Piauí completa duas semanas sem registrar mortes por Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) está há 14 dias sem registrar mortes por complicações da Covid-19. Os números de casos da doença também apresentaram uma queda de 95% nas últimas duas semanas. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, a vacinação foi a principal ferramenta que ajudou no combate as mortes pelo coronavírus. “A vacina foi de fundamental importância para que pessoas não fossem a óbito por Covid-19. Mas não podemos esquecer que as ações do Governo do Piauí, desde o início da pandemia foram essenciais para a preservação de muitas vidas em nosso estado”, destaca o gestor. 

Desde o início da pandemia 7.735 pessoas perderam a vida para a Covid-19 no Piauí e 368.028 foram contaminados pelo vírus. Os óbitos e casos foram registrados nos 224 municípios piauienses. As internações de pacientes contaminados pelo vírus também apresentaram uma queda acentuada nas últimas duas semanas, estando 45 leitos destinados para a doença ocupados, sendo 26 pacientes internados em leitos clínicos, 13 em UTI’s e 06 em leitos de estabilização. 

A vacinação contra a Covid-19, principal ferramenta no combate à doença, também segue avançando no Piauí. O estado já conta com 100% de sua população vacinável (acima de 05 anos) com a primeira dose e 92,37% com a segunda dose. O reforço também já foi aplicado em 63,68% desse grupo, porém o secretário lembra da necessidade da população retornar aos postos de vacina e reforçar sua proteção contra o vírus. 

“Desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19 cotamos com a ajuda do povo piauiense. E hoje pedimos àqueles que já completaram os prazos para tomar suas doses de reforço, que vá ao posto de saúde mais próximo e aumente sua imunidade contra a Covid-19, com sua terceira dose e ao público acima de 60 anos e profissionais da saúde, que voltem no prazo de 04 meses após a terceira dose para tomar a quarta dose. Assim conseguiremos eliminar de vez a pandemia do nosso estado”, lembra Néris Júnior.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.