A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite dessa terça-feira (17/02), cerca de 1,5 tonelada de tilápias vivas transportadas de forma irregular na BR-343, no município de Piripiri, a 165 km de Teresina. Os peixes estavam sendo levados em contêineres utilizados anteriormente para o transporte de ácido sulfúrico, o que torna a carga imprópria para consumo.
A apreensão ocorreu por volta das 23h10, no quilômetro 189 da rodovia, durante uma fiscalização de rotina realizada por uma equipe da PRF. O veículo abordado foi um caminhão de cor branca, que transportava nove contêineres do tipo IBC, com capacidade de mil litros cada.

Durante a vistoria, os policiais constataram que os recipientes possuíam identificação para transporte de produtos perigosos, sendo que um deles apresentava o selo ONU 1831, correspondente ao ácido sulfúrico. Esse tipo de contêiner não é adequado para o transporte de alimentos, devido ao risco de contaminação.
Os quatro ocupantes do caminhão, todos do sexo masculino, com idades entre 26 e 66 anos, informaram que os contêineres foram adquiridos em Parnaíba e que os peixes foram comprados em Campo Maior, com destino ao comércio local de Parnaíba. O valor estimado da carga era de aproximadamente R$ 15 mil.
Diante da irregularidade, o caso foi enquadrado, a princípio, no crime de vender, expor à venda ou entregar mercadoria imprópria para consumo. A carga foi apreendida e encaminhada para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), em Parnaíba, onde os peixes passarão por descarte adequado, visando a proteção da saúde pública.(Efrém Ribeiro)