Rally Ilhas do Sol se despede do Piauí. Europeus saem encantados

Oito meses a bordo de um veleiro conhecendo os lugares mais bonitos do mundo. Essa é a aventura de 26 embarcações europeias que se despediram nesta sexta-feira do nosso litoral.
Desde segunda (21), um grupo formado por franceses, suíços, alemães, italianos e espanhóis atracaram no Porto de Luís Correia. Eles fazem parte do Les Îles du Soleil – Rallye Nautique. Um rally de velejadores que nesta expedição já visitou a África e agora está no Brasil.
Durante a estadia no Piauí os europeus fizeram uma viagem ao Delta do Parnaíba e ao Parque Nacional das Sete Cidades. Nesta sexta-feira (25), eles embarcaram para mais um roteiro de viagem, a próxima parada é a capital do Pará, em seguida eles seguem para o Rio Amazonas, onde passarão 4 semanas.
Na despedida, o frânces Allan Plenie, da embarcação Naomi II, arriscou falar na língua portuguesa sobre os cinco dias de visita ao Piauí. “Nós do rally encontramos pessoas boas e acolhedoras, passamos cinco dias aqui no Piauí, levaremos para a Europa boas recordações daqui”. O empresário disse ainda que visitou duas vezes o Delta do Parnaíba e ficou admirado com as Sete Cidades. “Mesmo viajando por meses no mar fiquei surpreendido com o Delta, aquela imensidão. Outra coisa que gostamos foi as Sete Cidades, uma maravilha, tiramos várias fotos”, ressaltou Plenie.
Outra peculiaridade que chamou a atenção dos franceses foi a culinária piauiense, Marie Bourdon, francesa, lembrou da carne-de-sol e da paçoca. “Merveilleuse cuisine” – culinária maravilhosa.
O coordenador local do Rally Ilhas do Sol, da Secretaria de Turismo do Estado, Joca Vidal, explicou que o rally é um agente de desenvolvimento do turismo piauiense, ele incentiva este tipo de turismo no Estado e atrai turistas internacionais. “Foi mais uma etapa cumprida para transformarmos o litoral do Piauí em um porto seguro para esse tipo de turismo, todos eles gostaram das belezas naturais do Estado, agradeceram a receptividade e a estrutura dada pelo Ministério do Turismo e do Governo do Estado. Para o próximo ano vamos trabalhar para incluir o Piauí no roteiro, vamos levar essas embarcações para o Porto das Barcas em Parnaíba”, disse Vidal.(180graus)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.