Sabem em que vai dar a greve dos professores do Piauí? Em absolutamente nada!

                          Compare:Assembléia em Parnaíba e Assembléia em Teresina(foto abaixo)
Se depender dos professores de Parnaíba, filiados ao Sindicato dos Professores do Estado do Piaui, SINTE, a paralisação dos professores, iniciada dia 27 de fevereiro, vai terminar em absolutamente nada.Assim como ocorreu no ano passado, quando encheram de promessas os diretores do Sindicato da Categoria em Teresina  e eles retornaram para as salas de aula com as mãos abanando. Promessas não cumpridas, diga-se. E aliás, antes que eu me esqueça: quem vive de promessas é santo.Coisa que professor não é.
O SINTE – Regional de Parnaíba, num universo de dois a três mil professores, possui apenas cerca de 700 filiados, entre ativos e inativos. Destes, compareceram à última Assembléia na sede do Sindicato, apenas 27. Pude constatar isso, “in-loco”.
Segundo a professora Zeneide Machado, que já presidiu o SINTE local e agora é vice presidente do Sindicato Estadual, “essa pouca participação de professores no Sindicato, não é por falta de confiança no trabalho e sim, acomodação. Todos (ou quase todos) ficam em casa esperando que o pessoal de Teresina consiga alguma coisa, porque o que for conquistado lá, beneficia a todos”. Concordo plenamente. Sempre foi assim. Só que nos últimos tempos, ao invés da categoria haver aumentado seu grau de consciência política, tem regredido, não obstante hoje existirem vários professores novos, jovens, recém saídos da UESPI, que já chegam à sala de aula tão “tronchos” quanto os velhos.
Proposta Indecente e debochada

O governo de Wilson Martins, parece que escolheu a dedo essa tal Átila Lira para ser secretário de Educação. Qual a preocupação que um político tradicional teria com a educação? Ele tem sim, com a Faculdade Particular dele. Ele é empresário do ramo. E só.
Além de querer acabar com a regência de classe, o governo quer dar aumento apenas e tão somente para professor Classe A, “que nem existe mais, todos estão aposentados. Os que existem estão se aposentando.Ho está todo mundo graduado ou se graduando”, disse a professora Zeneide Machado.
Por hoje é só. Enquanto durar a greve, estaremos sempre comentando este assunto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.