Parnaíba fica fora de leilão bilionário de termelétricas

Parnaíba possuia três empresas interessadas na ZPE em processo de conclusão dos projetos para participação no leilão..

O presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a perna em um de seus principais aliados no Piauí e deixou de fora de um leilão bilionário o município de Parnaíba.

A cidade que é comandada pelo prefeito Mão Santa (DEM) foi excluída do leilão das termelétricas da Eletrobras. O município deverá deixar de receber investimentos na ordem de aproximadamente R$ 4 bilhões e também perderá cerca de três mil empregos diretos.

A cidade possuía três empresas interessadas na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) em processo de conclusão dos projetos para participação no leilão.

Tanto o prefeito Mão Santa, quando o ministro chefe da Casa Civil Ciro Nogueira, não teriam articulado a inclusão do município no leilão.

Foto: Jornal Folha de São Paulo

De acordo com a Portaria Normativa do Ministério de Minas e Energia nº 46 de 23 de junho de 2022, os vencedores foram projetos do Maranhão e outro que deverá ficar exclusivamente localizado em Teresina ou na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (RIDE).

O leilão será voltado para a contratação de 1 GW na região Norte, com início de suprimento em 31 de dezembro de 2026, e 1 GW no Nordeste, com início de suprimento em 31 de dezembro de 2027. Os contratos, por disponibilidade, terão prazo de suprimento de 15 anos.(Fonte:Elpiauí)-

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.