A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontou os 20 municípios do Piauí com o maior registro de novos casos de Covid-19 nos últimos 14 dias. Os dados são até o dia 25 de outubro de 2021 e Curralinhos, a 89 quilômetros de Teresina, ocupa o primeiro lugar.
Curralinhos
De acordo com a Sesapi, para indicar a posição de cada cidade, é levado em consideração a quantidade de habitantes e o número de novos casos. Na 20º posição está a cidade de Pedro Laurentino, a 496 quilômetros da capital.
Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, essa listagem indica quais a regiões que apresentam a maior possibilidade dos moradores ficarem doentes por Covid-19.
“São os 20 municípios de maior risco da população adoecer, que representam risco iminente à população de acordo com o crescimento do número de casos dos últimos dias”, esclarece a coordenadora.
Amélia Costa explica ainda que ao ser verificado esse risco, a Secretaria de Saúde entra em contato com o município para justificar o motivo desse crescimento de casos.
“A primeira coisa que a gente faz é ligar para o município, perguntar porque isso está acontecendo e pedir para o município fazer uma investigação”, aponta a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.
A coordenadora destaca também que a Sesapi realiza testes para verificar se há circulação de uma nova variante nessas regiões e que a Secretaria se coloca à disposição dessas cidades através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).
Um levantamento da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que no período de 09 a 23 de Outubro, 129 cidades do Piauí registraram novos casos.
Para o pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI, Emidio Matos, apesar dos avanços da vacinação ainda é preciso ficar atento aos municípios que passaram a registrar esse aumento. (Rebeca Lima )