Aconteceu na manhã desta quinta-feira o lançamento do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) do Banco do Nordeste, durante evento realizado no Parque de Exposições Francisco Borges dos Santos. O objetivo é beneficiar a bacia leiteira nos municípios de Parnaíba, Luiz Correia, Cocal e Caraúbas do Piauí.
O programa vai concentrar esforços para fortalecer a cadeia do leite e derivados, contribuindo para o desenvolvimento local e territorial das atividades econômicas da região.
O gerente da agência local do banco, Agenor Paulino Trindade, disse que dentro dos objetivos do Programa está “a realização de ações de apoio ao desenvolvimento territorial, fortalecendo as cadeias produtivas, incorporando inovações tecnológicas, potencializando a participação dos agentes econômicos locais e melhorando as condições de vida da população”, explicou Agenor.
Expedito Neiva, o superintendente do Banco do Nordeste (BNB) no Piauí, relatou que o programa visa o desenvolvimento econômico da região. “Hoje estamos aqui para entregar um projeto para beneficiar 85 produtores de leite dessa bacia, que trabalha o conceito de PRODETER com o direcionamento estratégico da Instituição, a partir da efetivação, por parte de parceiros, de planos de ação em nível local e territorial, cujo objetivo consiste no fortalecimento de atividades econômicas priorizadas”.
O Secretário de Projetos Especiais e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Parnaíba (Seped), Edrivandro Barros, destacou como importante a parceria de sua Secretaria com o Banco do Nordeste, durante o lançamento do PRODETER. “Estrategicamente levamos o banco até a Zona Rural, num trabalho que tem funcionado, lembrando que o ano passado, levamos até Cacimbão e assim planejando trabalhar em outras áreas rurais. Sempre explicando sobre linhas de crédito e como utilizá-las”, explicou.
Os prefeitos de Parnaíba, Luís Correia e Cocal receberam um certificado de reconhecimento pelo apoio ao Plano de Ação Territorial da Bovinocultura do Leite da Planície Litorâneo.
Durante o evento também foi entregue a chave de um caminhão para empresa “Novo Mundo” e assinatura de dois contratos.
O Banco do Nordeste vai disponibilizar linhas de crédito facilitadas, assistência técnica gratuita e a garantia de que a produção será adquirida pelos parceiros neste projeto.
Texto e fotos: Camila Neto- Exclusiva blogdobsilva