Empresários e membros do governo se reuniram na manhã dessa segunda-feira (7) para discutir a proposta de construção de um hotel design, ou seja, um residencial com serviços hoteleiros na cidade de Parnaíba.
Para que o hotel e residencial sejam construídos é necessária a liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O local adquirido pelos empresários está localizado ao lado de em uma área tombada e o desejo do grupo é a construção de um hotel vertical, ao contrário do que aconselha o Iphan.
A representante do Instituto, Claudiana Cruz, esteve na reunião para ouvir as propostas e ver o projeto.
A arquiteta responsável pelo projeto, Laíse Rodrigues, afirma que o patrimônio não será destruído.“O patrimônio localizado no entorno do local onde será construído o hotel será preservado. Nada da história da cidade vai ser destruído” afirmou.
O prefeito de Parnaíba, José Hamilton, vê com bons olhos o projeto e se mostra bastante otimista e garante que todo o cuidado será tomado para que seja respeitado o que existe.
“Parnaíba está consolidada como a porta de entrada do turismo no Piauí. E para ser melhorada precisa de investimentos. Vamos respeitar o nosso patrimônio histórico sem esquecer o desenvolvimento do estado” disse.
Além da melhoria na estrutura para o turismo local, a copa de 2014 é um dos principais motivos para a construção deste investimento. O Piauí ainda sonha em ser uma das sub-sedes do mundial.
De acordo com Silvio Leite, Secretário de Turismo do Piauí, a melhora no sistema hoteleiro é um grande passo para receber os turistas na Capa do Mundo.
“Sem uma hotelaria de qualidade no nosso litoral, não vamos aproveitar a chance de ser sub-sede na Copa de 2014. Temos que trabalhar duro em cima disso, nos empenhar, que tudo dará certo” declarou.
José Hamilton afirma ainda que não só a área de hotéis está sendo melhorada como a aviação também.
“Estamos agilizando com as empresas para tratarmos dos vôos internacionais que posarão em Paranaíba. O projeto é que possam desembarcar com segurança no Piauí cerca de 300 passageiros em cada vôo. Temos que consolidar Parnaíba como porta de entrada da Rota das Emoções”.
A idéia da construção do resort partiu de uma parceria entre o grupo português Luseiros e o grupo italiano Boa Vista, representados na reunião por Vitório Rodrigues e Hugo Cavin. O desejo principal do grupo é melhorar a estrutura do turismo do litoral piauiense. Serão investidos cerca de 30 milhões na construção do hotel que, se aprovado, deverá ser concluído antes de 2014.
“Esse é o primeiro empreendimento deste porte a ser construído no Piauí. O grupo possui hotéis em São Luís e Fortaleza e falta Parnaíba para fechar o projeto da Rota da Emoções. Os visitantes do estado necessitam de um hotel que proporcione conforto para quem visitar o estado, por isso queremos investir nesse negócio” afirmou Vitório Rodrigues, diretor operacional do Hotel Luzeiros (Emanuela Pinto – AcessePiaui).