Previsão aponta chuvas intensas durante o final de semana no Piauí

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), divulgou neste sábado (27), mais um boletim com a previsão do tempo para o final de semana no Piauí, que destaca chuvas por todo o estado, com acumulados expressivos nas regiões centro-norte e no norte. 

Em entrevista ao Meionorte.com, a meteorologista da Semar, Sônia Feitosa, explica que a frequência das chuvas no próximo mês deve aumentar, principalmente no norte do estado. “Serão chuvas bem volumosas  e esse mês de março é um mês que mais chove aqui, isso por conta de sistemas que atuam favoráveis a essas chuvas, como vórtice ciclônicos e agora, por exemplo, a zona de convergência do Atlântico Sul, a ZCAS. Por isso que está chovendo até no sul. Mas para os próximos dias, a tendência é de chuvas fortes no norte e devem diminuir no sul”, disse. 

A previsão é confirmada ainda pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET ), que prevê também chuvas intensas, com grau de severidade em Perigo Potencial. “Uma característica dessas chuvas são as tempestades; a confluência dos ventos que vem do Nordeste e do Sudeste, por isso são chuvas que geralmente são com tempestades. Daí a necessidade que tenhamos cuidados: evitar sair de casa quando tiver bonito para chover e se estivermos na rua, jamais nos abrigarmos debaixo de árvores, devido aos raios e quedas das árvores. Se tivermos em casa, evitarmos falar ao telefone ligado na tomada e se pudermos desligarmos todos os aparelhos da linha de eletricidade. Evitar superfícies metálicas. E se estivermos na rua no carro, evitar ruas alagadas”, alerta.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.