Projeto de pesquisador da UFDPar avalia a reprodução e o hábito alimentar do Siri invasor no litoral do PI

O Professor e Pesquisador Dr. Leonardo Peres de Souza, docente do curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, atualmente, dedica-se a ilustração científica de dois projetos de pesquisa, ambos sobre a biologia do Siri invasor Charybdis hellerii na região litorânea do Piauí.
Segundo o docente, esse projeto tem a finalidade de avaliar a reprodução e o hábito alimentar da espécie, visto que, por ser de caráter invasor pode competir com as espécies locais e acabar prejudicando-as.
A pesquisa está sendo desenvolvida no Laboratório de Análise e Processamento Histológico – LAPHS que é um laboratório de uso compartilhado com outros pesquisadores. Nesse espaço, os discentes dissecam os animais e preparam lâminas histológicas para análise. Para isso, mensalmente, os alunos vão a campo, na localidade Praia do Coqueiro, no município de Luís Correia, para capturar os animais.
Atualmente, o projeto é executado pelos alunos dos cursos de Biologia e Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Delta do Parníba – UFDPar. Fazem parte ainda, o Professor Dr. Pedro Bastos de Macedo Carneiro e a Professora Dra. Luciana Rocha Faustino, ambos membros da UFDPar.
Com o advento da pandemia do novo coronavírus, houve a suspensão das atividades de laboratório e de campo, mas foram mantidas as atividades teóricas, com leituras, revisões e levantamento biográfico. Agora, com melhor condição sanitária que em 2021, os alunos retornarão a campo e ao laboratório, para continuarem as atividades práticas relacionadas a este estudo.

Por Eduardo Machado, infocopiaui.com

Deixe uma resposta