Na manhã desta quarta-feira (21), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizou uma reunião de definição de planejamento da Operação Silêncio e Paz. O encontro, com representantes das forças de segurança e órgãos parceiros, aconteceu na sede da instituição na capital Teresina.
De acordo com a informações sobre a reunião, a operação vigente deve ser executada não só na capital, mas também nos municípios que ficam localizados no interior do estado. Além disso, seguirá, a partir da quinta-feira (22), ao decorrer de todo o período carnavalesco.
Foto: Divulgação / SSP

Algumas das medidas preventivas, que são voltadas a preservação da ordem pública, são o reforço do policiamento, fiscalização de irregularidades e o combate à poluição sonora. Além de ocorrências associadas ao consumo de álcool e outras drogas.
O planejamento visa a realização de blitz para prevenir crimes de trânsito, capturar foragidos da Justiça e apreender armas de fogo. Com isso, aumentar a segurança e controle nas rodovias urbanas, neste período.
Estarão presentes, na ação integrada, os seguintes órgãos: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Polícia Científica (DEPOC), Vigilância Sanitária e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS). A atuação deve acontecer de forma coordenado conforme foi planejado na reunião de alinhamento.
“A atuação conjunta permite respostas mais rápidas e eficientes, garantindo mais segurança à população tanto na capital quanto no interior durante todo o período festivo”, pontuou o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP.