Recuperação do Complexo Porto das Barcas sofre atraso

Emitido em junho de 2017, pelo Governo do Estado, o decreto de situação de emergência do Conjunto Arquitetônico do Porto das Barcas, com validade de 180 dias, já não tem valor algum, embora as prometidas obras de recuperação e revitalização do conjunto arquitetônico, principalmente na área onde fica atualmente o Museu Náutico e seu entorno, ainda estejam inconclusas. A obra era para ter sido iniciada em julho de 2017, com a conclusão prevista para 180 dias. A empresa MP Engenharia Ltda ganhou a licitação e assinou o contrato no dia 14 de julho de 2017, mas obra da reforma, estimada  R$ 8.625.412,37, só começou neste ano.

Secretário Fábio Novo visitou obras

O secretário estadual de cultura, deputado Fábio Novo, que está deixando a pasta, esteve no local na semana passada para acompanhar a obra. Segundo informou à imprensa, “ estamos concluindo a primeira etapa da reestruturação do bloco A, que era o pior local, pois estava com teto desabado. Nesse local vai funcionar o Museu do Mar, que abrigará obras de arte e será aberto ao público”, disse,  informando ainda que “cerca de 60 homens estão trabalhando em dois turnos, diariamente, para a rápida conclusão da reforma realizada pelo Governo do Estado do Piauí. Ele falou que depois da semana Santa será a vez do Bloco B, que será reformado e modernizado, com  as lojinhas de artesanato e restaurantes  para atenderem  melhor os turistas”.

Maquete

Porto das Barcas

O Porto das Barcas é um dos principais pontos turísticos de Parnaíba e fica localizado aos pés da ponte que liga Parnaíba à Ilha Grande de Santa Isabel, às margens do rio Igaraçu.

Um relatório e vistoria técnica apontou danos à estrutura devido aos impactos ambientais sofridos ao longo dos últimos 10 anos, principalmente na área onde fica atualmente o Museu Náutico e o entorno.

O Porto das Barcas foi concedido à Associação Comercial de Parnaíba, na gestão do ex-governador Wilson Martins, porém,  um decreto assinado pelo governador Wellington Dias (PT) e publicado no dia 27 de julho de 2017 no Diário Oficial do Estado anulou o termo de cessão de uso do Complexo Arquitetônico Porto das Barcas, pela Associação Comercial e Industrial de Parnaíba.

Atualmente o Porto das Barcas é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba, concentrando diversas agências de viagens e pousadas, além de lojas de artesanato. O local conta ainda com bares, restaurantes, pousadas e amplo estacionamento. Ademais, num rápido passeio pelo local é possível encontrar as ruínas e as construções da época da colonização, espaço singular e de extrema beleza, que guarda importantes momentos da história do Piauí e do Brasil.

Texto:Camila Neto/B.Silva

Fonte:Jornal “Tribuna do Litoral”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.