho é federal

O ex-vereador de Parnaíba, com vários mandatos, Cândido Inácio da Silva Júnior (Candinho), que andava sumido dos meios políticos, aparece agora como candidato a deputado federal pelo PRTB. Sabe que não vai a lugar nenhum, mas há quem diga que a pretensão dele é apenas reaparecer para o eleitorado, de olho nas eleições de 2020, quando pretende se candidatar a prefeito da cidade litorânea de Cajueiro da Praia. Aliás, um desejo seu antigo. Se candidato certamente será em oposição ao atual prefeito, Girvaldo Albuquerque, seu irmão, mas com quem não se dá bem. Não foge à regra: quando o assunto é política, poucas famílias se mantêm unidas.
Samaronne federal

Em declarações esta semana à imprensa o vice-prefeito de Parnaíba, Marcos Samaronne, do PRP, que é candidato a deputado federal disse que só vai disputar esta eleição porque está alijado da administração municipal, “que ajudei eleger, mas não participo. Como estou fora da gestão e durante a eleição fizemos várias promessas, eu me sinto com saldo devedor com a população e por isso coloco meu nome à disposição”, disse. Ele fala em desburocratizar a máquina pública e a geração de emprego e renda. E até acredita em vitória, por estar em partido pequeno.
Juliana no páreo

Embora a princípio tenha se anunciado que Juliana Moraes Sousa não seria candidata nestas eleições porque estaria apoiando o ex-governador Zé Filho, que é candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Juliana Moraes Sousa está em plena campanha para deputada federal. Se eleita, a exemplo do que faz na assembleia legislativa, irá ocupar uma cadeira que um dia foi ocupada pelo falecido deputado Moraes Sousa, avô de seus dois filhos,pai de Zé Filho, seu ex-esposo. Juliana decidiu de última hora ser candidata, mas já está em campanha, gastando sola de sapatos.E entusiasmada.
Gustavo Lima também

Quem também é candidato a deputado federal é o ex-vereador de Parnaíba, Gustavo Lima. Ele é filiado ao PSB e faz dobradinha com Wilson Brandão, seu candidato a deputado estadual. Gustavo, a exemplo de Candinho, parece que abraçou esta candidatura apenas para constar. Segundo seu pai, ex-vereador José Lima, Gustavo não tem estrutura financeira e, portanto, deve estar apenas tentando ajudar Wilson Brandão. Mas, como se vê, Parnaíba não está tão desprovida de candidaturas a uma vaga à Câmara Federal. Para quem pensava que candidata seria apenas Juliana Moraes Sousa, ficam as informações.
Fonte:http://opiolho.com.br/



