A Fundação Raul Furtado Bacellar está desenvolvendo em parceria com o Instituto Equatorial, braço social da Equatorial Energia Piauí, o Projeto Idade de Aprender (aprovado através do Edital Diálogos Equatorial 2024), uma iniciativa voltada para a alfabetização de idosos em situação de vulnerabilidade social em Parnaíba (PI), reconhecendo a alfabetização como um direito transformador que contribui para a autonomia, autoestima e inclusão social.
Nos dias atuais, observa-se uma tendência crescente de retorno dos idosos ao mercado de trabalho, seja por necessidade financeira, pelo desejo de se manterem ativos, ou por encontrarem prazer em colaborar com a sociedade. Entretanto, essa é a faixa etária com mais baixos índices de escolaridade e a falta de habilidades de leitura e escrita ainda é uma barreira para muitos, limitando suas oportunidades e sua plena integração no ambiente de trabalho.
Sob a máxima de que nunca é tarde para aprender e recomeçar, este projeto surge como resposta a essa necessidade, oferecendo o espaço e a infraestrutura da Fundação Raul Furtado Bacellar, entidade com experiência em trabalhar com a faixa etária idosa, para que possam desenvolver suas habilidades de alfabetização em ritmo adequado. Ao capacitá-los para leitura, escrita e interpretação, o Projeto Idade de Aprender não apenas prepara esses idosos para continuarem se qualificando para enfrentar as demandas do mercado, mas também traz benefícios a sua saúde mental por proporcionar novas vivências, oportunidades, e ampliar seu círculo social.