“Pé Diabético”: Prefeitura de Parnaíba e UFPI vão realizar campanha preventiva

A Secretária de Saúde do Município, Rejane Moreira, recebida em audiência nesta quinta-feira(4) pelo prefeito Mão Santa, comunicou a ele alguns avanços que o setor vem tendo no município, inclusive cumprindo e às vezes superando as metas em todas as campanhas nacionais do Ministério da Saúde. Na ocasião ela comunicou a ele sua disposição em aderir à “campanha do pé diabético, cujo projeto é dos mestrandos da Universidade Federal do Piauí, do curso de fisioterapia, que abraçamos. Trouxemos o projeto para o prefeito avaliar e solicitar o consentimento dele para iniciar na atenção básica”, explicou Rejane.

Segundo ela, a partir do início desta campanha, todos os diabéticos de Parnaíba serão avaliados, primeiro pelo médico da atenção básica, que encaminhará os que estão pré-dispostos  a desenvolverem ferimentos nos pés, que possam levar a mutilações ou amputações. “Essa é uma grande preocupação minha, como enfermeira, não só como secretária. Eu trabalho no centro cirúrgico de um hospital e vimos muitas amputações desnecessárias, que poderiam ter sido prevenidas. Nós sabemos que o diabetes é uma doença grave, que atinge pessoas de todos os níveis sociais”, destaca.

De acordo ainda com Rejane Moreira, os atendimentos serão feitos no Complexo de Saúde (prédio da UPA), no Bairro Piauí. “Lá teremos dois consultórios. Um para avaliação do que vem de demandas encaminhadas da atenção básica e na outra sala serão os curativos para o pé diabético. Serão feitos os atendimentos às terças e quintas-feiras de manhã no Complexo de Saúde, encaminhados pelo posto da atenção básica”.

Campanhas: metas cumpridas

Rejane disse também que fica muito feliz  pelo município de Parnaíba haver cumprido todas as metas das campanhas nacionais de saúde aqui realizadas e aproveitou para parabenizar toda a esquipe da secretaria de saúde, “em especial o coordenador Charles Lima (do setor de imunização) pelo empenho que tiveram, apesar de todas as dificuldades que os municípios enfrentam. É muito gratificante ter isso com um índice de saúde para nossa cidade”, disse.

GREVE

Sobre a greve de enfermeiros e técnicos em enfermagem que chegou ao final ontem, a secretária disse que nesta quinta-feira houve uma reunião com representantes de cada categoria e do sindicato dos servidores municipais, além do secretário de gestão, pessoal do Pronto Socorro e Samu e “foi feito o acordo para o retorno deles, o que já ocorreu desde ontem, e eles vão repor os dias ausentes, trabalhando agora com os 17 médicos (do mais médicos) e os médicos concursados. Só temos a parabenizar o prefeito e dizer que Parnaíba agora nossa saúde começa novamente a dar as respostas que a população precisa e merece, com ações de respeito a cada munícipe, oferecendo um trabalho de qualidade”, disse a secretária.

Com relação aos descontos nos salários verificados no pagamento de junho, ela informou que ficou acertado o ressarcimento dos servidores no próximo mês.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.