Muita emoção no encerramento do curso de Costureiro Industrial do Vestuário do SENAI em Parnaíba. As participantes relataram momentos de superação, garra e novos sonhos após a qualificação profissional. Os cursos de capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial já qualificaram milhares de pessoas em Parnaíba. Para aumentar a quantidade de vagas nos cursos de qualificação no SENAI de Parnaíba, o presidente da FIEPI – Federação das Indústrias do Piauí, Antônio José de Moraes Souza Filho, ampliará os espaços de aula e de oficinas para a prática de cursos na Unidade do SESI-SENAI Indústria do Conhecimento, no bairro Frei Higino.
Um dos melhores exemplos de como os cursos do SENAI e SESI estão transformando vidas é o da dona de casa Cristiane Brito dos Santos Sousa, de 46 anos, moradora do Bairro Dirceu Arcoverde. Após momento de luto com a perda do marido, ela enfrentou momentos de tristeza e se isolou dos amigos. Para superar a situação emocional adversa, Cristiane Santos procurou a unidade do SENAI para fazer o curso de Costureiro Industrial do Vestiário.
“Quando comecei o curso pensei em desistir, chorei, porque achava que não daria conta de aprender. Fiquei com vergonha, e queria ir embora. Contei com o apoio e as palavras otimistas da professora Yasmim e das amigas que fiz durante o curso. Quando fiz as primeiras peças de vestuário e vi que tinha conseguido me superar, fiquei muito feliz. Vou fazer outros cursos e continuar aqui, no SENAI, onde aprendi, fiz muitas amizades e mudei minha forma de olhar o mundo, agora com mais entusiasmo e vontade de viver. Agradeço muito a todos do SENAI de Parnaíba por esses cursos maravilhosos”, disse.



A designer de moda, costureira e artesã Yasmim Marcela Ferreira Souza, instrutora do curso de Costeiro Industrial do Vestuário, relata que se surpreendeu com a determinação e empenho das participantes da qualificação profissional, e que muitas se emocionaram nos agradecimentos. “Superação é a palavra para definir meu sentimento de professora em relação ao que vivenciei com elas durante o curso. Poucas vezes vi mulheres com tanta vontade de aprender, dedicadas, provando a si mesmas que podem ir além. Algumas participantes com histórias de luta e superação de vida, e o aprendizado do curso vai permitir que elas conquistar seus sonhos. Foi uma turma especial, que me marcou muito”, expressa a professora.