SINTE-PI se reuniu com SEDUC nesta terça-feira(2)

Uma reunião entre a equipe do SINTE-PI, Secretário Estadual de Educação Ellen Gera e representantes do governo, aconteceu no início da tarde desta terça-feira, 02 de agosto, para tratar das seguintes pautas: reajuste salarial, precatório do Fundef, promoções e progressões (professores e funcionários), plano de carreira e devolução dos descontos e gratificações.

Após a suspensão da greve que durou 127 dias, esta é a segunda reunião com os representantes do governo na tentativa de buscar resolução para as demandas da categoria ativa e aposentada da educação pública estadual.

Sobre os descontos efetuados no contracheque dos servidores por falta que ainda não foram devolvidos e do corte das gratificações dos servidores das escolas de tempo integral foi cobrado celeridade na devolução dos valores. O secretário garantiu que será efetuado o pagamento ainda na folha de Agosto.

Quanto ao pagamento do restante do precatório do Fundef pela União ao Estado do Piauí, o secretário disse que a governadora Regina Sousa garante que efetuará o pagamento do rateio de 60% sobre o valor tão logo que seja repassado pela União. Ressaltamos que o valor restante será pago em três parcelas pelo governo federal. Uma comissão será formada e se reunirá ainda neste mês de agosto para tratar desse rateio.

“Apesar da cobrança do Sinte, o Estado segue negando o rateio do recurso do precatório do Fundef que já está em conta, mesmo com as Notas Técnicas do Ministério Público Federal e do TCE-PI que garante o rateio dos 60% do Fundef para os trabalhadores em educação. Inclusive temos uma Ação na Justiça para garantir esse rateio. Não abriremos mão desse recurso dos trabalhadores em educação”, enfatizou Paulina Almeida, presidente do Sinte.

Reajuste salarial, promoções e progressões, plano de carreira não avançou no debate tendo em vista o período eleitoral, de acordo com a posição do Secretário de educação Ellen Gera.(Sinte-PI)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.