Projeto que aumenta número de deputados sem a assinatura de Lula

O presidente Lula não vai sancionar o projeto que eleva o número de deputados federais. O chefe do Executivo admitiu a decisão a ministros e aliados em meio ao embate com o Congresso Nacional sobre o aumento do IOF.

O texto, aprovado pela Câmara e pelo Senado na semana passada, aumenta em 18 o número de deputados federais e pode gerar custo adicional de até R$ 150 milhões ao ano.

Pode ser uma imagem de texto que diz "Lula não vai sancionar projeto que aumenta número de deputados Presidente avalia vetar O texto aprovado pelo Congresso ou deixar que seja promulgado sem a assinatura dele. Medida pode gerar gasto extra de até R$ 150 milhões por ano. Por Gabriela Echenique e Redação- - Brasília 07/07/2025 13h27 Atualizado há 2 horas"Fonte do Palácio do Planalto afirmou à CBN que Lula busca o equilíbrio entre a conveniência do discurso e o desgaste político para decidir qual caminho tomar. De qualquer forma, o presidente já crava que não vai sancionar o aumento.

Lula tem até o dia 16 para decidir sanciona ou não o projeto. O presidente pode seguir por dois caminhos: vetar integralmente o projeto; ou não vetar, nem sancionar – permitindo que o Congresso promulgue o texto.

Via CBN

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.